domingo, 4 de janeiro de 2009

Vamos coletar borboletas e orquídeas?

Ao longo do Rio Amazonas diferentes espécimes estão a espera de colecionadores europeus, que pagam a guias nativos para levá-los até o local onde eles possam coletá-las. Este é o mote de Amazonas, um jogo de tabuleiro do Stefan Dorra, o kra dos joguinhos legais de carta.

Embora alguém mais chato possa questionar a correção do tema, ele é muito bem casado com o jogo, um set collection :-)

Tem um sistema que eu adoro na utilização de cartas: todos tem um mesmo set de cartas, a cada rodada vc joga uma carta e num determinado momento do jogo todas as cartas gastas voltam para sua mão para reutilização.

Neste ponto o jogo é de um minimalismo genial: as cartas indicam a iniciativa e a renda para a rodada. A movimentação é feita seguindo flechas no tabuleiro, de cabana a cabana do jogador. Onde coloca a cabana (pagando-se o dinheiro) pega a peça do animal correspondente. Neste parágrafo, todas as peças e componentes do jogo.

Rápido de visualizar tudo e para se avaliar as possibilidades, grande facilidade de gerenciamento e manejo de componentes, o jogo é muito agradável. O que garante uma rejogabilidade mínima é que a cada rodada é sorteado um evento e a ordem destes muda de jogo para jogo.

A chave portanto é buscar se programar para os eventos sem descuidar da coleta de espécimes, controlando os caminhos percorridos por outros jogadores. Há uma mistura de adivinhar o que outro vai fazer em termos de iniciativa com uma corrida por posições mais vantajosas no tabuleiro. É instigante e desafiador.

Simples, divertido e inteligente. A colocação deste jogo no ranking do BGG definitivamente não lhe faz justiça. Bom para 3 ou 4 jogadores e jogável em cerca de uma hora.

Nenhum comentário: