quinta-feira, 25 de março de 2010

mestrado e questionário

Bom, estou passando a segunda metade do meu segundo mestrado aqui na França. Pois é, dois mestrados em três anos. O tempo voa! Não preciso dizer que estou ficando louca e com pouco tempo para jogar, né?

Bom, já contei aqui, mas repito. Faço, no momento, mestrado no departamento de educação de Paris 13. Eles têm uma especialização chamada Lazer, Jogos e Educação. Excelente, né? Sim, é ótimo, mas, eles pegam pesado com os trabalhos. Enfim, não quero só reclamar. É interessante, também. Inclusive os trabalhos que já fiz. Bom, esse mestrado é profissional e, basicamente, a diferença para um "mestrado-pesquisa" é que, no profissional somos obrigados a fazer um estágio. Ou, então, esse mestrado tem que ter relação com o seu trabalho. Enfim, não tenho nem trabalho relacionado a um dos três temas da especialização, nem (infelizmente) trabalho com esses temas. Pelo menos diretamente. Mas um dia isso tem que mudar, pois preciso arrumar um lugar de estágio.

É aí que vem a parte principal desse post. No início, pensei em dois temas de dissertação. O primeiro deles, seria sobre a construção de uma ludoteca no Rio, voltada para adolescentes e adultos. Ludoteca, na verdade, pode ser traduzido para brinquedoteca, em português. Mas prefiro guardar a tradução literal do francês porque as brinquedotecas brasileiras, como o nome indica, são mais voltadas para as crianças. Aqui, as ludothèques são também mais voltadas para os pequenos. Mas a diferença é que eles também têm uma variedade incrível de jogos para adultos. Lembram como falamos das nossas noitadas numa delas? Pois, algumas dessas ludotecas fazem soirée jeux justamente para atrair o público mais velho.

Descartei a possibilidade dessa dissertação porque teria que fazer estágio numa ludoteca. O problema é que, geralmente, para ser estagiário num lugar desses é preciso saber as regras dos jogos e, mais importante, saber ensinar esses jogos a outros. E eu não tenho esse dom. E, sinceramente, não estou a fim de superar isso.

A minha outra sugestão de tema de mestrado é a construção e o desenvolvimento de uma editora de jogos no Brasil. Sonho meu, sonho meu... Quem disse que os mestrados têm que ser realizáveis? Ninguém!, ufa. Esse é meu tema favorito. Mas é mais difícil para arrumar estágio. Teria que fazer uma editora de jogos. Já fui atrás da Ystari (meu objeto de desejo, mas que me rejeitou, snif), Asmodée, Tilsit, Days of Wonder, entre outras menores. Nenhuma delas podia ou queria me aceitar como estagiária. Eles fazem jogo duro. Mas também porque muitas dessas editoras são pequenas. Ou tem um escritório-representante aqui na França, ou são na casa dos caras. Enfim, são pequenas mesmo. Mas, paciência, continuo tentando.

Uma das coisas que estou pensando para o desenvolvimento da minha dissertação, é fazer um pequeno balanço do mercado de jogos no Brasil. Assim, pensei em lançar um pequeno questionário na net. A idéia (por enquanto) é fazer isso com pessoas que jogam os "eurogames", mas principalmente com aqueles que só conhecem banco imobiliário, war e imagem e ação. É aí que vocês entram: quero saber o que vocês acham, que pergunta excluiriam, que pergunta colocariam, essas coisas. Então, aí vai. Mais uma vez peço a participação de vocês. Em massa, please! Ah, o questionário está em fase de construção. Muuuiito longe de estar pronto! Não está na ordem, por exemplo. E nem foi pensado ou elaborado a fundo. Enfim. é isso.

Questionário

1. Você gosta de jogos de tabuleiro?

Sim ( )

Não ( )



2. Cite até cinco jogos que você tem em casa.


____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________


3. Você estaria interessado em conhecer novos jogos (de tabuleiro e de cartas) ?

Sim ( )

Não ( )

4. Você pagaria até quanto para comprar um jogo para você ou sua família?


Até R$ 80,00 ( )

Até R$ 90,00 ( )

Até R$ 100,00 ( )

Até R$ 110,00 ( )

Até R$ 120,00 ( )

Até R$ 130,00 ( )

Até R$ 140,00 ( )

Até R$ 150,00 ( )

Mais de R$ 150,00 ( )


5. Você pagaria até quanto para comprar um jogo para um amigo?


Até R$ 80,00 ( )

Até R$ 90,00 ( )

Até R$ 100,00 ( )

Até R$ 110,00 ( )

Até R$ 120,00 ( )

Até R$ 130,00 ( )

Até R$ 140,00 ( )

Até R$ 150,00 ( )

Mais de R$ 150,00 ( )


