quinta-feira, 22 de março de 2007

bereiten Sie Ihre eigenen Bohnen

perdoem se o título não estiver lá muito correto; deveria ser algo como "faça seu próprio feijão".

acontece que meu conhecimento do idioma alemão é praticamente inexistente (se restringe ao convívio com alguns simpáticos alemães e queridos brasileiros expatriados - além de à leitura de regras de brettspiel, é claro :) .
maravilha

aliás, este post vem justamente solicitar o auxílio de nossos colaboradores germanófilos:

uma editora alemã está promovendo um concurso cuja proposta eu achei muito divertida - "desenhe seus próprios feijões de Bohnanza"!

---

à parte os mútiplos prêmios em espécie - nos valores de 100, 25 e 10 euros - há três características no concurso que me fizeram achá-lo bem interessante:

1. pelo que entendi, o concurso é totalmente "anárquico" no que diz respeito à técnica pra se fazer as ilustrações - vale colagem, desenho à mão, desenho digital, foto - e também no que diz respeito à habilidade do desenhista - que pode ser um desenhista formado, ou desenhar feito uma criança bêbada.

2. a mais legal: os caras vão lançar uma edição comemorativa do Bohnanza, com os desenhos vencedores! além de ser muito legal ser autor de um desenho, acredito que o baralho resultante - uma mixórdia de estilos e técnicas - fique muito maneiro.

3. pra completar - também conforme pude entender - cada participante premiado receberá, além do prêmio em dinheiro, uma cópia do baralho mistão resultante!

---

não sei quanto a vocês, mas eu com certeza gostaria de mandar uma ilustra pra esse concurso. pensei logo que Aron e Mantovani, ao menos, gostariam da idéia, também.

ainda há prazo para isso (as inscrições me parece que vão até 31 de maio), e creio que não há restrições a participação, nem quaisquer taxas de inscrição.

só há, pois, um probleminha: as regras e o formulário estão em Alemão!

pediria, portanto, que algum germanófilo caridoso - Mantovani, Birdaum, quem mais? - fizesse a gentileza de ler o regulamento, conferir as informações que passei acima e traduzir, ainda que toscamente, os pontos necessários à inscrição no concurso.

eis o link do regulamento:

http://lookout-games.de/?page_id=72

---

pra terminar, deixo já como inspiração para os candidatos a ilustrador o clássico do cancioneiro nacional, composto por Gonzaguinha e gravado pelas Frenéticas para a abertura da novela "Feijão Maravilha" (lá pelos idos de 1970 e muitos):



"O Preto que satisfaz"

Dez entre dez brasileiros preferem feijão
esse sabor bem Brasil
verdadeiro fator de união da família
esse sabor de aventura
famoso Pretão Maravilha
faz mais feliz a mamãe, o papai
o filhinho e a filha

Dez entre dez brasileiros elegem feijão!
Puro, com pão, com arroz
com farinha ou macararrão
macarrão, macarrão!
E nessas horas que esquecem dos seus preconceitos
gritam que esse crioulo
é um velho amigo do peito

Feijão tem gosto de festa
é melhor e mal não faz
ontem, hoje, sempre
feijão, feijão, feijão
o preto que satisfaz!...

6 comentários:

Chirol disse...

Já vou mandar o meu!

E agora me veio algo a lembrança: quando vai rolar aquela Kniziathon?

abs!

Dimitri BR disse...

acho que a gente devia fazer um "Kniziathon paulatino": pegamos a tabela de pontuação oficial, e vamos marcando num ranking a cada vez que jogarmos um Knizia.

..ou não! :P

D.
[agora eu vou tentar lembrar de assinar; sabe-se lá que nome vai aparecer! ;]

Tânia disse...

Bom, pelo que eu e o Babel Fish (mais ele do que eu na verdade) entendemos cada pessoa pode mandar até 3 desenhos e realmente qualquer um pode se inscrever. Agora, os feijões que farão parte do jogo são:
6 feijões jardineiros (Gartenbohnen)
8 feijões vermelhos, ruivos (rote bohnen)
10 feijões olho, olhudos talvez (Augenbohnen)
12 feijões de soja (Sojabohnen)
14 feijões enjoados (Brechbohnen)
16 feijões porca, daquelas de parafuso, acho (Saubohnen)
18 feijões de fogo (Feuerbohnen)
20 feijões azuis (blaue Bohnen)


Alguém tem traduções melhores? Alguns ficaram realmente esquisitos

Beijos

Rafael Mantovani disse...

fala, meninos

estou atrasado com a leitura do obatijolo... ainda não olhei o regulamento do concurso, mas acho interessante, só não consigo imaginar como eu faria um bom desenho de feijão, mesmo podendo desenhar como uma criança bêbada...

e quanto ao nome dos feijões, ficam estranhos na tradução porque é como são chamados em alemão, por exemplo Augenbohnen chama assim porque tem aquele "olhinho" no meio, não lembro como se chama no Brasil. As ilustrações originais do jogo são piadas/trocadilhos levando em conta esses nomes. Notem também que Bohnen em alemão não significa necessariamente "feijão", mas pode se referir também a outros grãos e sementes comestíveis que no Brasil nós chamaríamos de outros nomes incluindo vagem, soja, ervilha, grão-de-bico, acho que até pimenta é considerado um Bohnen (mesmo assim, acho que a maioria dos Bohnen são feijões). E também que "Saubohnen" é sim "feijão de porca", mas não de parafuso e sim o próprio bicho mesmo, tanto que a ilustração dele é um feijão todo sujo como se num chiqueiro, e em francês ele é o Harry Cochon. Esses feijões que a Tânia listou são os feijões mais básicos do jogo, os do jogo sem nem mesmo a primeira expansão.

Depois leio o regulamento e volto a dar notícias, vão tendo idéias aê

bjos e saudade
Manti

Dimitri BR disse...

ueba!

Dimitri BR disse...

gracias Tânia e Mantovani pelo feedback.

eu também não sei ainda como desenhar os feijões, mas se cada pessoa pode se inscrever com 3 desenhos, dá pra fazer um de cada jeito...

---

alguém aí assistiu ao vídeo da abertura da novela? é surreal. :]