segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Os jogos e o número de jogadores

Outro dia estava pensando na quantidade de jogadores mágica para jogos de tabuleiro e cheguei a conclusão que o número mais universal é 4.

Existem jogos que comportam de 2 a 3, 2 a 4, 3-4, 3-5, 3-6, 2-6, 3-7, enfim, diversas combinações, mas o número efetivo que é o ideal para a maioria dos jogos é 4 jogadores. Em seguida acho que vem o 2, pq são inúmeros os jogos pensados para 2 jogadores.

Nesta discussão sobre a quantidade ideal de jogadores é que mais uma vez me curvo à qualidade do Antike. Hoje, pela primeira vez, joguei-o em três e foi uma partida muito boa, sem perda de qualidade para o jogo. Ele manteve o mesmo nível apresentado em 4, 5 e 6 jogadores.

Essa versatilidade, por exemplo não encontramos em jogos como Caylus, Puerto Rico ou Pizarro, todos jogos que joguei recentemente. O Caylus é praticamente inviável para 5 jogadores, o Puerto Rico fica tb um pouco maçante e o Pizarro perde em disputa qdo disputado pelo número máximo de jogadores (6). São jogos onde o número intermediário é a pedida.

Já o Oltremare praticamente tornou-se outro jogo com o seu máximo (5), o que me levou a rever minha opinião sobre o mesmo (ele andou frequentando minha lista de jogos para troca).

Outros jogos em que a quantidade máxima é a recomendável para obter o máximo de diversão creio que são o King Me, o Princes of Florence, Settlers of Catan e o Elfenland, apenas como exemplo.

Por outro lado alguns jogos que permitem multiplayer são claramente uma abertura à socialização, porque na verdade são jogos que funcionam melhor com apenas dois jogadores, como por exemplo A Guerra do Anel e Axis and Allies (aqui não incluo jogos que embora multiplayer funcionem melhor a dois, como por exemplo Carcassone, Louis XIV e Camelot Legends).

abs

2 comentários:

soledade disse...

A minha formação favorita para o Antike acho até que é a 3. Resulta muito bem.

Dentro dos jogos com o máximo de jogadores (5) poria o Princes of Florence, El Grande e Die Macher.

O Axies and Allies resulta também bem a 3.

Abraços
Paulo

BrainStorm disse...

Para todos esses dilemas eu consulto sempre esta geeklist..

http://www.boardgamegeek.com/geeklist/17016

Acho-a muito util. Provavelmente uma das melhores.