terça-feira, 4 de novembro de 2008

E no conforto de 221B Baker Street...

O endereço do Sherlock virou Scotland Yard no Brasil...são idiossincracias tropicais..., mas enfim...

Bem, o jogo tem uma idéia interessante, resolver um mistério, coletar pistas a partir da historinha de um assassinato, o tabuleiro simulando a cidade de Londres, tudo é muito bacana, mas o jogo é ruim no final.

Ruim porque as pistas constituídas por montagem são dose: pista do assassino em duas partes...A parte dedutiva é muito fraca. Fora que não existem alternativas de rota, vira uma mera corrida de dados para coletar as informações e acabou.

O jogo seria muito mais interessante se todas as pistas fossem realmente pistas. Alguém que viu, outro que mentiu, um testamento que só um conhecia, o amor platônico e doentio do vizinho, a inveja psicótica do sócio, o álibi não corroborado, o recibo de uma substância química e por aí vai...

Além disso, seria muito mais engraçado que os lugares fossem ficando mais difíceis de conseguir a pista ou que houvesse uma randomicidade na chance de conseguir pegar a pista nos locais...

Enfim, foi uma idéia muito legal que se perdeu um pouco na execução. Não conheço as regras do original, joguei apenas com as regras da Grow. Ainda assim a Érika adora, então de tempos em tempos, como bom marido, submeto-me à tortura.

Um comentário:

ricardo disse...

Tem um jogo que é assim como vc gostaria que fosse o 221B/Scotland Yard, só que é todo em inglês (ou seja: não dá pra todo mundo jogar) e é um pouco difícil de se arrumar uma cópia.
Chama-se Sherlock Holmes Consulting Detective.

Ele tem problemas tb. É lento e bastante denso. Várias pistas são bem longas. O livro que as têm descritas é realmente um livro, não um livreto.

Mas eu adorei e recomendo pra quem gosta desse tipo de jogo e de literatura de mistério.