domingo, 17 de junho de 2007

let it bee

notícias já meio antigas dos tijoleiros cariocas - que mal têm tempo pra jogar, que dirá para postar...

mas ainda valem. vamos lá!

1. tivemos, já lá vão algumas semanas (!), uma noitada de jogos à moda obatijolo-Rio:

incluiu muita tagarelice, culinária refinada, esperar as crianças dormir, sessão comentada de vídeos dos dois últimos shows do 3a1, leitura dramatizada de uma hilária compilação de textos homoeróticos do início do século passado - E, last but not least, jogos de tabuleiro levados nas regras da arte.

---

HIVE - "ah, replayability!"

pra começar, uma sessão descabida de estréia do novo kit de Hive do Chirol (ver ilustração!), com nosso Kasparov dos insetos tentando jogar partidas simultâneas comigo e com Aron (perdeu de mim, vejam só! após se concentrar em derrotar impiedosamente o novato Aron por duas vezes seguidas).

antes e depois:
acho que dá pra identificar
qual o novo hive do chirol
e qual o meu, mais... viajado

---

Diabolo - Schacht preguiçoso

em seguida, enquanto Ana K., Aron, Nando e Maria Pia cozinhavam um delicisos risoto de funghi (eram esses os presentes? já não foi ontem...), Chirol, eu e Bel estreávamos o novo Diabolo, do Michael Schacht.

Schacht é dos meus designers favoritos, pela engenhosidade de mecanismos e variedade de pesos e temas de seus jogos; todavia, embora o tal Diabolo dê pra entreter - a partida foi bem divertida, muito graças à total incapacidade do Achilles de fazer um ponto positivo que fosse! - minha avaliação é de que se trata de um daqueles jogos feitos "pra cumprir tabela": parece mais um estudo de mecanismo, do que propriamente um jogo bem acabado.

não me entendam mal: o jogo flui, funciona bem; mas é realmente um abstrato (tem um fiapo de tema), muito leve e muito "matemático" (Tânia ou outros com igual capacidade de controlar o fluxo de cartas teriam boa vantagem).

além disso, há o fator sorte que, se não chega a imperar - como no caso do "elefantes na loja de porcelana", que levou o pobre Alfredo a exasperação - com certeza conta bastante. o final de cada mão, que é controlado pelos jogadores em conjunto, a exemplo do Modern Art, compensa em parte essa sorte (tornando-a numa situação comumente denominada "push your luck"), e é responsável em grande parte pelo interesse do jogo, conferindo-lhe mais tática e emoção.

Bel, em noite de gala, venceu de longe a partida, comigo bem atrás - mas honrosamente no lado positivo dos numerais! - e Chirol quase tão distante quanto a Tânia, que está na França e deixou a Bel como representante, ao que parece.

[nota: caso o Chirol venha com empulhas do gênero "eu estava vencendo a partida seguinte", ou "a maior pontuação em uma rodada foi minha", não lhe dê ouvidos: ele estará se referindo à primeira mão de uma segunda partida, a qual foi abortada pela chegada do risoto - e, como reza a etiqueta gamer, partidas interrompidas não têm qualquer influência sobre o ranking ou as estatísticas...]

---

El Grande - sempre cruel

finalmente, provando que não estava lá pra amenidades, Bel topou seguir conosco madrugada adentro e partimos os mesmos três - eu, ela e Chirol - para uma disputadíssima partida deste grande jogo que é (perdão) El Grande.

Dimitri (este que vos fala) e Chirol dominaram a partida desde o início, jogando agressivamente, em parte devido à alta incidência de cartas de pontuação logo nas primeiras rodadas.

mas a disputa entre os dois coboru seu preço: interessado em prejudicar Chirol, já com o jogo a meio, Dimitri deixou para Bel uma pontuação "sopa", daquelas irrecusáveis. a estratégia resultou em parte: Chirol não conseguiu mais se recuperar, chegando a resmungar que Dimitri estava a "bancar o Stein" (que, como já declarou ele próprio, volta e meia joga apenas pela graça de azucrinar seu equivalente de Chirol - o caro Alfredo).

no entanto, Isabel - que não estava mesmo a passeio - aproveitou o impulso e tratou de sustentar a dianteira até o fim, sempre conseguindo minar Dimitri, que ficara próximo, mas ainda sofria com os ataques infantis e vingativos do lanterna Chirol :D .

resultado final da história: Bel venceu com alta pontuação, Dimitri amargou um segundo lugar "quase lá", e o destemido Achilles teve sorte apenas um pouco melhor que na malfadada partida de Diabolo...

---

2. começou o torneio de Hive no boardspace! como a Tânia ainda não tinha se instalado adequadamente na França e Achilles estava sem tempo (leia-se: sem babá para as crinaças), Dimitri e Mantovani acabaram sendo os dois únicos representantes tijoleiros no certame.

