terça-feira, 4 de setembro de 2007

Meus jogos de agosto

Este foi um mês marcado pelos jogos mais curtos, embora não tenham faltado jogos mais pesados. Vamos a eles:

Mamma Mia 7x
É um simpático filler de assar pizzas. Uma espécie de jogo da memória com gerenciamento de cartas na sua mão. Simples e rápido, permite partidas bem descontraídas e xingamentos mútuos entre pizzaiolos quando há roubos de ingredientes por meio de pedidos mal intencionados hehehehe

Mr. Jack 6x
Um jogo de dedução para duas pessoas, muito bem feito e extremamente bem produzido, além de ser jogado em cerca de 20min a 30min. Fácil de explicar as regras e com um mecanismo inteligente de eliminação dos suspeitos.

Equilíbrio 5x
Excelente jogo da Origem. Jogo abstrato, de lógica, para 2 a 4 pessoas. Também se destaca pela rapidez e simplicidade de regras. O único fator que eventualmente incomoda em algumas partidas é a sorte quando se puxam novas cartas de objetivo.

Schildkroetenrennen 4x
Corrida das tartarugas. Jogo infantil do Knizia, no qual as tartarugas se movem por meio de cartas. Muito engraçado mas que frustra um pouco pelo tamanho do percurso, muito curto. Dependendo do número de jogadores e das cartas na sua mão vc não tem muito como reagir numa corrida. Mas isso não é tão grave na medida em que cada partida dura uns 10min.

Hive 3x
Campeão aqui no Oba, não requer muitos comentários.

Carcassonne The Castle 2x
O Carcassone do Knizia para duas pessoas. É praticamente outro jogo, embora inspirado no Carcassonne (tiles, coloca meeple no tile colocado ou não e controla coisas que vai construindo com os tiles) mas definitivamente diferente. Não foi exatamente um sucesso, acho que ainda preciso jogar outras partidas.

Coloretto 2x
Simpático jogo do Schacht, um filler que desafia a cautela e a ambição. Bom jogo de cartas sem nada de extraordinário. As escolhas são muito simples e basicamente se referem ao binômio citado, sendo que a falha na ambição significa beneficiar o adversário e a cautela significa não beneficiar ninguém mas fazer poucos pontos.

Dawn Under 2x
Um bom jogo de memória, com um quê de sacanagem. A sacanagem consiste em preparar armadilhas para o adversário, as quais podem ser evitadas se este tiver a memória suficientemente aguçada. O jogo ao final é definido mais por erros dos adversários do que pela capacidade individual de cada um.

Diabolo 2x
Schacht outra vez, desta vez um filler ainda mais caótico de cartas, escolhas relativamente simples e jogo nada pretensioso. Bom jogo, mas cuidado em não se exceder nesta linha na sua coleção.

Flaschenteufel 2x
Excelente e bizarro jogo de vazas baseado num conto do Robert Louis Stevenson. O objetivo é se livrar da garrafa do diabo, sempre vendendo-a por um preço menor que o comprado. Todo o jogo gira em torno deste conceito do conto e é divertidíssimo. Foi uma surpresa agradável neste mês.

Hellas 2x
Joguinho para 2 da Kosmos e do recentemente falecido Delonge. Dependendo do comprometimento e seriedade dos jogadores envolvidos pode se tornar interminável e às vezes a sorte tem um peso excessivo. Jogado descompromissadamente é muito agradável.

Tafl 2x
Abreviação de um antigo jogo nórdico, produzido pela Origem. Tabuleiro bonito, peças pesadas de metal e abstratamente interessante. É um desafio diferente para as cabeças já habituadas a pedacinhos de papelão ou cubos de madeira.

Lightning: D-Day 2x
Nas primeiras vezes achei um jogo extremamente desbalanceado sobre o desembarque da Normandia e o mais incrível é que em favor dos alemães. Contudo, jogando com as regras corretas e já com certa experiência percebi nuances interessantes sobre o jogo que me fizeram acreditar nele novamente.

Lost Cities 2x
Surpreendentemente joguei pela primeira vez neste mês e adorei. Este Knizia realmente é dose para zoológico. E não passa de um jogo de sequências numéricas...Impressionante. Ah, o tema do jogo é absolutamente irrelevante, para variar.

Lost Valley 2x
Aqui um jogo que é extremamente fiel ao tema, tudo leva ao ambiente sugerido e de uma forma bem lúdica e divertida. Outra agradável surpresa. Os jogadores são basicamente exploradores num vale, em busca de ouro. Caçam, pescam, utilizam dinamite para mineiração, constróem canais, bebem uísque (a única viagem mas tudo bem) e circulam de canoa pelo rio.

