quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Os jogos em setembro

Chirol, fiz uma divulgação maciça do Cave Troll entre os jogadores aqui em Sampa...Logo, logo ele será um dos top 10 do BGG hehehehe

Cave Troll 10x

Divertidíssimo. Campeão. Queria ganhar mais vezes. Acho que com a repetição vou aprender o feeling do jogo.

Crokinole 8x

Jogo para bar, sítio, família, casa, crianças e até os gatos. Dê petelecos e sorria. Com outros gamers presentes os petelecos começam a se tornar milimetricamente maldosos e não mais meramente geométricos. Que venha para o Natal!

NotreDame 6x

Um excelente eurogame, rápido e interessante. Um gerenciamento de cartas e pontos, interagindo com seus adversários diretamente pela escolha das cartas que eles terão a disposição. Muito bom. Para mim o verdadeiro SdJ.

Riquezas do Sultão 6x

Jogo nacional lançado pela Estrela, do Zatz e do Halaban. Filler divertido no qual o blefe e o conhecimento dos adversários na mesa contam muito.

Manila 5x

Um jogo de apostas do Delonge. São duas fases distintas uma de leilão e outra de ações desenvolvidas ao longo de rolada de dados. Totalmente despretensioso porém divertido.

Blokus Trigon 4x

É impressionante como o simples fato de alterar o formato da peça para triangulos altera completamente a perspectiva do jogo. Outro dado interessante é que o jogo funciona bem somente em três pessoas. Para duas ou quatro recomendo Travel Blokus e Blokus, respectivamente.

Equilibrio 3x

O jogo do momento para a Érika. Além dela continuar me surrando ela apresentou para toda a família e foi um sucesso. Meu consolo é que neste mês ganhei uma partida.

Hive 3x

Hours-councurs aqui no Oba e caiu nas graças da Érika, minha cópia deve chegar no fim deste mês. Entrei para o clube.

Bang 2x

Meu ex-grupo de RPG gosta muito. Na nossa jogatina mensal lá em Campinas virou quase que obrigatório ao menos uma partida.

Caylus Magna Carta 2x

O mesmo feeling do Caylus em um terço do tempo geralmente preciso para concluir uma partida. Ao contrário do San Juan não é um jogo diferente, trata-se realmente do Caylus com cartas. A diferença fica por conta do tempo, o que exige uma estratégia mais imediatista.

Lost Cities 2x

Inclusive servindo como gateway e mais um jogo que caiu nas boas graças da Érika. Sou feliz.

No thanks 2x

Foram partidas frustrantes. Lembrem-se de jogar numa mesa equilibrada, uma pessoa pode tirar o prazer do jogo.

Tannhauser 2x

Nova aquisição da coleção e logo, logo vou escrever sobre ele.

Wings of War: Dawn of War

Mecânica interessantíssima mas estou perplexo com o tempo de duração: as duas partidas que joguei levaram cerca de 2h30. Estou sem entender porque tanto tempo. Tenho a convicção que são as fichas de dano. São muitos zeros em jogo.

Zooloretto 2x

Family game total. Gostoso, leve e sem maiores segredos. Além de ser "fofo" para o público feminino. Acho que nós gamers estamos perdendo as raízes...

Jogos que viram mesa uma única vez neste mês (ao menos comigo presente):
Age of Empires III, Amun-Re, Attika, Blokus, Dawn Under, Domaine, Familienbande, Formula Dé Mini, Global Powers, Hneftafl, I'm the Boss, Jungle Speed, Leornardo da Vinci, Mission Red Planet, Mykerinos, Niagara, Portobello Market, Power Grid, Queen's Necklace, Runebound: Crown of the Elder Kings, Runebound, Ruise & Bruise, Saboteur, Samurai, Setlers of Catan, Die Sieben Siegel, Tichu, Tigris & Eufrates, Tikal, Turn the Tide, Union Pacific, Yspahan.

O top 10 do mês de setembro:

1. Cave Troll
2. Crokinole
3. NotreDame
4. Amun-Re
5. Mission Red Planet
6. Portobello Market
7. Tikal
8. Die Sieben Siegel
9. Union Pacific
10. Manila

6 comentários:

Chirol disse...

Já encomendei para as enviadas especiais a Europa outro jogo do Tom Jolly, o Drakon. Depois do cave Troll, o cara merece confiança. Espero que elas achem ( e que seja bem baratinho). E o legal é que o cave troll é um area control que funciona bem para dois.

Infelizmente por falta de oportunidade não jogamos mais depois daquela partida contigo Stein. Mas quero em breve experimentar com as regras alternativas (deixa o jogo mais sanguinário!)

abraços!

Anônimo disse...

o unico jogo que realmente tinha interesse em saber sobre é Tannhauser e foi o unico que voce deixou de fora

Dimitri BR disse...

calma, anônimo: o stein prometeu resenhá-lo breve.

aí quem sabe você comenta sem deixar a sua identidade de fora, também.

:P

Dimitri BR disse...

o cave troll é mesmo muito bom, rápido e inteligente. vale por um "El Grande light" - onde o light fica mais por conta da menor duração do que por uma menor complexidade.

quero muito ver/jogar esse crokinole nacional! afinal, ele é mesmo menor que o que estava na fpt (me refiro à área jogável). e aquelas paredes laterais, não interferem na petelecada?

deu vontade também de jogar mission red planet. mais um area control, mas esse difere mais do el grande e do cave troll - principalmente devido à interferência faiduttiana dos personagens.

e outro que eu estou muito a fim de experimentar é o equilíbrio. quanto está custando um? o que vocês têm jogado é o mini ou o normal?

abraços!

Stein disse...

Dimi,

As paredes laterais não atrapalham e no final contribuem para que os discos permaneçam na mesa, mesmo após petelecos mais afoitos.

Conversei com algumas pessoas e na verdade nossa impressão foi falsa: o tamanho do protótipo é o mesmo da FPT.

Já sobre o equilíbrio creio que jogamos com a versão grande (3 bolas em cada lateral e 5 no centro). A bem da verdade não conheço outra.

Salvo engano o jogo está custando entre R$ 70 e R$ 80 no café da Ludus.

abs

Stein

Dimitri BR disse...

valeu!