sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Galactic Emperor

Atendendo ao primo luso, escrevo um pouco sobre o Galactic Emperor.

Chamei-o, é verdade, de primo espacial do Puerto Rico. Poderia tê-lo chamado igualmente de o irmão caçula do Twiligh Imperium III. Inclusive os agradecimentos dos autores espelham as inspirações nestes dois jogos.

O tabuleiro é modular tal como no TI3 e a seleção de papéis é muito semelhante ao do PR, com ações iguais para todos e privilégios para o selecionador do papel. A dinâmica é muito semelhante ao do PR, pois o momento da escolha é especialmente vital: pode ser bom para mim mas melhor para o adversário, então o que escolher e quando escolher é um reflexo da sua sabedoria ou da falta dela.

O conflito é rápido com uma interessante ordem de fases dentro da batalha e pode-se chegar nele rapidamente, já que o tabuleiro é menor que o TI3 e o tempo necessário para montar uma frota também o é.

As tecnologias são poucas e conforme são apropriadas permitem uma particularização de cada jogador, pois ao me apropriar de uma serei o seu possuidor exclusivo, o que é outro fator interessante não só para a rejogabilidade como para a definição de estratégias.

A política também tem vez, mas ao invés de cartas e contagem de pontos, resolve-se simplesmente com a colocação de tokens indicando sua influência. É outro momento confrontacional do jogo.

Embora esteja fazendo diversas menções ao TI3, a semelhança com PR é inegável principalmente devido ao timing de seleção de papéis e sua sequência, então boa parte do jogo é PR. O GE foge do PR e se aproxima do TI3 na sua parte de conflito, sejam as batalhas espaciais, seja a parte de influência política, quando o conflito entre os jogadores é direto.

Gostei muito, porque o tema diz mais ao meu ser do que o PR e não é tão longo como o TI3 (todavia as naves deste último são muito mais bonitas). As miniaturas do GE são feias, o resto da produção é somente ok, o design podia ser mais caprichado até em função do preço, mas tudo bem, o que importa é que o jogo é bom.

abs

4 comentários:

Fabio disse...

Fala Stein,
O jogo é bom mesmo... tempos que marcar mais partidas... t+

soledade disse...

Obrigado primo :)

Acho que me ajudaste a tomar a decisão de comprar o GE. Se por acaso ele não prestar, vais viver atormentado por seres o responsável! :)

Só queria saber até que ponto tem conflito directo. Tipo, de 1 a 5.

Abraços
PS

Fabio disse...

de 3 a 5. depende da sua "politica da boa vizinhaça"

Cacá disse...

Olá amigos tijoleiros,

Bom ler sobre o Galactic, ele está a algum tempo na minha "wish" e tenho lido coisas cada vez mais bacanas sobre ele...

Bom ver o blog voltando a "funcionar" também, vale sempre dizer que ele foi um dos primeiros que eu acompanhava e uma das fontes inspiradoras pra começar a escrever também...

abraços a todos...