terça-feira, 25 de abril de 2006

Oba! Uma pirâmide com 2 tijolos!


continuando a série...

7 comentários:

Dimitri BR disse...

oba a isso, com certeza;

tanto que os caras restringiram o uso de cartas de efeito repetidas numa mesma fase, e mandaram cada jogador começar com uma destas, justamente pra diminuir o poder da "pirâmide em promoção"

(resta saber se a pirâmide feita com 2 tijolos dura tanto quanto as feitas com 3 :P )

---

aliás, essas providências contribuem pra tornar o Amun-Re um jogo tão equilibrado - e tão bom.

---

recentemente alguém aqui do Rio (acho que a Bel ?) estava me perguntando sobre o Caylus, como era, etc.

acabei achando que uma boa imagem do Caylus seria pensar em jogar Amun-Re com todas as cartas abertas, e sem sorteio na hora dos leilões - ou seja, tudo ficaria exposto e as pessoas disputariam os territórios livremente

Mantovani, você que é o único que jogou mais vezes, acha válida a comparação?

e à propósito, tem jogado Caylus ainda, MaryJo? continua achando legal?

---

beijos paratodos

Rafael Mantovani disse...

fala maluco,

é o seguinte: eu acho que a comparação com o Amun-Re faz sentido, porém um jogo muito melhor para comparar o Caylus é o In Schatten des Kaisers, que também quase não tem elemento algum de sorte (a sorte fica só no dois-ou-um do começo do jogo, que faz uma grande diferença aliás), e onde também nenhuma carta fica escondida na mão dos jogadores (exceto pelos pontos no Schatten, porém no Caylus até os pontos ganhos ficam revelados). E com a diferença também de que o Caylus é basicamente um jogo de "produção de recursos e conversão destes recursos em pontos".

Mas a grande semelhança entre o caylus e o schatten é que ambos são no esquema "o que vale mais a pena escolher antes que os outros escolham". Se alguém está cogitando comprar esse jogo eu apoio totalmente. Eu não tenho jogado ele muito no bsw porque estou meio viciado no Thurn und Taxis e no Tichu, mas o Caylus foi o jogo que eu mais joguei até agora no total.

Ah, e a Mary Jo não tem entrado no bsw, se vc for lá é melhor procurar direto o Manti.

bjo e saudade,
Manti

Rafael Mantovani disse...

Sim! Eu gosto muito de elementos de sorte colocados no lugar certo, a beleza do Caylus e do Schatten é uma beleza específica, ninguém disse que TODOS os jogos deviam ser assim. A sorte nos jogos força os jogadores a aprenderem a lidar com situações indesejáveis, imprevistas, testando a capacidade de adaptar os "planos" do jogador à situação concreta que está rolando. E além disso, torcer é muito legal! Oba!

Anônimo disse...

Manti, esse comentário foi MUITO nerd!

Beijinhos!

Tânia disse...

Concordo com a Graziela. Mas já que é pra ser nerd: concordo com o Mantovani.

Dimitri BR disse...

concordo com a Tânia!

Rafael Mantovani disse...

ora, quem aqui está em condições de dizer que o outro é nerd?