sábado, 17 de janeiro de 2009

Roda, roda, roda

Antike foi minha primeira experiência com o roundel e adorei. E me fez ficar atento em relação a jogos do Marc Gerdts e da Eggert Spiele em geral.

O grande destaque do jogo definitivamente é o roundel pela dinamicidade que imprime ao jogo. Ou você pensa que é todo jogo de civilização com exércitos, tecnologias, fronteiras, cidades e templos pode ser jogador entre 2 a 3 horas?

As ações estão lá no tabuleiro, vc toma uma entre as próximas 3 ações no círculo (roundel), se quiser aumentar opções vc paga por isso. Simples e genial, sendo que a maior parte das ações resolvem-se quase que instantaneamente, exceto as de movimentações de tropas e combate.

Mesmo a movimentação e o combate também são simples: cada unidade pode cruzar uma fronteira e uma unidade mata outra. Assim, para vencer, vc tem que ter pelo menos uma unidade a mais que seu adversário.

O único senão deste sistema de combate inserido na lógica de produção do jogo é que cada batalha pode ser extremamente cara, o que induz os jogadores a adotarem posições mais conservadoras, dominando espaços e se fortalecendo. Geralmente, quando os combates ocorrem, é porque o jogo já está próximo do fim.

Por outro lado, os vizinhos de um jogador mais agressivo tendem a sofrer atrasos em seu jogo, aumentando as chances de vitória daqueles que não se envolveram nas brigas. Por tudo isso eu particularmente gosto da variante que oferece um ponto adicional por templo destruído.

Joga bem de 4 a 6 jogadores e dura de 2 a 3 horas.

6 comentários:

soledade disse...

É um jogo bom mas que, depois de jogado algumas vezes, tende a ficar repetitivo. A excepção é quando se joga com os Fenícios porque, a sua posição no tabuleiro é tão mais complicada que se torna num estímulo adicional vencer com eles. Quem consegue vencer com os fenícios é rei!

Quanto ao rondel, depois da roldana, foi a maior invenção do Homem :)

soledade disse...

*off topic*
http://www.youtube.com/watch?v=dJa0EPdK7hw

Hugo Carvalho disse...

esperem ate jogarem o Imperial para saberem até onde pode ir a rondel

Stein disse...

Hugo, estou indo por ordem alfabética na minha coleção, e vou falar do Imperial e do Hamburgum. De todos o Imperial é o melhor mas não é por causa do rondel...mas me guardo para a ocasião hehehehe

Stein disse...

ontem, pela nossa liga, joguei com fenícios, realmente não lembrava como é desesperadora a situação. Entre 5 jogadores fiquei em 2o e não tive vergonha alguma em comemorar o fato.

Costa disse...

Bem bom, em 2º com os fenícios.
:)