domingo, 1 de março de 2009

Duas brasileiras, três franceses e uma russa

Não, este não é o nome do novo jogo do Reiner Knizia, mas sim a composição do grupo que se reuniu ontem na Rue de Braque para uma soirée jeu. Finalmente conseguimos reunir pessoas aqui em casa pra jogar. Todos motivados e dispostos a aprender novas regras. O jogo escolhido para começar a soirée foi o Citadels. Nossa, há quanto tempo não jogava este joguinho. Saudades. O jogo transcorreu bem, as pessoas jogaram direitinho, mas não rolou muito jogo do contra. Ou seja, o assassino muitas vezes sobrava sem que ninguém o quisesse e, quando ele aparecia, era pra matar alguém escolhido ao acaso. Mas mesmo assim valeu. Jogar com newby dá nisso. Numa das rodadas, um mané que tinha umas 5 moedas de ouro deixou escapar no início da rodada que ele era o Arquiteto. Eu e Bel quase rolamos no chão quando simplesmente o assassino resolveu matar o clérigo e em seguida descobrimos que o ladrão estava fora do jogo. Socorro!!!! Mas embora newby, o povo é divertido e tranquilo.
Depois do Citadels e de duas quiches, decidimos continuar no clima Faidutti e pegamos o Novembre Rouge. Só tínhamos jogado uma vez o jogo com 3 pessoas e conseguimos salvar o submarino com uma facilidade frustante. Ontem porém éramos seis em torno daquele tabuleiro minúsculo. O jogo começou calmo, sem muitos problemas e o povo não sabia muito o que fazer pra passar tempo até a chegada do socorro. Mesmo assim, dois gnomos conseguiram, com uma única garrafa de rum, cair inconscientes. Vê-se que não servem vinho francês no submarino do Faidutti. Enfim, um deles acabou se incendiando e tivemos que tirar um novo gnomo do armário pra que todos pudessem jogar até o fim. Depois disso o a partida começou a esquentar. Vários incendios se iniciaram e tivemos que deixar todos os compartimentos da frente do submarino queimar. Nos refugiamos todos na parte de trás. Mas as catátrofes continuaram a se acumular. Eu, com um azar terrível não conseguia resolver nada; a Bel encheu a cara e na terceira ou quarta garrafa de rum acabou caindo inconsciente e, finalmente a temperatura aumentou demais e o submarino naufragou uns dez minutos antes do socorro chegar. Pelo meio do jogo percebemos que algumas regras estavam erradas (pois eu tinha me esquecido delas) e muitas ainda duvidosas. O Faiduitti realmente precisa reescrever as regras pois estão realmente muito mal escritas. Já li duas versões diferentes de "tirando dúvidas sobre as regras" e continuo sem saber o que fazer em alumas situações. Mas não importa, o fato é que a partida mostrou que o jogo funciona, o submarino realmente afunda, e os jogadores realmente se divertem. E ainda que conseguimos reunir um grupo internacional de jogadores.

7 comentários:

Costa disse...

Oi Tânia,

Em relação ao Novembro Vermelho só tenho uma coisa a dizer. Em vez do Faidutti re-escrever as regras, ele devia era re-escrever o jogo todo, porque está uma borrada :p

Dimitri BR disse...

hahaha [a risada é resultado do comentário do costa]

hei meninas, que legal!

aqui também temos conseguido dar umas jogadinhas.

esta noite mesmo o condottiere do will foi fartamente utilizado. :]

beijos!

PS: tiraram fotos da noitada?

Tânia disse...

Oi Costa,
o Novembro Vermelho não é tão ruim assim. Neste nosso segundo teste ele demorou pra engrenar mas acabou ficando emcionante. De qualquer forma ele deix a desejar pra outros jogos do Faidutti.

Dimitri, infelizmente não tiramos fotos. Vamos ter que repetir a noitada

missbutcher disse...

Costa,
nós somos fãs do francês semi-caótico. Não tem jeito, adoramos esse estilo, salve-se quem puder. E o Novembre Rouge é muito isso. Eu gostei bastante do joguinho. Mas, foi aos poucos que o jogo mostrou seu potencial. Realmente, no início, estava prevendo uma catástrofe e que os franceses não iam se interessar pelo jogo. Mas depois foi pegando fogo!
Foi uma diversão a soirée. Realmente, teremos que repetir. E até fizemos isso depois, em outro lugar, com outras pessoas. Mas isso é um outro post.

Beijos para os remanescentes que insistem em passar por aqui. Obrigada e não desistam do oba!

Chirol disse...

Ei!!!

vcs tem que me avisra quando postarem aqui...

Fazia tempo que eu não vinha...

Rafael Mantovani disse...

meu, que vontade de estar nessa soirée na rue de braque!

saudades de vocês, meninas!

missbutcher disse...

Manti!
Também, muitas saudades. Você anda sumido do Oba (ok, nós também).

Vem pra cá, vem.
Bjs