sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Lembra como era verde o meu vale?

Já sabemos que um homem faz de tudo para agradar a uma mulher. Tem gente que vai para restaurantes finos, tem outros que aprendem a dançar, tem caras que toleram bichos de estimação em casa, e, pasmem, tem gente que até manda construir jardins suspensos para a amada não ficar com saudades de casa! Mas, como é bom ser rei, não é o rei que planta mas uma série de atarefados nobres puxa-sacos é que tomam para si, como uma competição, construir os tais jardins. Bom, para quem ainda não pegou ou não conhece, os nobres somos nós e o jogo é Amyitis.

Trata-se de um bom jogo da Ystari, naquela linha de diversas mecânicas que se entrecruzam, turno dividido em diversas fases, formas diferentes de se pontuar e decisões tomadas a todo o instante.

Particularmente adoro a forma de seleção de ações e o nível crescente de obstáculo para tomá-las. As ações são dispostas em grupos, sendo que os grupos são equivalentes ao número de jogadores, assim todos os jogadores tem a mesma oportunidade para seleção, embora os grupos possam ser extremamente diferentes entre, sendo que são sorteados a cada turno, o que garante uma enorme rejogabilidade.

Só não sou muito amigo do tema, embora ele esteja muito bem urdido em toda a sistemática do jogo, é algo muito do cotidiano da antiga Babilônia: caravanas de comércio, procissões para os deuses, a construção dos jardins suspensos...

Joga-se bem em 3 ou 4 jogadores e dura pouco mais de uma hora. É definitivamente um bom jogo. Em termos de regras tem um nível de dificuldade muito semelhante ao do Y's, ou seja, não é dos mais simples da Ystari. Assusta um pouco no começo mas depois de observar uns 2 ou 3 turnos completos, todo mundo já começa a jogar sem maiores dificuldades.

3 comentários:

soledade disse...

Este eu acho um dos menos conseguidos jogos da ystari. Fiquei até desapontado porque tinha enorme expectativa mas, enfim. Ninguém aqui gosta do jogo. Acho que ele tem um problema de ritmo. Ao contrário do filme do John Ford. Esse sim, um graaaaande filme! :)

Abraço
PS

Bel B disse...

Bom, eu também não sou muito fã do jogo. E olha que eu adoro a Ystari e fico sempre na expectativa com seus jogos. Mas esse não vingou nas mesas parisienses. Muitas opções, um exagero, mesmo, e sem graça.
Sou mais o Ys.

Stein disse...

Também gosto mais do Ys, comparativamente é muito mais jogo, embora as mecânicas sejam bem diferentes.

No entanto, a curva de aprendizado do Amyitis é menor que a do Ys, o que poderia, em tese, significar uma maior vontade das pessoas em jogá-lo.