quinta-feira, 27 de abril de 2006

oba-list


andei obcecando com este jogo:


Mission: Planète Rouge

parece ser uma mistura de Ohne Furcht (Citadels - aliás é do mesmo autor), Puerto Rico e Kontor, com temática retrô-espacial, e visual steampunk (i.e., cyberpunk da Era do Vapor, tipo A Liga Extraordinária).

---

a seguir está a lista de jogos que mandei pra Graziela quando ela estava pra vir aqui desta última vez.

[como todos os nobres confrades já tiveram a oportunidade de constatar, felizmente a Gra conseguiu encontrar o recém-lançado Zug um Zug Märklin, o primeirão da lista! :]

lá vai:

---

1. ticket to ride: pode ser o novo ticket to ride märklin (no mapa da Alemanha!) ou o europe mesmo, nessa ordem de preferência.
limite de preço: 35 euros (o limite é sério, tá? ele vai variar com a expectativa de preço de cada opção. ah, você conhece minhas idiossincrasias);

2. puerto rico ou caylus: o que for mais barato, até um máximo de 30 euros;

3. carolus magnus
até 15 euros, e MAIS
um deste dois, nessa ordem de preferência: familienbande ou pangea (die Magier von Pangea), se você achar, se couber, etc. - até 12 euros , esses dois;

[OBS: esta opção 3 é a dos jogos de caixa pequena; está aqui também pensando na nova restrição de espaço da bagagem. em última instância, você pode trazer só o carolus, por exemplo.]

e finalmente, a (certamente desnecessária :) opção
4.
vinci ou sankt petersburg ou san marco (nessa ordem, ou o que for mais barato, de preferência 25, mas até 30 euros).

---

e aí: quem tem o quê a dizer sobre esses jogos?

sei que os do item 4 tem todos em Sampa!

e vocês? o que andam querendo / recomendando?

---

abraços paratodos.

23 comentários:

Anônimo disse...

eu estou querendo umas pessoas legais que queiram jogar jogos comigo aqui na Alemanha...

Bem que vocês podiam vir, né? : )

Beijinhos para todos!

missbutcher disse...

Eu queria comprar um joguinho bom para duas pessoas. Não um jogo de 2 a X jogadores (até porque eles nunca são legais para duas pessoas). Um jogo só para dois. Alguém tem dicas?


Ainda não fiz pesquisa, mas estou muito na pilha de comprar o Princes of Florence. Li ótimas referências. De qualquer forma, ainda não analisei outras possibilidades.


Ah, Chirol, manda os nomes das lojas que você achou em Barcelona. Em outubro estarei lá!

Rafael Mantovani disse...

Chiras,

veja só, desses jogos que vc só falou eu conheço muito o Puerto Rico e o San Juan de fama (eu quase tenho certeza absoluta de que eles são bons). O Guillotine eu já joguei e é um jogo divertido sim, lembre apenas que é um jogo que depende muito de os jogadores conseguirem ler o texto das cartas, ele só será acessível a quem entende francês ou já memorizou o que as cartas fazem. Esse Himalaya parece ser muito divertido também, parabéns pelas decisões de compra.

Rafael Mantovani disse...

que legal, eu e a bel postamos quase ao mesmo tempo!
bel, um jogo legal pra duas pessoas é o Halali (em inglês chama Tali Ho, se eu não me engano).

O Princes of Florence é bem legal e vc pode jogar no BSW para testar. (Aliás, o Halali também).

Tem também uns jogos maravilhosos feitos pra duas pessoas, eu não lembro o criador (acho que é o R. Knizia), que têm nomes como Yinsh, Dvonn, outros nomes estranhos. Alguns deles estão no BSW, eu já joguei o Yinsh e um outro que não lembro o nome, os dois são ótimos e são muito duas-pessoas.

bjo

Anônimo disse...

Eu não conheço, mas já ouvi falar de um jogo chamado "lost cities" que parece bem legal e é para duas pessoas...
E tem um outro que me pareceu legal, mas é mega-pesado: twilight struggle, que é sobre a guerra fria, e dura em média 3 horas (haja disposição...)


espero ter ajudado

missbutcher disse...

vocês sempre ajudam! Quer dizer, se nenhuma linha ferroviária não estiver em jogo ou algum terreno com vista para o nilo, claro
heeheh.
Obrigada!

