terça-feira, 3 de abril de 2007

erno rubik

Salve, caros leitores!

cara, vejam só que bonito:

cubo mágico magnético:
faça você mesmo o seu!

isso mesmo: este site aqui

e

este outro aqui

explicam passo-a-passo, com vídeos e fotos, como fazer este estiloso remake do clássico "cubo mágico" - ou, fora da Brasilândia, Rubik's (Magic) Cube.

em ação


esse passatempo empscicante, verdadeira coqueluche mundial nos (desde os?) anos 80, foi criado em 1974 (!) pelo simpatico arquiteto húngaro Erno Rubik.

dada a dimensão que sua invenção tomou, e a natureza inegavelmente lógica e matemática da mesma, creio que, apesar de ter inventado poucos jogos - o próprio cubo não é considerado um boardgame e não consta do bgg - o bom Erno contribuiu bastante para a difusão dos passatempos inteligentes.

ainda mais se considerarmos a antigüidade da coisa, bem como o fato de que um brinquedo tão popular fosse, já na época, assinado pelo autor (bem, no resto do mundo, ao menos... o que aliás acontece com todos os jogos dele: todos se chamam "Rubik's-qualquer-coisa") .

---

dos 3 jogos feitos por ele listados no bgg, tive a oportunidade de jogar um, o Rubik's Tac Toe, parte do espólio da pioneira loja de rpg e jogos que o pai da Graziela teve (ah sim! não se faz uma she-nerd, bbg doutoranda em física do nada ;) .

trata-se, como o nome indica, de uma releitura do jogo-da-velha, à qual é adicionada mais uma dimensão, através do artifício das peças de dois símbolos E duas cores, uma de cada lado.

a cópia que jogamos era muito bonita, de um jeito anos 80 de ser. :] posteriormente produzimos uma versão caseira bem tosquinha, mas que tinha a vantagem de se reduzir ao tamanho de uma caixa de fósforos. jogamos muito na praia, até a Graziela enjoar de me vencer sempre. :P

---

componentes interessantes e exploração de recursos físicos, aliás, são mesmo uma constante na pequena, porém significativa, obra do Seo Erno: um dos outros 2 joguinhos listados é o intrigante Rubik's Illusion.

a particularidade desse jogo é que metade do tabuleiro é, na verdade, um reflexo da outra metade em um espelho postado perpendicularmente ao tabuleiro; pelo que entendi, o jogador tem de considerar os efeitos de seus movimentos sobre as peças virtuais constituídas pelas imagens refletidas das peças tangíveis.

---

e agora, meus caros, perdoem-me se o post termina abrupatmente, mas não dormi ontem, temos show amanhã, e estou há muitas e muitas horas fazendo divulgação, organizando e planejando a logística da coisa. :]

de fato, foi em meio à esse processo (deixando divulgação em todos os fotologs que são linkados ao nosso), que deparei com a primeira foto e os links. foi então que - como podem ser estranhos os hábitos dos bggs! - resolvi "relaxar" das horas a fio sentado ao computador... fazendo este post, pra trazer o curioso "do-it-yourself" geek aos nobres confrades tijoleiros.

por ora me despeço, portanto,

abraços paratodos E

se alguém produzir um desses, já sabe, né...

---

PS: ah, Graziela, olha só de quem é o flog onde eu encontrei o cubo! :D

beijinho!

3 comentários:

Chirol disse...

Bom, com dados eu só jogo o Marvel heroes!!

:D

3a1 disse...

aimeudeus

Chirol disse...

UAHUAHUAUHAHUAUHUAHAUH!