terça-feira, 10 de abril de 2007

Fortões unidos jamais serão comidos

A grande visita de páscoa ocorreu, embora tenhamos sentido a falta do Manti e do Gabriel, para que fosse uma dessas raras ocasiões com a presença integral, oba.

No primeiro dia de jogatina não estive presente e foi o dia que suscitou essa vinheta musical de estranha dubiedade e grande sonoridade. Depois os presentes podem comentar aqui como foi este dia.

No segundo dia fomos desfalcados por eventos da vida real, mas ainda assim foi uma noite muito proveitosa e agradável. Apresentei o Confrontation ao Chirol e finalmente joguei o Seerauber.

Depois mais apresentações para o pessoal do Rio, com Ys e algumas regras erradas. O principal erro cometido por mim: as duas peças que determinam a iniciativa são acrescidas da última peça que não é posta no tabuleiro. Então o critério de desempate passa a ser a soma das três peças. A peça do rei depois é tirada de uma dessas três. Acho que o jogo fica ainda melhor. A outra regra reli para ter certeza mas a peça branca é trocada por outra da mesma cor imediatamente, ou seja, sem conhecer a nova cotação do mercado. Achei nossa house rule melhor.

Finalmente dois jogos sensacionais: El Grande (exp. O Rei e a Intriga) e Bridges of Shangri-La. Dois jogos nos quais vc tem que ser necessariamente um FdP, mas no primeiro é no estilo italiano e no segundo é no estilo francês.

Na noite seguinte mais jogos: apresentei o Confrontation ao Dimitri, o Dimitri surrou a todos no Turn the Tide mas todos surraram o Dimitri no San Juan. Despedimo-nos da Tânia e do Alfredo e encerramos a noite com uma animada partida de Marvel Heroes.

Ao Chirol e à Ana muito obrigado pela costumeira hospitalidade, à Tânia e Bel um muito obrigado pelos lanches, ao Dimitri pelo bom humor e a todos pela companhia.

abs

9 comentários:

soledade disse...

Desculpem a intromissão nesse vosso fim de semana de Páscoa mas eu acho o Ys uma maravilha. É muito bom mesmo. A mistura de leilão com o bluff, area control cheio de nuances e pessoal a olhar de lado uns para os outros. E isto tudo em uma hora! Maravilha. Tempo de jogo/diversão nota 10!

Abraços de além mar
Paulo

Stein disse...

Chirol, talvez seja o sono, talvez seja o meio, mas não achei em nenhum lugar no manual o lance de pagar plot point para manter o ally em jogo.

Ao que tudo indica, no final do turno ele é descartado.

abs

Chirol disse...

Foi um ótimo feirado de jogatina Stein, e seja sempre bem-vindo!
Mas você tem razão em relação aos allies do Marvel heroes. só não li (voc~e pode me dizer onde viu)que eles serão descartados no final do turno. A impressão que tive relendo é que eles ficam até serem usados.
Outra regra errada foi a dos plot points no início: os herois que não estão no tabuleiro ou que estão de supporting (mesmo no tabuleiro) contam como disponíveis. Enfim, com tanta regra, sempre passa alguma coisa...

abraços!

Tânia disse...

Soledade,
há muito tempo estava com vontade de conhecer o YS e o joguinho não me decepcionou. Apesar de termos jogado com uma regrinha errada (pra variar) gostei muito. Mas uma vez a Ystari manda muito bem. Tudo encaixa no jogo e o tabuleiro é auto-explicativo. Agora, não sei se foi por estarmos aprendendo, mas a partida durou bem mais de 1 hora (eu diria duas). Mas e daí, quero repetir a dose.

Tânia disse...

Corrigindo a pontuação da última frase: "Mas e daí? Quero repetir a dose."

Stein disse...

Repetiremos e com a regra certa Tania, só não sei quando. Não me incomodaria se uma caravana viesse do Rio para São Paulo: garanto jogos e espaço para jogatina hehehehe

Chirol, bem posto, acho que realmente eles devem ficar até serem utilizados, mas depois confirmo isso no manual.

De qualquer modo o não descartar não é tão grave assim porque existe o limite de três cartas na mesa por jogador, o que implica numa escolha pelo jogador.

abs

Stein

Tânia disse...

Stein, até que eu gostaria de encabeçar uma caravana pra Sampa, mas no momento meus finais de semana estão contados, não vai rolar.

Stein disse...

Pena Tânia. Bem, só para vc ter certeza sobre sua admiração ao Ys: aqueles números de 1 a 4 não eram para deixar marcada a ordem do turno, mas sim para marcar o andamento do jogo, tanto que o marcador neutro que existe cumpre essa função no tabuleiro, restando os quatros marcadores de pontuação.

abs

Stein disse...

Ei chirol, realmente: não diz nada quanto a ter que descartar. Uma observação na regra até diz que vc pode colocar plot points apenas no momento que desceu a carta e não em fases de planning posteriores, ou seja:

- vc paga apenas qdo desce a carta
- vc não tem que pagar manutenção
- vc só descarta após o uso

Esse jogo está melhorando ainda mais no meu conceito.

abs