Dimitri tenho o ligeiro desprazer de lhes informar que fui eliminado já na primeira fase da contenda... a meu favor posso dizer que foi uma disputa acirrada nos primeiros rounds, e que durou 6 jogos até que meu adversário conseguisse estabelecer a diferença exigida de duas vitórias.

na verdade, eu saí na frente no placar: depois de um empate na primeira partida (jogando com as pretas), venci a segunda (iniciando o jogo); bastava-me ter vencido a terceira (também iniciada por mim) e teria aplicado um 2 x 0 em meu simpático adversário. infelizmente para mim, ele conseguiu defender-se nessa tercira partida e levar a coisa a um empate. pior ainda, conseguiu vencer-me as 3 seguintes, e acabar com minhas chances neste 1o campeonato...

agora as chances de o troféu da abelha (ver ilustra 2) vir para o Brasil residem em Mantovani, enxadrista amador e grande conhecedor de Os Simpsons, além de um sujeito muito bem apanhado. avante, tijoleiro, boa sorte!

[Mantovani, como vai sua participação no torneio? já elucidou o mistério da sua não-convocação para o primeiro round, mesmo constando como regularmente inscrito?]

pena, ficaria bem na minha estante de livros


---

3. já foi falado por Stein aqui, mas merece todo o destaque a iminente inauguração, em São Paulo, da Ludus - um café/bar com aluguel de jogos, monitores treinados e uma pequena loja com representação de diversos fabricantes nacionais e estrangeiros, capitaneada pelo amigo Fábio Tola e seus mui distintos parceiros de jogos (e agora de negócios).

espero poder comparecer ao evento inaugural (não posso dar certeza, tendo em vista a viagem Rio-São Paulo), mas desde já reitero minha alegria com a iniciativa e meus votos de muito êxito com a mesma.

sei que os envolvidos são de fato entusiastas dos jogos de tabuleiro, e fomentadores de longa data da atividade aqui no Brasil. não é à-toa que desfrutam da estima da comunidade lúdica de todo o território nacional. têm toda a capacidade e merecem o sucesso desta nova empreitada.

---

...e agora meus caros, boas noites! é bom que eu vá dormir.

obrigado pela visita, comentários e tudo o mais.

e bons jogos paratodos!

10 comentários:

Chirol disse...

Eu estva numa noite não muito boa...

Acho q ficar atrás de você no El Grande (o hive nem comento) é a prova definitiva disso.

:P

Dimitri BR disse...

?!!

calúnia! se já o derrotei no el grande mais de uma vez! ó, memória seletiva...

e nossa última sessão de hive, ainda depois da a que me refiro neste post, ficou em 1 a 1, viu?

[e sim, Chirol, eu sei que a anterior tinha terminado uns 20 a 2, algo assim.]

aaah, replayability!

Stein disse...

Dimi, as notícias demoram mas quando vem ocorrem em larga escala! Fica até difícil comentar um texto, ainda mais quando é agradável. Gostei.

Primeiro devo dizer algo sobre a referência direta: realmente, ganhar não é tudo num jogo, essas provocações e perseguições são divertidas hehehehe

Note que o termo mais correto aqui é atazanar e não atrapalhar, caso contrário a diversão poderia descambar para algo mais belicista.

Devemos lembrar também que essa marcação cerrada é um sinal de respeito à capacidade do adversário. Logo o Chirol deveria sentir-se honrado :-)

Comentário absolutamente desconexo: Dimi, muito agradável sua música. A Érika também gostou bastante e ficamos surpresos com os dotes vocais da Graziela.

abs

Stein

Rafael Mantovani disse...

fala malucos,

também vou com certeza na inauguração da Luderia, e fomento a vinda dos cariocas que puderem.

quanto ao campeonato de Hive, sinto informar que descobri que o motivo de eu não ter sido chamado para o primeiro round foi que eu já tinha sido desclassificado desde antes de o campeonato começar! o que aconteceu foi o seguinte:

pra começar, eu tinha me esquecido um pouco do campeonato e que ele ia começar no começo de junho. só fui lembrar quando recebi email do dimi perguntando sobre isso e tal. quando acessei meu gmail, fui procurando mensagens recentes do boardspace e não encontrei. mas procurando em mensagens menos recentes, achei (misturada no meio de uns spams) uma mensagem do meio de maio, dizendo que a minha participação no campeonato estava em questão pelo problema de eu nunca ter jogado nenhuma partida no boardspace (o que é verdade, pois sempre que eu entro lá pra tentar jogar não encontro ninguém!). Por isso eu deveria ou jogar alguma partida no boardspace antes do campeonato ou simplesmente escrever pro cara confirmando minha intenção de participar. Mas como eu deveria ter feito isso antes de o campeonato começar, quando ele começou meu nome já tinha sido limado... e foi assim que eu não participei.

espero que esteja tudo bem aí no rio, mando bjs e saudade

Rafael Mantovani disse...

ah, sim, eu mesmo assim cheguei a escrever um email pro cara perguntando se ainda dava tempo de eu entrar, mas esse email nunca nem foi respondido...

missbutcher disse...

Bom, meninas, o que aprendemos com essa lição? Que a gente deve deixar os rapazes brigando, se rastejando no chão, e nós passamos (de saia), lindas, louras e japonesas, por cima deles e eles nem notam! Excelente aprendizado da leitura, não?

