quarta-feira, 16 de maio de 2007

Em defesa dos heróis



Depois de ler diversos comentários no BGG contrários ao Marvel Heroes, resolvi fazer aqui uma defesa dos heróis, a fim de evitar que um destino semelhante ao de nossos amigos aí em cima (ostracismo e clandestinidade), ou pior, ocorra com eles.

--------


Defesa


O jogo é criticado pela quantidade de regras e sua eventual confusão. Ora, é natural que os "ameritrash" tenham dezenas de regras. Há diversos admiradores para TI3 e ele tem muito mais regras, mas muito mais mesmo, que o Marvel Heroes (MH).

O fato é que após duas partidas as regras fluem naturalmente, não são um empecilho e os player-aid que acompanham o jogo são muito úteis para facilitar a memorização, embora não sejam necessários para os mais experientes.

Outra crítica constante é o fator sorte, devido ao lançamento de dados. Ora, as probabilidades aumentam ou diminuem conforme os valores de atributos envolvidos nos lançamentos, o que implica em escolhas por parte de jogadores. Os dados não são um defeito mas sim uma característica que é apreciada por uns e execrada por outros. Na minha opinião os dados são muito mais decisivos no Battle Lore, por exemplo, e o jogo é o 5o no ranking do BGG.

Talvez a crítica mais desprovida de juízo de valor seja aquela em relação à duração do jogo. As partidas, principalmente em 4 jogadores, podem se estender para algo além do razoável, talvez 3h ou 3,5 horas para jogadores mais inexperientes. Contudo isso não é um mal em si se houver a diversão durante este tempo todo. Não me incomodo em ficar 4 horas jogando um único jogo desde que esteja me divertindo.


Desbalanceamento entre times e entre alguns vilões. Esse problema realmente existe. Alguns combos são absurdos e, mesmo em termos de história, não se justificam. Algumas poucas house rules podem mudar isso. Para mim há a questão do desafio, por isso não me importo muito com o desbalanceamento.

--------

Qualidades

Passemos então às qualidades do jogo, ao menos as principais.


1. Adequação ao tema. O jogo provoca uma imersão profunda no universo marvel. Os marcadores na forma de balões, os "knock-outs" vermelhos, os marcadores de nivel de perigo, a arte das cartas, as especificações de locais no tabuleiro, a variedade das missões e as miniaturas transformam o jogo numa grande brincadeira.

O tema não é necessário para tornar o jogo bom, mas ajuda na diversão. Não é uma qualidade recorrente, por exemplo, em bons jogos europeus e é um diferencial para no Marvel Heroes. No entanto, é uma qualidade restrita a fãs de quadrinhos e talvez não seja um atrativo para jogadores de tabuleiro.

2. Combate variado. A existência de três alternativas de poderes para combate e o uso de aliados, tornam a briga empolgante, porque permite a escolha durante o desenrolar do combate. De um turno para o outro posso mudar minha tática de acordo com as circunstâncias. Além disso os combates nunca são iguais e tem duração variada.

3. Estratégia. As missões são o principal fator de pontuação mas elas tem características próprias, oferecendo graus de dificuldade variado para o seu cumprimento. Assim, o que fazer: restringir às missões mais difíceis para fazer muitos pontos de uma vez ou realizar várias de poucos pontos? Ou ainda tentar um mix entre missões fáceis e difíceis? Ainda temos que considerar o objetivo do jogo, de acordo com o cenário escolhido, que influencia na forma da estratégia a ser escolhida.

4. Re-jogabilidade. A grande quantidade de aliados, mas principalmente de missões e cenários diferentes, garantem que um jogo nunca seja igual ao outro. Além disso, cabe frisar aqui que as variantes disponíveis no BGG, principalmente a de solo-play, permitem que este jogo frequente mesas com frequência, compensando todo o investimento.