6. Cite até cinco jogos que você gostaria de ver no mercado brasileiro.


____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________


7. Quais tipos de categoria (mecânica) de jogos você gosta?


azar ( )

guerra ( )

estratégia ( )

leilão ( )

construção de cidades ( )

econômico ( )

miniaturas ( )

blefe ( )

abstrato ( )

dedução ( )

cartas ( )

tipo banco imobiliário ( )

tipo imagem e ação ( )

tipo war ( )

outro(s): _______________________________

______________________________________

______________________________________


8. Quais tipos de tema você gosta em jogos?


medieval ( )

western ( )

fantasia ( )

politico ( )

II guerra mundial ( )

terror ( )

corrida ( )

piratas ( )

outro(s): _______________________________

______________________________________

______________________________________



9. Por que você compra um determinado jogo?

já joguei ( )

já tive o jogo ( )

gostei do tema ( )

gostei da capa ( )

li numa revista/site/jornal e me interessei ( )

um amigo me recomendou ( )

gostei da mecânica ( )

outro(s): _______________________________

______________________________________

______________________________________



10. Você conhece algum desses jogos?

Carcassonne ( )

Catan ( )

Puerto Rico ( )

Agricola ( )

Ticket to Ride ( )


11. Você frequenta o site www.boardgamegeek.com?

Sim ( )

Não ( )


Sei que ainda está bem confuso e talvez tenha que separar bem as perguntas para os newbies e as perguntas para os já jogadores... E a pergunta 10 tem que subir.

3 comentários:

Cacá disse...

Oi Bel... Vamos tentar dar uma força durante o seu processo, tanto na elaboração quanto depois "catando" gente para responder o questionário...

Bem, acho que se você quer voltar a pesquisa para os jogadores de BI e WAR algumas perguntas são importantes como : "você tem conhecimento dos chamados jogos modernos?", "quais os jogos que você já teve contato ou gostaria de jogar?"...

Enfim, alguma coisa como "introdução"... Nesse ponto acho que a pergunta 6 fica meio fora de propósito já que você está focando em gente nova..

Assim de "supetão" é o que me vem a cabeça... bjos...

Tânia disse...

Eu concordo com a Caca. Tem que ter umas perguntas de introdução no início pra determinar de cara se a pessoa conhece ou não eurogames. Eu me pergunto até se depois o questionário não deveria se dividir em dois. Tipo: se você sabe o que é Catan vá para a próxima pergunta, se não, pule direto pra pergunta tal. Pois acho que muita gente simplesmente não vai saber do que você está falando quando você pergunta sobre os mecanismo ou sites de jogos. E por outro lado acho que pros gamers talvez tenha perguntas interessantes pra fazer do tipo "onde você adquire seus jogos"; "se vc participa de reuniões de jogatina tipo festa do peão de tabuleiro;" "se você frequenta ou gostaria de frequentar bares com jogos tipo a ludus"; "Se você conhece a Odisseia"; se você compraria jogos pra dar a amigos non gamers se houvessem jogos dispoiveis no Brasil".

Para os non-gamers talvez seja interessante perguntar tipo: "qual a ultima vez que você jogou um jogo de tabuleiro?"; "você joga jogos de tabuleiro na ausência de crianças?"; "se alguem te dissesse que existem outros jogos de adultos fora war, você se interessaria em conhecê-los?"

SEi lá, eu estou pensando alto, mas acho que realmente você não vai conseguir fazer um só questionário pros dois públicos.

Agora, mais especificamente... Acho que as perguntas 4 e 5 têm categorias demais; vai ficar difícil de tabular. Na pergunta 7 acho que falta os "jogos de ambiance", que enfim, talvez seja "tipo Imagem & Ação". Aliás, este é uma pergunta que você tentou fazer acessível aos seus dois públicos diferentes, mas talvez devessem ser duas perguntas diferentes para cada um dos públicos. Pergunta 10 acho que tem que ser "Colonos de Catan" (o nome inteiro) e fiquei pensando se o ticket não deveria vir como ticket to ride/ aventureiros del tren/ zug und zug. Sei lá é que os nomes são tão diferentes.

Ah, pensei em mais uma pergunta: quanto tempo você dedicaria a um jogo de tabuleiro? Estou pensando pra uma partida, mas tamb´m tem a opção "com que frequencia você jogaria/joga"

Beijos

Bel Boucher disse...

Ué... não entrou meu comentário...

Bom, muito obrigada a vocês dois. Pelo visto enfrentarei muuitos problemas para por em prática esse questionário já que nem o povo do Oba se deu o trabalho de olhar e sugerir alguma coisa.

É verdade que, antes mesmo de ver os comentários de vocês, fiz algumas mudanças. Dobrei o número de perguntas e acho que acatei algumas das sugestões de vocês. Depois, se esiverem interessados, posso mandar por e-mail. É muito imoprtante para mim ter um retorno de vocês.

Valeu!