segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Oba, jogo novo!

De tempos em tempos surge algum jogo revelação, uma grata surpresa inesperada. Sem marketing ou uma profusão de comentários no BGG você encontra um jogo que simplesmente lhe agrada, que diz algo diretamente ao seu coração ou espírito.

Isso aconteceu há algum tempo com o CAVE TROLL que foi um sopro de ar puro na minha coleção que estava se tornando muito "eurogamer" e me fazendo esquecer as minhas origens. Arrisco-me a dizer que a coleção estava um pouco esnobe e padronizada.

Bem, não lembro como mas fuçando no BGG encontrei um jogo novo de cartas (mas com counters e tokens e cartões especiais para personagens) chamado CUTTHROAT CAVERNS. De cara o que me atraiu foi o lema do jogo:

Without teamwork...you'll never survive.
Without betrayal...you'll never win.
O jogo escancaradamente declarava sua inspiração em RPG's a la D&D com todos os seus estereótipos. Basicamente os jogadores são heróis que estão numa dungeon e devem enfrentar um determinado número de monstros para sair das negras cavernas do desespero e da ambição, caso contrário nem teríamos entrado lá, exceto o paladino que enfiou na cabeça que é sua missão livrar o mundo do mal que infesta as cavernas. Como no grupo não existe nenhum paladino, então todos estamos lá por motivos menos altruístas.
A parte cooperativa do jogo é para fugir da Dungeon uma vez que um herói sozinho dificilmente sobrevive, então todos precisam se esforçar para matar monstros. Isso porque a dificuldade do jogo é setada pelo número inicial de jogadores.
A parte competititva é a que fornece pontuação e determina, portanto, o vencedor. Aí é que entra outra grande sacada e que dá a habilidade de cada um no uso de suas cartas: só ganha pontos quem deu o último golpe, o golpe fatal.
O jogo dura 9 encontros, ou seja, 9 monstros. Cada monstro tem a sua habilidade especial, sua quantidade específica de pontos de vida e um número pré-determinado de pontos de prestígio para o grande matador.
Há também uma grande influência do caos. A iniciativa entre os heróis para cada rodada de combate é sorteada no início de cada round de combate, mas a escolha da carta que cada um utilizará na rodada é feita de forma simultânea e secreta.
As cartas se dividem entre: ataque, ação e itens. As cartas de ataque são setadas de forma secreta, as cartas de ação possuem momentos determinados para serem jogadas, independentemente das cartas de ataque e os itens são baixados imediatamente para serem usados posteriormente pelo respectivo possuidor.
As cartas de ação conferem caos ao jogo, bem como garantem um bom nível tático: elas alteram dano (tanto para cima para quanto para baixo), roubam itens de outros jogadores, redirecionam o dano do monstro...enfim, as possibilidades são infinitas. Algumas delas são excelentes pela piada (ex: My hero - alguém toma o dano que vc tomaria), outras são fortemente temáticas (ex: potion of healing - sem comentários).
Ah, os tokens. Eles servem para marcar algumas funcionalidades de monstros especiais. Por exemplo, a hidra. Coloco em jogo o número de cabeças de hidra equivalente aos jogadores mais uma. Ou o Tentakill: toda vez que um jogador é atingido pelo monstro um tentáculo é enrolado nele, o que é representando por um token. Para atingir o Tentakill, o jogador deve destruir o tentáculo primeiro. E por aí vai...tem wolfpacks, ilusões, pequenos capangas...etc...
Embora o jogo seja novo, já traz uma expansão, que traz novos monstros, o que sempre é legal, bem como o conceito de habilidades especiais para os heróis. No jogo base, pragmaticamente falando, não fazia diferença nenhuma ser o anão, o elfo, a maga, a ladra, etc...Agora, depois da expansão, cada um deles tem o seu poder especial.
A regra geral é que os aventureiros deverão enfrentar 9 monstros, mas existem alguns encontros (como necromancer, obsidian gate, blood mage) cujo efeito é trazer novos monstros. Mas não se preocupem a rejogabilidade é grande porque o jogo base traz 25 encontros, enquanto a expansão traz outros 15. Além disso, no site do fabricante tem arquivos em PDF com novos monstros que vc pode imprimir e utilizar no jogo. Também devemos lembrar que a ordem dos encontros é aleatória. Assim, mesmo que os encontros sejam os mesmos de uma partida para outra, a mudança na ordem já é suficiente para mudar totalmente a característica do jogo.
Enfim, estou muito entusiasmado com o jogo, espero jogá-lo em breve e ficaria muito feliz se fosse numa mesa na qual estejam sentados Alfredo, Chirol e Dimitri, além de mim é claro.
abs
Stein

14 comentários:

Dimitri BR disse...

hum, o jogo parece mesmo farofeiramente, rpgemente interessante. agradeço desde já o convite para experimentá-lo e informo que estou planejando um pulinho em SP; não sei se vai rolar, mas se for é para breve.

agora, o cavetroll é um outro assunto: o jogo é bom de verdade. como eu postei lá no bgg, acho que é uma das combinações de euro e ameritrash com a melhor dosagem de cada um. :]

Anônimo disse...

Também gosto muito desse jogo, chamei o freidemann friese o uwe rosenberg e o michael schacht pra jogar semana passada, mas daí o andreas seyfarth apareceu e ele não queria jogar, então acabamos jogando amun-re, que é bom de cinco.

Anônimo disse...

foi muito legal aquela noite, pena que não deu tempo de jogar um El Grande

Anônimo disse...

eu sabia que o Friedman Friese era Frutinha!!

Anônimo disse...

Sacanagem...

sou sempre discriminado!! ninguém me chamou!

por causa dessa panelinha que nunca venci o spiel des jahres!

Anônimo disse...

pô, o Reiner tá certo, mas é que é chatão jogar com ele;

a gente chama pro playteste, mostra a nova criação todo animado, e ele manda:

"ih! mim já ter lançada joga igual a essa em 1989."

Chirol disse...

RPG e farofa é comigo mesmo!! Tem algum beholder? Acreditam que eu nunca enfrentei um beholder em todos os meus anos de AD&D?

E Cave Troll, bem, ele é a prova cabal de que o ranking do BGG não é tão sério assim (apenas número 689).

abraços

Chirol disse...

quase esqueci de comentar:

tem uma galera muito vip frequentando o blog!!

Anônimo disse...

deve ser um joguinho de cartas semi-caótico...

eu faria melhor!

Anônimo disse...

Não tem nada a ver com o post nem com os comentarios, mas achei engraçado então vou por:
http://boardgamegeek.com/image/262564
WTF? Tudo bem ela IR pra essen, mas precisava continuar de faixa?

Anônimo disse...

http://boardgamegeek.com/image/260182
E esse pra complementar o post dos bolos.

missbutcher disse...

Olha aqui ó!...

missbutcher disse...

Eu bem vi esse ser circulando lá na feira!

Dimitri BR disse...

hum, gabuxo quer arrancar a faixa da miss canadá. uau, que selvagem!