domingo, 24 de agosto de 2008

museu de grandes novidades!

Até 19 de outubro, o Musée de la Carte à Jouer, em Issy les Moulineaux, uma pequena cidade da periferia de Paris, consagra uma exposição aos jogos do game designer francês Bruno Faidutti. Isso mesmo. Museu dedicado às cartas faz exposições com criadores de jogos. Melhor: belo-museu-super-simpático-novinho-em-folha, faz uma exposição de dar inveja a muitos outros museus com relíquias e esboços bolados por Faidutti.

No fim de junho, Tânia, uma amiga francesa dela e eu fomos lá conferir o lugar. Teria uns comes, uns bebes, presença do criador que falaria sobre suas criaturas e até mesmo do prefeito d'Issy. Foi muito divertido. Eles bolaram um jogo onde os visitantes deveriam descobrir uma frase a partir de letras de umas cartas entregues na entrada. Faidutti fez uma visita guiada e fez alguns comentários sobre os protótipos exibidos e, no fim, o prefeito bonachão ainda nos brindou com um discurso.


Depois, no andar de baixo, quem quisesse podia conferir, na prática, alguns jogos do cara. Tânia e eu fomos, claro. Jogamos a versão dele para o Stonehenge, o Chicago Poker, o Babylone e o belo Musée Mystère, criado especialmente para a ocasição. Foi uma soirée supersimpática e conhecemos ainda mais sobre o tal game designer semi-caótico que tanto gosto.



Ah, descobrimos também duas outras coisas. A primeira delas é que eles estão fazendo um concurso para quem bolar as melhores regras para o Stonehenge. Para quem não sabe, o jogo tem uma série de regras boladas por diferentes game designers. Dê uma olhadinha no Concours de Création game designer Contest. A data limite é 15 de setembro. Um pouco em cima da hora, mas... quem sabe.
Bonne chance!

PS: a segunda descoberta vale um outro post. Mais tarde.

PS2: esse simpático banlieu ainda tem uma ludoteca. Isso. Ah, detalhe, meu estágio, se tudo der certo, será ali pertinho. Não vai prestar, né?

9 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
missbutcher disse...

Meninos, será que vocês poderiam ativar aquela opção de exibir uma confirmação de palavra para exibir o comentário? Acho que diminui o número de comentários-spams. Merci!

Chirol disse...

Com certeza não vai prestar, mas fiquei muito curioso com o seu próximo post (a descoberta misteriosa!).

Mas como sempre muito bom o post menina, e viva aos joguinhos de cartas semi-caóticos!!

Chirol disse...

Ah Bel, que achaste do Chicago Poker?

missbutcher disse...

É divertido. Uma farofinha que os amantes do jogo vão ficar meio assim porque desconstrói um pouco e, claro, dá um tom semi-caótico ao poker. Mas, quem gosta de jogar (cartas e poker), mas não é viciado, vai se divertir.

soledade disse...

Estagiar ali perto, hum?! Assim também eu :)! Beijos

missbutcher disse...

Bom ter você por aqui, Soledade.
Meus conterrâneos sumiram. Isso aqui está uma cidade abandonada! Um horror. O Oba agoniza...

Enquanto isso eu vou tentando mantê-lo respirando.

Beijos