Nessa noite eu ganhei o troféu "vai malhado que deu certo"!!!!
:-)

PS: Diabolo é, sim, estratégico. Palavras como sorte, abstrato, tentam, em vão, diminuir a importância do jogo - e da vencedora. Mas isso não vai acontecer!!!! Pelo menos até vocês descobrirem como jogar mais ou menos.
:-) Espero aindar ter mais umas vitórias sobre vocês.
Quando vai ser a próxima partida???

Tânia disse...

Isso, quando vai ser a proxima partida?? Quero jogar, daqui a pouco entro em crise de abstinencia. Se é que ja nao entrei.

Belzinha, vai la!! Pisa mesmo neste meninos!!! Nao da mole nao!!!

Dimitri BR disse...

Salve tijoleiros! fiquei contente que o post tenha suscitado comentários de boa parte do "inner circle" desta nossa maloca virtual.

vamos tentar re-responder:

Stein: as notícias vieram muitas justamente porque acumuladas! :]

estou sempre aqui lendo e comentando, e me esforço pra dar as caras num post sempre que possível. afinal, um dos nossos objetivos primordiais ao criar o oba era manter nossa galera Rio-SP informada das armações mútuas, n'est-ce pas?

e veja só: essa mesma galera hoje se espalha em RJ-SP-França-Alemanha...

com mais a participação freqüente de nossos caros correspondentes Portugueses, mais o Birdaum na rota Alemnha-Campinas, esse objetivo de "união dos povos" nunca foi tão relevante como agora.

---

quanto ao atazanamento, concordo que ele pode sim ser visto como respeito pelo pergio represntado pelo adversário;

todavia, especialmente nos euros, o tiro pode sair pela culatra, graças ao grande número de mecanismos de equilíbrio comumente embuitods nesses jogos (e ao estímulo descarado da prática do "bash the leader").

no nosso caso aqui, nessa tal partida de El Grande, eu espanquei o Chirol, ele revidou, e a Bel desfilou sobre nossas cabeças, linda, loura e japonesa, rumo à vitória.

---

finalmente, muito obrigado pelo comentário alegadamente desconexo sobre minha música publicada na Hilda!

fico feliz que vocês tenham gostado, mas agradeço mesmo é terem ido ouvir, e me darem um feedback; ambas as coisas são fundamentais nessa minha lida musical.

e pode deixar que, embora eu saiba que a Graziela volta e meia dá as caras por aqui, já transmiti seus elogios à ela diretamente.

sim, ela tem uma voz muito bonita e canta mesmo bem, sem vibratos nem empostação. (é por essas e outras que muitas vezes eu prefiro "não-cantoras" às supostas "profissionais" do canto.)

quando tiverem um tempo estejam convidados, você e Érika, a ouvir outras músicas no myspace que aproveitei pra pôr no ar, por ocasião da publicação na revista:

http://www.myspace.com/humdeabril

estão lá a "quando cai a noite" e mais trÊs canções (infelizmente, nenhuma delas com a participação da Graziela, que achava cantar demasiado fácil, então resolveu ir fazer Física em Alemão. ;)

abraços pra ti e pra Érika!

Dimitri BR disse...

Manti-ovani: ouve-se ao fundo de seu relato a clássica trilha, a musiquinha d'Os Trapalhões...

vacilo nem responderem teu email, mas tenho a impressão de que o boardspace é matido por um ou dois nerds da computação, e que esses devem ter - como você - outras atividades de que cuidar, fora o campeonato de Hive...

só lamento que, por força das circunstâncias - você ocupado, Chirol sem babá (amarelando? :), Tânia de mudandça - a participação do Obatijolo, que conta com bons jogadores de Hive, no torneio, tenh-se resumido a minha mais ou menos pífia derrota por 3a1 na primeira fase. (resta como parco consolo saber que meu adversário está entre os 6 semifinalistas.)

---

e Manti, espero poder ir mesmo à inauguração da luderia, e encontrá-los a todos;

por favor, colaborem com esse plano me avisando - aliás, publicando aqui no oba! - assim que souberem da data.

já pedi ao Tola que fizesse isso, mas ele deve estar a-tola-do (sic) em providências, então é mais garantido se vocês me avisarem também (ainda mais levando em conta o tempo becessário pra eu me organizar pra ir à SP).

---

beijos e inté!

Dimitri BR disse...

Bel-Tânia: guardem as unhas, gatinhas!

que feio ficar expondo assim a vontade de pisotear seus amiguinhos do sexo oposto.

ainda mais eu e Quico, que pouco temos a ver com o tal macho-adulto-branco que por séculos manteve as fêmeas da espécie impedidas de opinar, trabalhar, e jogar qualquer coisa além de carcassone e outros títulos listados como "wife-friendly" no BGG...

aceito o convite da Tânia para o desafio virtual - lamentando apenas que a distância nos impeça de aproveitar seus dotes num lugar onde ela está sempre à vontade: a cozinha! :D

beijos para ambas, uma aqui, a outra ali (mas não por muito tempo!)