Rafael Mantovani disse...

bel e chiras!

O lost cities é legal também, joguem no BSW pra ver, e ele é perfeito pra duas pessoas. A única coisa é que o sistema de jogo é bem simples, imagino que ele talvez enjoe depois de um tempo, eu jogo mó mal e sempre perco, por isso não tenho o direito de falar que o jogo é "esgotável", mas por exemplo não tem nenhuma carta-oba, no jogo, quer dizer, todas as cartas são comuns, a única especial é uma que tem oba-idade dúbia e que às vezes atrapalha muito.

bjo

Tânia disse...

Mantovani, não consegui me entender com o BSW de jeito nenhum, fiquei vagando sem consguir fazer nada.

Beijos

Tânia disse...

Dimitri, eu vi o Planete Rouge lá em Paris. Não lembro direito mas acho que estava em mais ou menos 40 euros.

Rafael Mantovani disse...

Tânia,

é assim o BSW:
Se vc já tem um username e uma senha (se não tem, faça o cadastro), vc digita na janela do chat:

/manager

e você será levada para uma tela com vários baús.

Cada baú representa um tipo de jogo, o mais fácil é clicar no All/Alle (que tem todos os jogos) ou no Opponents Wanted/Mitspieler gesucht (que tem os jogos com vagas abertas).

Quando você clica num jogo, é levada a uma lista de salas onde o jogo está acontecendo.

Para entrar na sala é só clicar na linha correspondente da lista, é muito simples.

Ao entrar na sala (talvez demore um pouco, porque é nesse momento que carrega a tela do jogo) você digita "hi, can I play?" e começa a falar com os caras. Depois vc clica em "join" para entrar no jogo, e já está jogando. Quando você entrar lá, digite

/tell Manti oi

assim vc vai saber se eu estou online ou não.

O interface varia de jogo pra jogo, alguns são mais auto-explicativos e outros bem complicados, eu sugiro que na primeira vez vc jogue um jogo cujas regras vc já conhece bem (tipo gamão, settlers, ohnefurcht) para vc se acostumar ao interface sem que os caras se irritem muito com a sua demora. Depois que vc já tiver jogado umas duas partidas de um jogo que vc já conhece, aí então vc aprende regras de jogos novos e vai jogar com a galera.
Outra coisa que é bom avisar é que os usuários do BSW geralmente gostam que a pessoa avise quando é "newbie". Isso é porque tem muita gente louca que entra no site, eles querem saber se você é uma newbie expert que já leu e entendeu bem as regras ou se você é uma criança de oito anos que estava procurando o site da BMW e foi parar no site do BSW por engano. Por isso diga algo simpático e eles serão simpáticos também, e não vão se irritar se vc demorar um pouquinho pra se acostumar com o interface.

Qual é o seu nome de usuária/nick?

bjo
Manti

Rafael Mantovani disse...

ah, sim, me ocorreu que talvez o seu "estar perdida" seja na própria página inicial do site (a pág. que está linkada à direita no obatijolo). Então os passos anteriores são:

1. Clicar em "Register" para fazer o seu cadastro (é muito fácil, não precisa nem esperar que eles te mandem um e-mail com senha nem nada).

2. Clicar em "Play". Aí vai abrir uma janelinha de aplicativo Java, você digita o seu username e senha, e vai ser levada pra algum lugar que eu não sei onde é. Então você digita o

/manager

no chat e acontece o que eu expliquei no comentário acima. Importante: não deixe essa janela do aplicativo em modo tela cheia, pois isso impede que vc veja a janela do chat.

