domingo, 19 de julho de 2009

Tijolo ou argila?

Pra comemorar a nova formatação do blog nada melhor do que um post sobre tijolos


Como já mencionamos em posts anteriores, primeiro sábado do mês é soirée jeux na ludoteca de Issy les Moulineau. Como a Bel está soterrada pelo mestrado e não queria dormir tarde, tive que arrumar outra companhia pra ir pra última soirée comigo. Convidei então a Marina (russa) e seu namorado Ianick (francês). Ambos foram apresentados ao mundo dos jogos por nós e adoraram.

Nos encontramos mais cedo, jantamos, e pouco depois das 9 lá estávamos nós escolhendo o que jogar (são muuuitas opções). Um outro francês (habitué da ludoteca) se juntou a nós e resolvemos então testar o Ghost Stories. Ele conhecia bem as regras e já tinha jogado diversas vezes. Nos explicou tudo rapidinho e lá fomos nós à caça aos undead. Tivemos algum problema de tradução prncipalmente com a Marina que não conhecia o vocabulário específico. Foi difícil lembrar a diferença entre amaldiçoar (maudir) e assombrar (hanter), mas o mais complicado foi o exorciser.

Marina - O que quer dizer exorcisar?
Tânia - Matar
Menino da ludoteca (sorry, não sei o nome dele) - É, não é bem matar pois os fantasmas já estão mortos.
Tânia - É matar, Marina

Enfim, acho que ele não ficou muito feliz com a minha falta de tato pro vocabulário do jogo, mas tudo bem. Jogamos e matamos (ou exorcisamos) todo mundo. Embora tenha sido muito apertado, conseguimos vencer do tabuleiro com dois de nós mortos e os outros dois nos últimos suspiros. Eu gostei do jogo, mas não adorei. Acho que como jogo cooperativo prefiro o Pandemia.

Em seguida a Marina resolveu que queria jogar um jogo de construção. Como o Civilization seria um pouco longo, optamos por um bom e velho Catan. O casal nunca tinha jogado então me pus rapidamente a explicar as regras enquanto nosso amigo "menino da ludoteca" ia dar um voltinha. Assim que voltou iniciamos a partida.

Rola dado, produz, contrói...

Tânia - quem quer trocar uma madeira por um tijolo
Menino da ludoteca - é argila!

Gente, no Catan francês não tem tijolo, mas sim argila!!! Que choque!!!

Mas fui fiel ao nosso blog até o fim e continuei trocando tijolo até o fim do jogo No fim acho que até ele se conformou e já estava chamando de tijolo também.

12 comentários:

missbutcher disse...

Aêêê!!!, Taninha, muito bem. Excelente post, tudo a ver!

Continue escrevendo e valorizando o oba!, ele não está morto!

Chirol disse...

Não deixe o oba morrer...

:)

Cacá disse...

Opa... cara nova, novos posts... continuem assim, e cá pra nós, os franceses que me perdoem, mas uma vez tijolo, sempre tijolo...

daqui a pouco vai implicar com as ovelhas e o carvão tb... :D

bjos...

Bel Boucher disse...

Cacá, francês A-D-O-R-A ser diferente.

missbutcher disse...

Ah, espero que tenha gostado do novo formato. Está muito mais convidativo, né? Por favor, venha sempre, a casa é sua. Ah, e traga amigos, claro! Quem sabe, assim, os outros colaboradores não ficam mais animados para escrever...

Anônimo disse...

Gostei do novo formato, o post também tá legal.

Bel Butcher disse...

Obrigada, Edu. Entre e fique à vontade. Em breve teremos mais posts.

soledade disse...

Oba, argila!!! :)

Até que enfim pá. Estava a ver que nunca mais lia nada de vocemecês (tuga falando).


Voltamos a ver-nos em Essen este ano? Será a minha última viagem seguida de uma ausência boa provocada pelo nascimento do irmão da Maria, Miguel :)

Abraços a todos e "au revoir" ;)

Paulo

Stein disse...

vou escrever! E saúdo a Tania, a defensora de todos os tijolos!

isabelbutcher disse...

Que maravilha, Soledade!!!!
Parabéns pelo Miguel! É pra quando?

Acho que não poderemos ir a Essen. Infelizmente. Acho que teremos visitas aqui, Tânia terá voltado de viagem com os pais... E eu de ressaca do mestrado.

Mas vamos pensar em janeiro, Leiria! Pensando com muito carinho.

soledade disse...

Obrigado.

É para Novembro, como a irmã :)

Se viessem a Leiria era muito bom.

bjs
PS

Tânia disse...

Parabéns Soledade. Infelizmente não poderemos ir a Essen. Mas vou pensar forte em Leiria.

E acho que oba argila não combina nem um pouco.
OBA TIJOLO!!!