sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Crescei, multiplicai-vos e enriquecei-vos

Após um grande período de fome, um casal no centro da Europa resolve melhorar sua fazenda, plantando legumes, trigo e criando animais. Conforme a prosperidade acontece e a chegada dos filhos, a casa vai aumentando e ficando mais bonita e...acaba o jogo.

Esse é o mote do Agricola. Não é empolgante, mas o processo todo é. Embora o tema seja broxante, o jogo é sensacional, merece esta galgada meteórica para o primeiro posto do BGG. Talvez o grande mérito do jogo seja aliar como poucos os elementos de um autêntico jogo no estilo europeu com a variedade de um típico jogo americano.

A rejogabilidade é imensa, bem como o prazer e a sensação gostosa de fritar o cérebro por algo não produtivo, apenas pelo simples prazer de fazê-lo. Após mais algumas partidas reconheço que mãos melhores ou piores, bem como cartas mandrake podem gerar um problema no balanceamento de forças do jogo, mas ei, lute com as armas que você tem, faça do seu gato um cão de caça, do limão, a limonada.

Qualquer quantidade de jogadores permitida pela regra encaixa muito bem, só não tentei ainda com apenas dois jogando. A tendência do jogo é acelerar conforme as pessoas adquiram experiência e realmente ficar na previsão do fabricante, de 30 min por jogador.

Para falar a verdade não pretende me estender muito, porque já andei escrevendo sobre o Agricola recentemente...então aproveite o blog e leia um pouco mais dos posts anteriores...

Um comentário:

BrainStorm disse...

"Após um grande período de fome, um casal no centro da Europa resolve melhorar sua fazenda, plantando legumes, trigo e criando animais. Conforme a prosperidade acontece e a chegada dos filhos, a casa vai aumentando e ficando mais bonita e...acaba o jogo."

Esta é sem dúvida a melhor descrição que ouvi até hoje do Agricola.

Parabéns :D