quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

enquanto as fotos não vem

salve povo lusófono tijoleiro e tabuleiro ao redor deste mundo!

tenho já um post engatilhado (na cabeça) sobre a folia dos obatijoleiros cariocas no carnaval, e um outro até mesmo meio escrito sobre número de jogadores (que, pra variar, começou como um reply ao post do Stein, mas nem postei porque ficou muito grande e não tive tempo de terminar).

enquanto não termino este, nem recebo as fotos necessárias àquele (olá, Chirol!), publico este pequeno interlúdio com assuntos variados.

---

primeiramente, informo que incluí nos links ao lado a Confraria de Jogos mantida pelo pessoal da Odysseia. a idéia do José Netto, responsável por ambas as iniciativas, é proporcionar uma maior integração entre jogadores, possibilitando que mesmo desconhecidos anunciem suas sessões de jogos e as ofereçam para quem quiser participar.

inclui também o site da Origem Jogos e Objetos na seção de editoras. acho que nossa experiência com o Xou dou qui deles já mais que comprovou que fazem jogos bons e bonitos.

---

...aliás, falando em xou dou qui, aí vai meu segundo assuntinho: reeegras erradas!

quer dizer, esse é um jogo tradicional, então pode se tratar de uma diferença de versões; pelo que vi, até mesmo os animais variam de versão pra versão: enquanto temos porco e macaco, há quem jogue com cachorro e lobo. isso sem falar no próprio nome do jogo, que aparece no BGG como dou shou qui, se não me engano.

mas sim, as regras: baixei uma versãozinha pra pc, que infelizmente só permite jogar com a inteligência artificial - o que, como vocês podem imaginar, me causou instantâneo desinteresse. ainda assim, como já a tinha instalado, joguei duas partidas pra experimentar - e descobri DUAS regras BASTANTE importantes, que diferem de como estivemos jogando.

a primeira, e mais importante, é a de que nenhum animal pode entrar em sua própria toca! isso faz todo sentido, porque dificulta bastante a defesa, e deve mesmo ter sido uma comida de mosca de quem leu nossas regras (Manti? :) .

a segunda, ao que parece, varia mesmo de versão - mas nessa que baixei era assim: o elefante não pode atacar o rato! isso eu achei meio bizarro, mas também complica a estratégia - o que, muitas vezes, indica que a regra é correta...

---

finalmente, meu terceiro pequeno assunto é uma sugestão pra quem estiver com paciência e quiser pôr em prática suas habilidades manuais (não, não se trata ainda do "faça seu próprio Crokinole" - um projeto bem mais ambicioso, que ainda pretendo apresentar a meu amigo Luis Menor Dreyfuss):

trata-se do "baralho catalogador de jogos"! uma invenção de algum BGG, postada lá no BGG como "miscellaneous game accessory".

tendo a foto da caixa de um lado, e informações básicas (duração, número de jogadores, etc.) do outro, serve não só como um catálogo mas - de acordo com o se criador - como uma maneira mais simples de se escolher os jogos, sem ter de trazer todas as caixas até a mesa...

para Stein ou Alfredo, donos de grandes (e crescentes! :) coleções, pode ser bem útil; assim como para mim, que tenho tido dificuldade de lembrar dos jogos sem vê-los, e gosto de olhar todas as opções para sentir qual me interessa no momento.

---

por ora é só, abraços paratodos!

16 comentários:

Stein disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Stein disse...

Adorei o baralho catalogador de jogos. Pena que não tenho a paciência, determinação e habilidade para fazer algo cujo resultado seja tão bom quanto o da foto.

E minha coleção não pára de crescer embora nuvens negras no horizonte ameacem a continuidade da expansão...

abs

Stein

Anônimo disse...

Fala galera...

Essa idéia do catálogo é muito boa mesmo, realmente requer um pouco (talvez muita) paciência, mas acho que vale a pena tentar...

Eu por exemplo, já estou com uma coleção de mais de 60 jogos, e realmente é complicado ficar pensando, e mostrando as caixas... Embora sempre seja divertido abrí-las e ver as pecinhas... =)

Vou tentar fazer algo, se ficar legal disponibilizo pra galera...

