quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Olha que fonte bonita no meu jardim

Nos antigos califados da Espanha os árabes eram um povo muito refinado e refletiram isso em roupas esvoaçantes e coloridas, poesia romântica e arquitetura em arcos. Também se destacaram na decoração e esse bom gosto de design é que temos de reproduzir no Alhambra.

Primeiro ponto positivo do jogo: a quantidade de opções no seu turno. Ou você compra um tile ou você adquire dinheiro. Dessa aparente simplicidade binária, há um mundo de possibilidades. Comprar o tile que me dará a dianteira na pontuação daquela cor? Começar a marcar outro jogador? Pegar o dinheiro para evitar que um terceiro acumule quantia daquela moeda? Começar a me capitalizar? ...e por aí vai.

A forma de pontuação é que induz toda essa angústia, porque os tiles são de 6 cores diferentes e com valores diferentes, permitindo traçar diferentes estratégias: monopólio das cores mais valiosas ou das menos valiosas, um equilíbrio na pontuação, etc...

Adiciona-se a isso o fato de cada tile ser sorteado aleatoriamente e poder exigir dinheiros diferentes a cada rodada, induzem um interessante fator de incerteza e garantem uma excelente rejogabilidade ao jogo.

Por fim, vale frisar que a própria colocação de tiles, tendo que garantir acesso à fonte central e comunicação de todas as alas, pontuando-se as paredes contínuas...ou seja, a própria colocação dos tiles não pode ser feita de qualquer maneira!

É um jogo muito bom, acessível a jogadores casuais e a gamers (bom para 3 a 6 pessoas, logo é uma excelente pedida para pequenas coleções). Grande sacada do genial Dirk Henn (Wallenstein, Shogun, Atlantic Star, Eketorp, Rosenkonig).

Nenhum comentário: