sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Caylus Magna Carta primeira vez

É o Caylus amenizado. Trata-se realmente de um Caylus em cartas, retire os privilégios e favores e imagine os edifícios em cartas só que previamente distribuídos aos jogadores.

Cada jogador recebe um deck de cartas (os decks são absolutamente iguais). Os edifícios especiais, de maior valor de pontuação (aqueles azuis marinhos) ficam abertos na mesa.
O jogador pode puxar três cartas do seu deck no início do jogo e pode trocar a mão inteir for free se quiser.

O grande destaque para mim dos edifícios foi o fato de que todos eles tem um benefício para quem o baixou quando alguém, exceto o próprio dono, utilizá-lo. Por outro lado, a utilização de um edifício do adversário não dá mais ponto de vitória.

O timer do jogo são as fichas de construção do castelo e não mais a dupla bailiff/provost. No final de cada rodada cada jogador decide se vai construir no castelo ou não (custo de 3 recursos básicos). Cada "construção" é representada por fichas de pontos: 1a fase de construção fichas de 4 pontos, 2a fase de construção fichas de 3 pontos, 3a fase de construção fichas de 2 pontos.
Quando acabarem as fichas, acaba o jogo. Detalhe: se num turno ninguém construir nada no castelo 2 fichas são jogadas fora, acelerando o final do jogo.

Outra grande diferença é o ouro. Ele é um curinga, ou seja, pode substituir qualquer recurso e pode ser adquirido de duas maneiras: a) quem construiu mais no castelo no turno ganha 1 ouro; ou b) por meio da mina de ouro (carta de edifício, todos os jogadores tem no seu respectivo deck).

Enfim, na sua vez vc tem as seguintes opções:

1. Alocar um trabalhador
2. Gastar recursos e construir um prédio (baixar a carta da mão)
3. Pagar 1 de dinheiro e comprar uma carta do seu deck
4. Pagar 1 de dinheiro e trocar toda a sua mão
5. Passar

Após todos passarem, todos tem a opção de mover o provost para frente ou para três até 3 espaços (cartas) ao custo de até 3 de dinheiro, seguindo a mesma lógica de ativação do Caylus.
Daí se começa a produção dos edifícios e se resolve a construção do castelo e, por fim, move-se o provost dois para a frente ou máximo que puder.

O jogador que passou primeiro será o primeiro no próximo turno e a partir deste jogador a sequência de jogo será no sentido horário. Todos ganham dois de dinheiro e bola para frente.
Muito mais clean que o Caylus e agradável de jogar. Adorei e vou comprar.

abs

Stein

4 comentários:

soledade disse...

Também gostei mais deste que de Caylus. Mais clean como tu dizes, mais rápido também e sem algumas coisas que eu acho obtusas no outro jogo tipo o provost e o bailif (opinião polémica, eu sei)!

Chirol disse...

Apesar de não ser um fã de caylus, estou curioso com esta versão cards...

E aí Stein, confirmado no dia 24?

Stein disse...

Não, ainda não, os cariocas com os quais estou tratando são meio complicadinhos.

abs

Stein

Dimitri BR disse...

esses cariocas