sexta-feira, 17 de agosto de 2007

bug do blogger + divino cubo

salve queridos leitores!

tenho andado atribulado e, pra dificultar, estou há algumas semanas sem HAL, meu fiel computador, que está no estaleiro.

assim, é de um laptop gentilmente cedido que venho postar este rápido boletim de esclarecimento:

vocês talvez tenham dado falta da maioria dos nossos links aí ao lado; trata-se de conseqüência de um bug no upgrade do blogger nesta nova era google. pra piorar, não temos registro do template anterior, pois o blogger prometeu manter uma cópia - mas, ao menos até agora, não fomos capazes de localizá-la, se é que de fato existe...

pelo visto o outro admin desta tijolada, Dom Rafael, também não teve oportunidade de repôr os links. espero poder fazê-lo em breve.

gratos pela compreensão! :]

---

segue uma notícia fresquinha sobre o famoso cubo do caro Erno Rubik:

Estudo: 26 passos podem solucionar cubo mágico

Um estudo realizado nos Estados Unidos indica que bastam apenas 26 movimentos para resolver o cubo mágico, o famoso quebra-cabeças tridimensional criado em 1974 pelo professor de arquitetura húngaro Erno Rubik.
No quebra-cabeças, também conhecido como cubo de Rubik e muito popular nos anos 70 e 80, as pessoas enfrentam o desafio de agrupar nove peças de uma mesma cor em cada um dos seis lados do cubo. Os cientistas Daniel Kunkle e Gene Cooperman utilizaram um supercomputador para investigar a solução do desafio, e ele chegou à conclusão após 63 horas de cálculos.

Especialistas em computação, os estudiosos acreditam que, com mais trabalho, eles podem reduzir ainda mais o número de movimentos necessários para solucionar o quebra-cabeça. Até antes deste estudo, o menor número de movimentos que estudiosos haviam precisado para solucionar o cubo havia sido 27.

Para se chegar a soluções a partir de cada uma das cerca de 43 quintilhões de possíveis posições diferentes do cubo mágico, seria necessário muito tempo, até para um supercomputador. Por isso, Kunkle e Cooperman, da Universidade Northeastern, em Boston, usaram uma técnica de dois passos no trabalho.

Os cientistas sabiam que, no caso de 15 mil configurações, era possível resolver o quebra-cabeça com alguns poucos movimentos a mais. Assim, no primeiro passo, os dois estudiosos programaram o supercomputador para que analisasse o cubo desordenado e chegasse, com o menor número de movimentos possível, a uma dessas 15 mil posições.

Nesses casos, o cubo desordenado poderia ser solucionado em um total máximo de 29 movimentos, mas a maioria dos cubos poderia voltar à posição inicial em 26 passos ou menos. Kunkle e Cooperman então voltaram suas atenções para os poucos casos de configurações "problema", que exigiam mais do que 26 movimentos para serem solucionadas.

Os pesquisadores usaram o supercomputador para buscar a melhor forma de resolver estes cubos e conseguiu solucionar todos estes casos especiais em menos de 26 movimentos. O estudo aproxima os cientistas da descoberta do chamado "número de Deus", como é chamado o número mínimo de movimentos para fazer com que o cubo mágico volte à sua posição inicial.

O número é chamado desta forma porque Deus iria precisar de apenas a menor quantidade de movimentos para resolver o quebra-cabeça. Trabalhos teóricos sugerem que o "número de Deus" está um pouco acima de 20. Kunkle e Cooperman anunciaram suas descobertas no Simpósio Internacional de Computação Simbólica e Algébrica, em Waterloo, na Província de Ontário, Canadá.

BBC Brasil

quando terminar com o cubo, tente a esfera!

---

8 comentários:

Anônimo disse...

nunca consegui quase nenhum progresso nesse cubo... dimitri, era vc que tinha um cubo quebrado onde dava pra vencer roubando?

saudades
bjo

Tânia disse...

Eu ja consegui fazer uma das faces, vale??

Chirol disse...

Eu tinha um que os decalques das cores do cubo descolavam facilmente, e aproveitava para "resolver" descolando e colando. :-)

Mas e sobre a emocionante enquete do Oba, Tijolo? Qual foi o resultado final??

abraços

Tânia disse...

Muito boa pergunta, Chirol. Queremos os resultados!

Dimitri BR disse...

nem, Manti, nunca solucionei o cubo. na verdade, nem tentei tanto. eu brincava mais com o elo maluco, que só tinha 4 lados, cada um com 4 elos de uma cor.

mesmo esse eu demorei pra resolver; no começo, eu deixava quase pronto na cabeceira do meu pai, e ele devolvia "magicamente" resolvido no dia seguinte. :]

mas eu cosegui completar o circus mágico, junto com meu amigo Erik, quando a gente tinha uns 10 anos. :]

esse é tão bizarro quanto o cubo, creio.

---

quanto à pesuqisa:

galera, tô atoladíssimo. o 3a1 vai voltar aos palcos, com novo baterista, E lançar seu site, E está gravando, tudo essa semana - fora o resto das coisas da minha vida!

queria fazer um post bacaninha do resultado comentado, com fotos e tal, mas não sei qdo vai dar.

---

Manti, você também está enrolado, quer fazer a parada?

de repente fazemos uma brainstorm telefônica uma madrugada dessas, e postamos juntos - como foi com a pesquisa, infelizmente não ao vivo desta vez... :P

beijos paratodos!

Anônimo disse...

Aparentemente vão tentar lançar uma nova "moda" cubo mágico, com umas paradas eletronicas e etc, o site taí (lá tem uma promoção para concorrer a um dos maravilhosos cubos).

http://www.rubiksrevolution.com.br

Anônimo disse...

eu pessoalmente acho que é mais facil a onda boargames colar do que isso haha.

Dimitri BR disse...

aaah! que coisa grotesca.

um cubo eletrônico e "descolado".

no site tem todo o pacote hediondozinho de hype teen:

comercial em vídeo com hip-hop, foto de modelo com saia de colegial segurando o cubo, "jogue com a sua galera"...

tem até um vídeo de uma atriz do high school music jogando o tal cubo!

realmente revolucionário.