quarta-feira, 28 de março de 2007

O primeiro ameritrash a gente nunca esquece!

Depois de um longo tempo de marasmo na ala obatijolense carioca, voltamos a jogar de verdade neste último final de semana, e com a participação especial de Stein! Mas vamos começar a história de um pouco antes...

Na sexta-feira sofri a maior crise de regressão da minha vida (pelo menos dos últimos 5 anos): ganhei de presente da Ana o Marvel Heroes!! Esse mesmo! Aquele joguinho lindo, cheio de miniaturas muito legais de heróis e vilões da Marvel, como o Homem-Aranha, o Doutor Estranho (miniatura mais legal), Demolidor, Sr. Fantástico, Hulk, Jean Grey e Doutor Destino entre outros, e que dizem ser o melhor jogo sobre heróis já lançado! Impossível não comentar como o tema me emociona profundamente. Ler a revista do Homem-Aranha é a única coisa que comecei a fazer aos 8 anos de idade e que continuo até hoje. O Peter foi fundamental na minha formação pela identificação, afinal ele é um nerd, o zoado da turma e ainda ruim de roda com a mulherada. Fiquei fascinado pelos bonequinhos, e o restante da produção também é bem legal. Enfim, estava, como diria o Jamelão, que nem pinto no lixo. Estava tenso para saber se ia gostar do jogo, afinal já fui xiita contra dados, e todo o combate e vários movimentos do jogo dependem de dados (um autêntico ameritrash), mas o tema me deixou bem animado. O jogo serve de duas a quatro pessoas, e cada jogador controla uma equipe de heróis (X-men, Marvel Knights, Vingadores e Quarteto Fantástico) e o arqui-rival de uma equipe adversária (Magneto, Dr Destino, O Rei e o Caveira Vermelha). O objetivo é completar missões e ganhar pontos de vitória, e as condições de vitória do jogo variam de acordo com os 10 cenários disponíveis.

Como não podia deixar de ser, estreamos no mesmo dia. O jogo é cheio de regrinhas, mas a mecânica não é das mais complicadas. O pior era lembrar dos poderes dos personagens, e qual o melhor combo para cada grupo de heróis, e os poderes dos vilões que cada um controlava. Nesta primeira sessão percebi que o tema realmente fez muita diferença, enquanto eu e o Dimitri estávamos nos divertindo bastante, a Bel e a Tânia pareciam menos animadas por conta das complicações de regras. Mas mesmo sem se esbaldar de alegria, a Tânia venceu controlando o Marvel Knights. Achei legal do jogo que apesar da ditadura dos dados, não houve resultados absurdos de sorte (como o Abutre massacrando o Hulk), que são evitados pelas características dos mesmos, que tem valores de combate de 1 e 2. Sempre rolava um azar ou sorte básico, mas nada que acabasse com o jogo.

No sábado recebi a visita do Dimitri e jogamos umas 3 partidas de Hive. Nunca me canso de dizer como esse joguinho é bom! Viva a replayability!! :)

E domingo recebemos a visita do ilustre obatijolense paulista Stein! Com sua variada coleção, fomos apresentados aos joguinhos do Asterix (ideal para familiares não-gamers, bem divertido), do Groo (muito bem amarrado ao tema, completamente caótico e com o Dimitri só falando em rimas desde o início do jogo), e o Turn the tide, que me lembrou muito o Take 6, mas com a pegadinha de que as mãos de cartas que são distribuídas no início rodam por todos os jogadores. Acho que o Stein ganhou este (não lembro quem ganhou o Groo e o Asterix), mas lembro que eu a Tânia disputamos o troféu “vai Malhado” do jogo. E depois que as meninas foram emboram, jogamos novamente o marvel heroes, com a desculpa esfarrapada de mostrar o jogo para o Stein. A partida transcorreu mais calma, pela maior familiaridade com as regras, e todos se divertiram muito! Eu e o Dimitri até arriscamos alguns combos mais elaborados. No final uma apertada vitória do Quarteto Fantástico (eu) sobre os Marvel Knights (Dimitri) por 2 pontos, com o Stein em terceiro com os Vingadores. Achei muito mais divertido do que pensaria inicialmente rolar dados e jogar um jogo cheio de regras (Stan Lee me salvou de mais um preconceito, hehe). Lembrou-me muita as noites viciadas de AD&D, precisavamos (e o Dimitri concorda) de um jogo assim.

Abraços

Chirol

19 comentários:

Dimitri BR disse...

nossa, o Chirol de fato se empolgou: até se deu ao trabalho de fazer um post com links! isso é inédito! :D

...só não sei por onde andam os germanófilos deste aperiódico: apenas a Tânia respondeu ao meu apelo de tradução no post do Bohnanza, logo abaixo!

e eu que pensei que mais pessoas iriam querer desenhar feijõeszinhos. :P

abraços paratodos, anyway.

(e até quinta pro Stein! :)

Chirol disse...

Me tornei um cara tecnológivo!

