terça-feira, 17 de março de 2009

Ludoteca

Paris tem de tudo. Bibliotecas em todos os bairros, mediatecas, artotecas - para pegar emprestado obras de arte! - e, por que não?, ludotecas. Não sei exatamente quantas são, mas uma nos chamou a atenção. A de Issy-les-Moulineaux, uma cidade da periferia chique de Paris. Ela faz, uma vez por mês, um encontro entre jogadores.

Talvez vocês se lembrem do post que fiz sobre a exposição do Bruno Faidutti. Comentei sobre a descoberta da ludoteca lá.

Há tempos descobrimos isso, mas nunca arrumamos tempo para ir. Finalmente, no sábado, dia 7, fomos. Ah, importante, esses encontros são sempre no primeiro sábado do mês.

Enfim, chegamos lá umas 22h, por aí e saímos quase às 2h. Não, não é muito. Sabemos disso. Mas o suficiente para deixar n'a gente um gostinho bom na boca e uma vontade de voltar lá sempre.

Fomos recebidas por uma moça que disse que, como era nossa primeira vez, não precisaríamos pagar os 3 euros de entrada. Ok, merci, c'est très gentil.

O lugar é uma simpatia. Aberto, com salas espaçosas e prateleiras repletas de jogos. Ao todo são 6500 jogos e brinquedos, ou seja, o suficiente para não enjoarmos nos próximos 10, 15 anos.

Foi só eu ficar hipnotizada com algumas caixas de um lado da sala e de não saber onde colocar meu casaco, para que outro instrutor fosse ajudar a Tânia na escolha do primeiro jogo. Ele quis saber mais ou menos o que costumamos jogar e sacou um ilustre desconhecido: Les Vents du Nord. Eu fico sempre com a pulga atrás da orelha com sugestões alheias. Calma. É que eu me traumatizei por aí. Sempre fui aberta a novidades, mas sempre me ferrei. Mais eis que o carinha acertou em cheio e nos divertimos muito com o jogo. Especiamente porque, quando estávamos nos decidindo pelo joguinho, chegou um casal que se dispôs a jogar conosco.

Foi ótimo! Bastante simpáticos: ela faz um estágio lá mesmo na ludoteca, mas com pequenos de até 7 anos. Ele, mora em Montpellier e foi visitá-la.

Depois, fui ao banheiro - juro, foi rapidinho - e eis que Tânia já segurava o segundo da noite: Himalaya. Eles não conheciam e podíamos explicar para os franceses. Podíamos, não. Tânia podia. E usamos a regra certa para o deslocamento dos yacks. Como eu amo esse jogo!

Foi ótimo. Saímos de lá contentes, com pena de não ter ido antes e com vontade de não perder o próximo primeiro sábado do mês.






5 comentários:

Dimitri BR disse...

muito legal!

paris tem mesmo de tudo.

tem até isabel e tânia. :P

*bisoux!*

Chirol disse...

Isso é o melhor de Paris!! (bel e Tania!)

e olha que estou falando de Paris!!!

Rafael Mantovani disse...

repito o mesmo que falei no post da tânia, muito legais as aventuras ludófilas francesas de vocês, fiquei morrendo de vontade!

Chirol disse...

Normalmente os jogos com regra certa melhoram, imagina então o Himalayá (sotaque francês)!! O jogo é muiiiiiiiiiiito bão!!!

missbutcher disse...

Foi ótimo, Chirol. Os franceses adoraram. OUtro dia, inclusive, a francesa que jogou com a gente disse que poderíamos fazer soirée jeux de société na casa dela. como ela trabalha na ludoteca, tem direito a pegar três joguinhos. Aiai... Se essa moda pega, vou mudar mais uma vez meu mestrado.