terça-feira, 9 de dezembro de 2008

hive, papel ou tesoura

...e lá vem o john yianni e seu suprimento inesgotável de hexágonos de bakelite. :]

depois do army of frogs, o inventor do hive lançou este ano em essen o logan stones.

como a foto mostra, mais uma vez os preceitos básicos são os do hive: peças hexagonais (18, no caso), sem tabuleiro, os jogadores vão alternadamente colocando novas peças em jogo.

---

todavia, diferentemente de nos jogos anteriores, no logan stones as peças não pertencem a nenhum dos jogadores (2 apenas, parece que o yianni não quis repetir a experiência multiplayer do army of frogs - embora eu a ache um dos pontos de interesse do jogo).

das 18 peças, duas são sorteadas para iniciar o jogo (sendo postas lado a lado sobre a mesa) e as outras 16 são também sorteadas entre os jogadores, 8 pra cada.

as peças trazem símbolos em três cores diferentes, representando os três elementos do tradicional pedra-papel-e-tesoura. e aí entra outra novidade: cada peça tem símbolos desenhados de ambos os lados, em diferentes combinações (como veremos logo mais, isso vai implicar na característica do jogo que a princípio - sem que eu o tenha experimentado - não me agrada).

---

cada nova peça colocada deve necessariamente tocar DUAS outras peças. o jogador decide qual lado da peça quer usar - ou seja, qual símbolo estará exposto - e isso tem implicações imediatas: o símbolo da peça recém colocada interage com os das peças adjacentes, de acordo com o esquema de superioridade circular do pedra-papel-e-tesoura, fazendo com que as peças cujos símbolos sejam "derrotados" sejam VIRADAS, revelando assim o símbolo do outro lado.

basicamente o jogo consiste em realizar essa operação de modo a obter uma linha reta de 4 símbolos iguais. note-se que - o que é interessante - as peças pertences a ambos os jogadores, e portanto o objetivo está em fazer movimentos que obriguem o adversário a preparar a situação de vitória.

---

nesse ponto entra o fator que tende a me desagradar: como já podem ter imaginado, os jogadores têm que DECORAR quais os símbolos ocultos! em geral não gosto de jogos onde o fator de memória é tão importante - e sim, esse repúdio está relacionado com minha pouca vontade/capacidade de decorar esse tipo de informação.

apesar disso, ficarei feliz de experimentar o jogo; afinal, a idéia parece simpática, o john yianni deve ter testado bastante a coisa, e mesmo quanto à memória deve-se considerar que são apenas 18 peças - isto é, SE todas chegarem a ser postas em jogo antes que alguém vença.

---

é isso aí, pessoal, buenos dias!

8 comentários:

missbutcher disse...

Xi, Dimitri, você deveria ter postado isso antes. Se uma de nos te tirou é tarde demais. Ah, não, esqueça. Eu tirei a Tânia e ela me tirou! ;-)

Army of Frogs é bem fraquinho, convenhamos. Ok, não temos o habito de jogar com mais de duas jogadoras... mais quand même. Aqui ele não vingou e, se não fosse tão pesado, viajaria conosco para o Brasil.


Ja esse jogo me pareceu interessante, mas, depois da raquetada na cabeça de ontem, não me arrisco mesmo nos jogos de memoria.

See you soon!!!!

De bises.

Dimitri BR disse...

espero que não tenha postado a tempo mesmo, chérie, e/ou que você tenha tirado a Tânia; também não estou muito propenso pra jogos de memória...

agora, eu aceito uma lição de tênis para iniciantes! ;]

bisoux, até breve ao vivo, oba! tijolo!

Stein disse...

eu gostei da idéia, parece bem interessante...

Stein disse...

ah, e quando vcs vem para cá?

Dimitri BR disse...

xi, stein! sem previsão no momento (ao menos de minha parte). claro que eu tento não ficar muito tempo longe daí, mas... e quanto a vocês por aqui? :]

abraço!

PS: bel e tânia chegaram ontem, já as encontrei! :]:]:]

Chirol disse...

só um comentário sobre o Mr John Yanni: como diria um amigo meu: AH MISTER M!!!

Qual será o seu próximo jogo sem tabuleiro e com peças hexagonais? :)

@Stein - Vai demorar para conseguir ir a SP... :(

soledade disse...

Abraços a todos. Feliz Natal.

PS

Dimitri BR disse...

feliz ano novo! :]