Daqui a pouco até aprendo a usar o myspace!! :)

abs

Stein disse...

A partida de Asterix foi vencida pela Tânia, já que de três jogos que ela participa ela tem que ganhar pelo menos 1. E ela só não ganhou o Groo porque o Chirol não quis interferir no resultado (embora eu ache que eu venceria mesmo se o Chirol me atacasse, porque eu jogaria antes da Tânia)

Assino embaixo os comentários sobre o Asterix e o Groo.

E até quinta rapaziada, pedi para me reservarem um hotel em Copacabana para ficar mais fácil minha chegada.

A boa notícia é que a concorrência vai ser às 14h30, o que me permitirá dormir após a jogatina.

abs

Stein disse...

Infelizmente o meu abraço de quinta foi adiado, acho que deve ficar para a semana que vem.

abs

Dimitri BR disse...

hei Stein, será que você vem na quarta? vai ter a comemoração do meu aniversário, num show do 3a1! :]

Chirol disse...

E por que SP não aproveita e faz o bonde da semana santa?

abraços!

missbutcher disse...

Seria ótimo termos os paulistas por aqui. Durante a semana santa entramos no último mês de Taninha au Brésil. Pois é... Já caiu a ficha aí em alguém?

Chirol disse...

Tenho tentado não pensar nisso, mas já estou programando um mega-escandalo no aeroporto para impedir o embarque. Já combinei com o pequeno, ele vai chamar a Tania de mamãe e eu vou chamar a polícia dizendo que ela está fugindo do país para não assumir o filho.

O que vocês acham do plano?

Tânia disse...

hahahahah
Bom saber pois assim eu já levo uma xerox da certidão de nascimento do Achilles.

Mas eu dou a maior força pra paulistada vir passar a semana Santa no Rio. Quero jogar muito!!!!!!

Tânia disse...

Sobre o Marvel Heros, eu não desgostei do jogo, mas realmente ficou um pouco pesado lembrar de todas as regras. Quer dizer, na verdade não são tantas regras, mas são milhares de poderes diferentes que você tem que analisar e levar em conta. Além disso acho que o erro nos KO tornou as coisas um pouco mais esquisitas do que deveria. E a parte dos story boards eu realmente não engoli. Quem sabe com a regra certa melhore. Enfim, temos que jogar de novo pra eu ficar com uma impressão melhor do jogo. E você tem razão: o conhecimento prévio dos personagens deve tornar as coisas bem mais divertidas.

Dimitri BR disse...

com certeza uma vida de imersão no universo marvel colabora para a diversão nesse jogo.

assim como o Chirol, eu leio quadrinhos - e especificamente quadrinhos da marvel - desde que me alfabetizei, ou até um pouco antes. :D

também aprendi o PESO da responsabilidade com o NEURÓTICO do Peter Parker - um sujeito que desde o colegial se culpa por todos os males do mundo.

---

por isso, quando aparece uma carta escrito "Fanático" (tudo bem, está escrito "Juggernaut", mas vocês me entenderam!), é mais fácil pra mim enxergar não uma simples carta,

mas um sujeito imenso, vestido como um tanque de guerra marrom, atravessando a cidade a despeito dos esforços desesperados do pequeno Peter-Aranha... :]

---

(querem ver como o negócio é sério?

Chirol, responda aí de bate-pronto: em qual número da antiga revista do Aranha da Ed. Abril está essa história? ;)

Chirol disse...

número 37! (essa é mole)

se quiser, te digo até a qual foi a capa do número anterior!

abraços

Stein disse...

Eu adoro vcs!!!!!!!!!!

E amei o jogo. Estou louco de vontade de jogá-lo novamente. Estou até considerando pegar o ônibus para o Rio nesta Páscoa. Contra todas as objeções...

E feliz aniversário humdeabril!!!!!!!

abs

Stein

Dimitri BR disse...

valeu, Stein! :] e venha sim.

---

Chirol, essa é mole também: era o Aranha e o Wolverine, este último ainda com aquele uniforme amarelo rajado de preto nas laterias.

outra boa edição também, diga-se de passagem! :D

Chirol disse...

Com certeza! Lembro me de uma cena que o Wolverine chama o Aranha para dar uma "relaxada" na mansão depois de uma briga, e leva o pobre Peter para "descansar" na Sala de Perigo!!

muito bom!

:)

E por favor Stein, venha!! Também estou seco para jogar de novo o Marvel heroes!

abs

Stein disse...

Pelo jeito não vou. Broxei depois que a Érika encanou de não ir porque não teríamos com quem deixar os gatos...

abs

Stein

Chirol disse...

Realmente pena...
mas traga os gatos! :) Assim eles podem brincar com a panqueca e o Gaspar!!

(calma Bel e Tania, não me matem... :))

Tânia disse...

Será um prazer. O Gaspar deve ir embora nos próximos dias e a Panqueca vai ficar sozinha.

Dimitri BR disse...

só temos de mantê-los a salvo da Ana Sol. ou vice-versa! :O

:D