segunda-feira, 23 de abril de 2007

E aí mermão? O que fazer?

Oi. Nas últimas semanas tenho apresentado o Yspahan para diversos colegas do mundo do tabuleiro, inclusive para alguns oba tijolenses, e uma dúvida candente após as partidas é: qualé a da caravana?

O jogo todo é bem amarrado mas na hora da caravana dá uma escorregada. A rigor sua promessa de pontuação é ilusão, mesmo jogando em quatro pessoas não houve como preencher todos os espaços disponíveis e em três nem vale a pena tentar.

O que tem se desenhado é a configuração de uma estratégia vencedora que é a construção o mais rápido possível de três prédios: o bônus de camelos, o bônus de ouro e o que garante o cubo extra quando escolho a ação de pôr cubos nos bairros.

O que os demais acham? Peço ajuda para nossos colaboradores de além-mar, pois sei que também andaram experimentando esse joguinho.

abs

8 comentários:

zorg disse...

Já consegui ganhar uma vez (e ficar em segundo, relativamente perto, outras 2 ou 3 vezes) usando a caravana intensivamente. O truque, ou a dificuldade, é que para valer a pena, tem mesmo de se meter lá cubos muitas vezes e abdicar dos pontos fáceis dos bairros!

Uma boa solução é tentar ocupar as posições que permitem meter 2 cubos de uma só vez e ter sempre camelos à mão para os poder tirar do stock e não dos bairros. Se conseguires uma posição dessas, tens de a fazer render ao máximo.

Quando se consegue fazer isto eficientemente, a caravana é uma estratégia poderosa.

Para além do mais, se usares a caravana e tiveres algum sucesso, nos jogos subsequentes haverá mais tendência para os outros jogadores também a usarem, o que a torna ainda mais viável.

Stein disse...

Olá Zorg, obrigado pela pronta resposta.

O problema é que as posições "duplas" são apenas duas no tabuleiro, sendo que uma delas atinge o bairro de maior pontuação no jogo, ou seja, haja camelos.

É realmente desafiador e estou decidido a tentar. Quero comprovar a viabilidade dessa estratégia até para fugir da mesmice do trio de construções que mencionei no post.

abs

zorg disse...

Pois, gerir o timing é complicado, mas é possível. :)

soledade disse...

Eu também não acho nada interessante a caravana. Já fizemos mais de uma dezena de jogos, o que não é muito difícil :), mas só nos primeiros 3 ou 4 é que desconfiámos que podíamos estar enganados em qualquer coisa nas regras. Depois, começámos a perceber que o problema, podia ser do jogo. Agora já começo a achar, novamente, que deve haver uma solução para aquilo resultar. Com tantos playtests e outras coisas que se fazem, antes de publicar os jogos, a caravana tem de funcionar.

Stein disse...

Sim, havia uma coisa errada, parece uma maldição. Sim, jogamos com uma "regrinha" errada.

A caravana além de pontuar quando completa TAMBÉM pontua no final de cada semana.

Vale ressaltar que no final de cada semana os cubos da caravana não são retirados, apenas os dos bairros. Os cubos da caravana apenas são retirados quando ela enche (isso fizemos certo).

abs

Stein

zorg disse...

Ah, ok. Isso faz toda a diferença! Sem pontuar no final de cada semana, a caravana não valeria mesmo a pena. :)

Dimitri BR disse...

ah sim! agora, TALVEZ a coisa funcione.

especialmente porque, como o Zorg mencionou, o fato de que a carvana PODE funcionar deve levar os jogadores a investir nela - fazendo com que ela de fato funcione!

nada como um bom marketing...

abraços!

zorg disse...

Acabei de descobrir que NÃO é necessário que os outros jogadores invistam, para a caravana funcionar. A minha estratégia actual passa por construir o caravanserai o mais cedo possível e depois mandar o máximo que puder para a caravana, fazendo só os pontos mais oportunistas nos soukhs, nas fases iniciais. Com esta estratégia tenho sovado tudo o que se mexe, mesmo quando sou o único a meter na caravana. :)