Dimitri BR disse...

Stein, você poderia encomendar à Érica; habilidade para a tarefa é o que não lhe falta. :]

Cacá - ou Stein, se achar abuso demais pedir algo assim pra Érica! - , pensei que se eu fosse fazer algo do gênero, substituiria habilidade manual por praticidade, da seguinte forma:

1- pegaria um programa gráfico qqer (eu uso corel Draw, mas qqer um ia servir); nele, dividiria uma folha A3 em em n pedaços, com uma grade;

2- em seguida, pegaria do bgg ou qqer outra fonte as imagens que interessase pôr na carat (pode ser a caixa ou outra que ajude a lembrar melhor do jogo, como um close do Rei do el Grande, ou da torre do Wallenstein :); jogaria essas imagens nas subdivisões da folha A3, reduzindo todas pra um mesmo tamanho (coisa quase automática de se fazer nesses programas);

3- escreveria os dados de cada jogo numa outra folha A3 igualmente dividida, de modo que uma pudesse ser colada no verso da outra;

4- imprimiria as duas folhas num bureau, em papel canson de 90 ou 120g; colaria uma no verso da outra, e recortaria com estilete.

(não recomendo impressão frente-e-verso, a não ser que o cara do bureau de impressão garanta que dá certo; são poucas as máquinas que fazem isso bem, normalmente se tem muita dor de cabeça e desperdício, tentando acertar a frente com o verso.)

outra saída é imprimir imagens e info em papel comum e colá-las em cartas de baralho.

ficam aí minhas sugestões!

quem de vocês, detentores de grandes ludotecas, fizer o baralho, por este ou outro método qqer, depois poste umas fotos pra gente ver!

abraços paratodos.

Chirol disse...

Cacá: torço para que você faça um destes!! Depois passa para os obatijolenses cariocas! (acho que juntando os jogos de todo mundo já dá um caldo...)

Dimitri: Nossa!! O xou dou qui vira outro jogo! Provavelmente muito mais rápido e ofensivo. E já baixei as fotos, só não consegui hospedá-las em um megaupload da vida. Mas já estão a caminho!

Stein: Confiamos nas habilidades artísticas... da Erica para a catalogação dos seus jogos! :)

Quando vai rolar outra obatijolada?

abs

Tânia disse...

Dimitri, vc descreveu tão bem o procedimento... Acho que vc devia fazer com os seus jogos e mandar o modelo das páginas pra cada um mudar para os seus próprios jogos
:-)

Chirol disse...

Essa Tania é danada!!!

sempre muito prática!

apoio!

abs

Dimitri BR disse...

danadinha

Dimitri BR disse...

...e Chirol, "xyz vira outro jogo" é muito um bordão seu! :D

Manti & Gabs, já experimentaram com as regras corretas?

Chirol disse...

Eu sou quase um programa da "praça é nossa", cjheio de bordões! (aprendi com o Mourão)

Anônimo disse...

Fala galera..

fiz minha versão... dêem uma olhada e vejam se ficou bacana...

http://www.box.net/public/ic2pcrfqan

abraços

Dimitri BR disse...

ufa, ainda bem que o Cacá foi rápido: senão, corria o risco de eu acabar fazendo... ;]

mas sim, ficou muito boa sua versão. parabéns por ela, e pela coleção! :]

(acho que eu só não teria posto o ranking do bgg, porque é uma coisa mutável... ou então poria, mas indicando a que data se referia aquela classificação.)

Anônimo disse...

eu não coloquei o ranking... coloquei o rating que é mutável mas pouca coisa... é só pra ter uma idéia do que o povo acha do jogo... :)

Dimitri BR disse...

certo!

outra coisa que eu pensei que podia entrar era tipo, com quantas pessoas o jogo realmente presta, qual o número ideal de jogadores.

Anônimo disse...

Isso realmente seria uma informação legal... daria um pouco mais de trabalho, pois das duas uma, ou você coloca uma opinião pessoal, ou analisa as opiniões dadas no BGG e no BG-BR... Acho que num primeiro plano vou deixar como está, já ajuda bastante na hora de escolher... :)

Dimitri BR disse...

com certeza, já tá muito bom!