------

Conclusões

É um bom jogo. Não traz mecânicas inovadoras (talvez o combate, mas trata-se de uma evolução da idéia de poderes especiais de unidades do Battles of Middle Earth), suas regras requerem uma atenção acima da média e um certo estudo. Para jogadores habituais, mais voltados para o estilo europeu, representa uma alternativa diferente e agradável, não é algo para ser jogado com frequência. Para os fãs do estilo ameritrash é mais um bom jogo. Para os fãs das histórias em quadrinhos e com alguma experiência em jogos de tabuleiro é diversão garantida. Enfim, é um jogo que vale a pena.
Os heróis agradecem.


7 comentários:

soledade disse...

Depois de ter visto os pós e os contras do jogo, fiquei com a sensação que afinal ele não será tão desinteressante quanto isso. Ainda assim, para mim, que nunca fui fã de BD, não creio que seja muito estimulante. Pareceu-me, pela crítica e pelos comentários, que o ideal é gostar de BD.

Nota: já há muito tempo que o oba tijolo não nos dava uma review para lermos. Como se diz por aqui, "Boa malha!"

Abraços

vixe! disse...

Gostei do seu review. Estou doido para jogar. Abraços
Fernando

Chirol disse...

Concordo plenamente!!!

zorg disse...

Acho de uma grande falta de ética que vocês venham para aqui redespertar o meu interesse neste jogo e, consequentemente, se coloque em cima de novo outra vez a possibilidade, há muito afastada, de estourar mais uns cobres neste Marvel Heroes! Assim não há forma de eu me tornar um chefe de família responsável, com sólidas poupanças e bastante dinheiro em caixa!

Stein disse...

Caro Zorg, a partir do momento em que você se assumiu como jogador de tabuleiro, o que, aliás, é muito melhor assumir do que outros hábitos inconfessáveis, você descartou completamente a possibilidade de ser considerado um chefe de família com sólidas poupanças e bastante dinheiro em caixa.

Aproveito o momento para agradecer os elogios sobre o post e declaro-me surpreso. Quando escrevi o post não pensava num review mas estava apenas tecendo alguns comentários em defesa deste jogo.

abs

Chirol disse...

É zorg... parece que você vai morrer em alguns cobres! :)
Em relação aos pontos ditos fracos, acho que a sorte é o menor deles. faz parte da dinâmica do jogo (como já disse o Stein), não é tão acentuado em função dos valores do dado (vão de 0 a 2) e proporciona momentos bem divertidos. Outro dia estava jogando com o Dimitri (eu com o quarteto e ele com os marvel knights) e houve um combate entre o Ultron e o Homem-Aranha apoiado pela Elektra. Quem tomasse um hit era derrotado, Ultron(eu) tinha a iniciativa e atacava com 5 dados, e o Aranha defendia com 2 apenas! Simplesmente a minha soma total de hits foi 2!!! O Aranha defendeu, bateu depois e os marvel Knights venceram o jogo.

Sobre a vantagem de alguns combos e desvantagem de alguns grupos, até acho bem equilibrado. Já vi o quarteto (considerado mais forte e com o nemesis mais fraco, o Destino) perder o jogo algumas vezes. Cada time tem o seu ponto forte, Os Vingadores são grosseiros na pancada, o Marvel Knights abaixam bem o "trouble level", Os x-men tem o maior equilibrio entre bater bem e diminuir o trouble e o quarteto tem os poderes de combate mais fortes. Não é isto que atrapalha a jogabilidade.

E sobre os pontos positivos, o sistema de combate e a ambientação são realmente muito bons!!

enfim, me divirto muito jogando este jogo! Como diz o alfredo, tem jogos que são legais de ganhar (el grande, amun-re e puerto rico, entre outros) e jogos que o que conta mais é a diversão (coloco aí o marvel heroes, winner circle e o saboteur).

abraços

Cacá disse...

Finalmente alguém defendendo o Marvel Heroes... valeu Stein.. :)