Tanz der Hornochsen 2x
A versão em tabuleiro do Take 6 ou Category 5 ou 6nimmt. Batizada por nós de "jogo do cocô". É o 6nimmt na mecânica mas alguns efeitos no tabuleiro exigem alguns cálculos adicionais dos jogadores. Quem fizer menos pontos vence. Divertido mas não extraordinário.

Agora a relação daqueles que joguei uma única partida:

AoE III, Amazonas, Antiquity, Arkham Horror (dark pharaoh), Basari, Blokus, Blue Moon City, Cave Troll, Caylus Magna Carta, Citadels, Colosseum, Dschunke, Fórmula Dé Mini, Die Fugger, Himalaya, Inkognito, Jambo, Liar's Dice, LotR: Confrontation DE, Magna Grecia, Mancala, Marvel Heroes, Meuterer, Notre Dame, Pillars of the Earth, Runebound, Schoten Totten, San Juan, Scrabble, Shadows Over Camelot, Taj Mahal, Tomahawk, Um Reinfenbreite, Winner's Circle, Zombies.

A esmagadora maioria dos jogos foi muito agradável, por isso é até difícil fazer um top 10 de agosto, mas vamos lá:

1. Cave Troll
2. AoE III
3. Mr. Jack
4. Himalaya
5. Caylus Magna Carta
6. LotR: Confrontation DE
7. Notre Dame
8. Basari
9. Flaschenteufel
10. Dschunke

No mais, quem quiser comentar algo sobre algum destes jogos, trocar impressões ou seja lá o que for, mas sempre relativo aos jogos, esteja completamente a vontade.

abs

13 comentários:

Chirol disse...

Que beleza!!
O Cave Troll em primeiro no top 10!

ele merece...

abraços!!

Stein disse...

No top ten de agosto Chirol, mas este suspeito que é um jogo que sempre estará no meu top 10, na pior das hipóteses num top 20 com certeza. Gostei bastante.

abs

Stein

Anônimo disse...

quero ser tão nerd quanto você.

Dimitri BR disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dimitri BR disse...

caro anônimo, "quanto você" quem? temo que, no caso deste nosso obatijolo, seja preciso especificar...

Anônimo disse...

acho que ele está se referindo ao stein! eu confesso que me impressionei também com a quantidade de jogos jogados e a minúcia com a qual ele lembra de todas as partidas, queria eu lembrar tão bem dos jogos que joguei!

bjos

Stein disse...

Nossa Manti, acho que os comentários que faço são extremamente genéricos, mesmo porque se me aventuro a fazer um mini-review teria que escrever um romance...

E não é tão absurda essa quantidade de jogos se pensar que em média jogo 2x por semana (uma em casa e uma na Ludus). E muitas vezes temos fillers que são jogados entre uma risada e outra.

abs

Stein, apesar de tudo, nerd sim.

soledade disse...

Tantos jogos num só mês!
Por aqui não há tempo para tanto num mês de 30 graus :P

Viva o inverno! :)

soledade disse...

Ah! Esqueci-me de dizer que gostava de ver um comentário mais aprofundado ao Age of Empires III. O que é que acham dele?

abraços
PS

Chirol disse...

Caro soledade,
Se a gente aqui pelos trópicos fosse esperar pelo inverno (ou pelo menos os dias que parecem inverno), quase não jogariamos.

Mais uma grande vantagem do Hive: Ótimo para jogar na praia!!

:)

Dimitri BR disse...

ok Chirol, até já na praia, então! eu levo o mosquito.

---

Stein, acho que você está se aperfeiçoando em fazer comentários curtos, mas que ainda assim passem uma noção de como é o jogo.

agora, talvez você possa atender à solicitação do Soledade, porque eu jamais tive contato com o AoE III.

---

soledade, seu comentário me lembrou o de um amigo alemão, gamer esporádico (eu ia dizer "gamer de uso recreativo", e percebi que essa alcunha, por oposição, diria muito sobre o fanatismo dos hobbistas), impressionado com nossa devoção ao brettspiel:

"you play all the time! in Deutschland, it's simple: it's snowing - we play!"

agora, até onde tenho conhecimento, creio que há mais dias nevados na Floresta da Turíngia do que em Portugal, certo? e duvido muito que esse meu amigo jogue mais que vocês! :]

ah, e só mais uma informação: fez frio mês passado! chegamos a ter 7-8 graus aqui no Rio, o que não ocorria havia anos. todos os casacos empoeirados saíram às ruas.

---

abraços paratodos - que hoje faz sol e é verdade que espero breve estar jogando hive na praia com o Chirol!

Unknown disse...

quero jogar cave troll agora!

ana sol.

Chirol disse...

É só pintar aqui em casa!!!

O legal é q o cave Trool funciona com 2 jogadores!

:)

beijos!