quinta-feira, 27 de abril de 2006

Ei, rata!





Amigos, estou aqui criando este post para centralizar as discussões sobre regras erratas. Aqui vão informações (todas elas checadas no BGG):

Kontor: Dani tem a carta 72 com o barquinho. Alfredo tem a carta 69 com o barquinho. Dimi tem a carta 24 com o barquinho. Grazi tem a carta 12 com o barquinho. Dani põe sua carta e move o barquinho, Alfredo põe sua carta e move, Dimi põe sua carta e move etc. etc.


Pague pra ver (citando as regras em inlgês do BGG):
"The player with the higher bid gets the opponent's animal. Both players keep the money received from the opponent."

Ou seja, as cartas zero não ficam tão foda nem trocam tanto de mão, o que eu acho que acontece num jogo com as regras corretas é que fica mais ou menos comum vc sacrificar um animal seu para dar um golpe. A carta zero serve só para a hora desse golpe. De qualquer modo, concordo com o dimi que a variante "mundo cão" ainda é perfeitamente jogável!

Industria (também citando regras do BGG):
"One card per player is taken from the stack pertaining to the current era and placed next to the board face up for all to see. The starting player is the first Auctioneer. He chooses
one of the open cards."

Ou seja, acho que é mesmo do jeito que eu tinha falado, revelam-se 3/4 cartas e o startspieler escolhe uma delas para leiloar. Se ele vender a carta, escolhe outra aberta e leiloa de novo. Se ele pegar a carta para si, o jogador à esquerda escolhe uma das que sobraram abertas e leiloa, e assim por diante. O "endspieler" só tem a chance de ser leiloeiro naquela rodada se todos os seus colegas decidirem pegar uma carta para si.
Se fosse uma carta revelada por vez, não teria tanta graça. Joguem logo aí no Rio e tirem a prova.

Acho que eram esses os jogos, né? Postem aqui, postem postem.

bjos

19 comentários:

Rafael Mantovani disse...

Ei-rata da ei, rata:

Sim, Alfredo! Eu viajei loucamente porque faz muito tempo que não jogo Kontor, para não gerar mais confusão declaro que É DA CARTA MAIOR PARA A MENOR.

bjos e foi mal

Dimitri BR disse...

ayayay

Rafael Mantovani disse...

ah, sim, vou editar o post então pra não haver mais ayayays

Dimitri BR disse...

blz

Rafael Mantovani disse...

ei dimi, eu adoro os seus ayayays e estava só brincando, viu? gosto de postar comentários também, pra que o count de comentários suba às alturas.

Rafael Mantovani disse...

e foi mal por lesar tanto, mas realmente eu achava que era da mais baixa pra mais alta.

Dimitri BR disse...

ok

Tânia disse...

Chirol, acho que na verdade vamos ter que pensar duas vezes antes de blefar pois teremos que sacrificar um animal pra isso, mas talvez fique legal. Talvez isso crie um troca0troca maior de animais e fique mais difícil fazer os quartetos. Proponho um teste.

Tânia disse...

Esqueci... Os ayayay do Dimitri não estão aumentando o contador de comentários, pois aqui na minha tele continua marcando "1 comments" pra este post. Até me assustei na hora que abri.

Rafael Mantovani disse...

pois é, mas na verdade com a regra nova os quartetos serão formados muito mais rápido, ou seja, será mais fácil formá-los!

Um jogador só pode negociar com o outro quando tem um animal do mesmo tipo. Supondo que eu tenha um cavalo e o dimitri tenha um cavalo, se eu desafiar-negociar com o dimi e perder, o dimi ficará com os dois cavalos e eu não poderei mais desafiá-lo no turno seguinte. Se eu e o dimi dois cavalos cada um, a situação é ainda pior, pois quem vencer o negócio formará automaticamente o quarteto (lembrando que, quando os dois jogadores têm dois cavalos cada um, o negócio vale para o par de cavalos). Ou seja, o jogo assim vai ser mais rápido. Isso explica um pouco o nosso estranhamento de que o jogo fosse tão longo, uma partida eu+Menor+Dimitri levou mais de uma hora e meia eu acho.

bjos

Dimitri BR disse...

pois é, vai ficar mais fácil e rápido, mesmo (e isso não é bom).

ainda faltou uma situação nos exemplos do Manti, a pior de todas: um jogador com 3, e outro com 1 carta.

com as regras corretas, o cara que tem 3 pode arriscar - e mesmo que perca, vai ficar com uma dupla, e poderá desafiar pela dupla logo em seguida; já o cara que só tem uma, ou entra de sola mesmo, ou vai acabar entregando um quarteto pro outro!

bem temos de jogar para averiguar o impacto das modificações. como as partidas vão ser mais rápidas, a gente pode jogar mais de uma pra comparar ;]]

Anônimo disse...

Puxa, eu perto de vocês pareço uma ignorante completa em jogos de tabuleiro...

Mas isso não faz muita diferença, eu queria dizer mesmo é que tenho me divertido infinitamente com esse blog!

Beijinhos para todos e otras coisinhas para o Dimitri, que eu não vou postar aqui : P

Dimitri BR disse...

ai, meu deus, primeiro foi a Bel, agora é a Gra fazendo doce de spiel-leiga!

ainda que algum dia tivesse sido, acho que depois do rpg, da pesquisa em todas as lojas de Frankfurt, de jogar comigo e conosco e, finalmente, do co-desenvolvimento do Esperanto (!), não dá mais pra se considerar uma iniciante, né... :]

beijos paratodos

...e idem pra você, Gra. ;]

Rafael Mantovani disse...

pois é, pra mim spiel-leigo é quando você diz que gosta de jogos e a pessoa pergunta "tipo banco imobiliário?"

Rafael Mantovani disse...

pôxa, VALEU por terem me convidado, eu também adoro jogar com vocês...

beijo

Anônimo disse...

pô, só disse que eu não entendo tanto dos jogos quanto vocês... e o único motivo para isso é que eu pesquisei e comprei vários dos jogos, mas não tive oportunidade de testar quase nenhum :(

beijinhos!

Dimitri BR disse...

oooh lindinha! mas só você jogou o jogo do gatinho comigo!!! ;]

Tânia disse...

Voltando às erratas: acabei de perceber que usamos errado um regra do Amun Re. Em nosso jogo era possível dar zero de dinheiro durante o sacrifício. Tentei fazer isso no SpielbyWeb e ele me disse que se não for dar nada de dinheiro tenho que ceder uma carta. Imagino que isso queira dizer que estou descartando a carta e a trocando por um de dinheiro. Mas não sei se isso vai entrar no cálculo do valor do sacrifício e nem se terei direito à recompensa depois. Temos que verificar esta regra.

Beijos a todos

Dimitri BR disse...

com certeza a carta vale por 1 de dinheiro, porque ele oferece a opção de acrescentar uma carta mesmo que você não esteja ofertando 0.

...puxa, que pena: temos que jogar de novo, agora com as regras certas! ;]

(ah, outra coisa da interface: é meio ridículo essa faze de "clique para receber", só porque talvez você tenha e talvez você queira utilizar a carta que a Bel usou... enfim, parece necessário, né.)