Dimitri BR disse...

vamos lá:

1 - Gra-ziela:

eu vou, eu vou! mas enquanto a gente espera a próxima oportunidade - e além de procurar jogadores aí - a gente podia mesmo combinar de jogar online. :]

2 - Chirol:

o guillotine realmente depende muito do texto das cartas, e é um jogo ágil, e apenas de cartas; talvez não seja a melhor idéia comprá-lo;

o Himalaya parece bem legal mesmo. atento apenas para o fato de que logo você, que diz não gostar de dados, deve considerar que o jogo tem um d20! na expansão pra 5-6 jogadores vem também um pacote que substitui o d20 por um sistema de cartas (essas cartas tb estão disponíveis para download, mas pô, se a expansão não for cara, jogar de 5-6 é sempre legal! aliás, sem a expansão, o jogo é bem limitado quanto ao número de jogadores: 3-4 apenas).

o new england também parece interessante. e já vem com assunto pro post do Mantovani, visto que tem um erro nas regras (ao menos na versão alemã). lembremos disso se você comprar... na verdade eu acho que o Himalaya parece mais legal, e mais diferente do que já temos, também (o New England é de leilão e ocupação, guarda certas semelhanças com o Amun-Re).

Dimitri BR disse...

...continuando:

pô, ninguém comentou os jogos que eu listei! :[

Chirol, eu REALMENTE acho que você deveria comprar um dos jogos do item 4 - Sankt Petersburg, San Marco ou Vinci.

o alfredo pode falar bastante sobre eles; o Manti deve ter jogado também.

dos 3 eu só joguei o Vinci, que se assemelha a uma versão enxuta apenas do melhor do Civilization. tem um sistema de ocupaçào/desenvolvimento e troca de "poderes" único, muito bom mesmo. e ainda por cima, dá pra 3 a 6 jogadores.

o Sankt é pra 2-4 e é menor e mais barato, sendo constituído principalmente de cartas - sendo que, diferentemente do guillotine, as cartas não têm quase nada escrito, e têm desenhos icônicos auto-explicativos.

parece ser muito legal e o Alfredo falou bastante bem dele, assim como do San Marco - que talvez você Chirol prefira, por ser mais bonito, com mais peças, mais pesado, enfim.

fala aí, paulistas! concordam com minhas recomendações? pra comprar só um desses 3, qual o Chirol deveria escolher?

Rafael Mantovani disse...

minha recomendação vai para...

CAYLUS!!!!


entre SanMarco, Sankt e Vinci, eu voto no Vinci!

bjos e boas compras

Dimitri BR disse...

..e finalmente:

Bel e Chirol: os jogos que eu citei no item 3 - Carolus Magnus, Familienbande e Pangea - têm a vantagem de ser mais baratos, menores e serem pra 2-4 os 3.

Bel, sei que você está pedindo jogos especificamente pra 2, mas acho que a maioria desses é de jogos bem abstratos, tipo othello, xadrez, essas coisas;

eu diria que o negócio é procurar os de 2-X que sejam realmente bons pra dois. acredite, eles existem! veja só o Ticket... :]

Rafael Mantovani disse...

ah, sim, quanto ao Familienbande:

eu li as regras, e esse jogo tem um pouco a ver com um outro jogo muito bom, chamado ESPERANTO! Leiam as regras e vcs vão entender, de qualquer forma parece ser muito legal.

bjos

Dimitri BR disse...

:]

Tânia disse...

O Vinci está definitivamente na minha lista de intenções. Eu quase comprei, mas já tava sem espaço.

Beijos

Dimitri BR disse...

agora sim! é isso aí comunidade. unida vencerás.

---

e seja bem-vindo, Stein!

Rafael Mantovani disse...

sim, bem-vindos Stein e Alfredo, viva o tijolo e todos os produtos da terra.

missbutcher disse...

Gente, eu estou muito chocada com o grau de nerdices. Eu acho que nunca chegarei aos pés de vocês. Mas juro que vou tentar fazer análises e citar os nomes dos fazedores de jogos...
Ai, tenho muito trigo ainda pra comer

Dimitri BR disse...

...mais do que as evidências citadas pelo Chirol, o que te denuncia é o humor, Bel:

"tenho muito trigo ainda pra comer" foi muito bom! :]

Rafael Mantovani disse...

hahaha, foi muito bom mesmo. E com razão, o que denuncia os nerds é sua dedicação às minúcias e detalhes dos seus objetos de nerdice.