domingo, 28 de janeiro de 2007

Alguns poucos jogos: entre jogados e comprados

Esta semana foi uma semana atípica, na qual a jogatina foi na quinta e não na sexta, embora na sexta tenha me encontrado com o Alfredo para uns poucos jogos.

Tudo começou na quarta feira com a chegada auspiciosa de dois jogos pelo correio: Formula Dé Mini e o Tichu.

O Formula Dé foi uma aposta para diversificar um pouco a coleção. É um jogo que permite poucos ou muitos (de 2 a 8), rola-se muitos dados e o tema é legal. Já o Tichu também foi pensada na diversidade da coleção, além de ser um jogo bom e muito bem aceito por alguns dos meus convivas habituais.

Na quinta feira tivemos um começo tímido, com apenas um convidado, o Banin, pela primeira vez na minha casa. Iniciamos uma série de duelos cara a cara:

Battle Line - jogo já comentado por aqui e que não cansa de ver mesa. Um tributo para o mestre Knizia.

Camelot Legends - não foi recebido com muito entusiasmo pelo meu convidado. A crítica foi o excesso de texto nas cartas com poderes diferenciados, o que, segundo ele, confunde um pouco o jogo. Mas eu adoro.

Attika - um jogo rápido e muito elegante, joguei para apresentá-lo ao Banin. Ele aparentemente gostou mais deste.

Então chegou o Pedro e optamos por uma partida de Puerto Rico. Afinal éramos três e esperávamos um quarto para mais tarde e este talvez fosse o jogo mais indicado. Não o jogava há tempos e o fiz desta vez de uma maneira um tanto quanto inocente, permitindo um jogo fácil para o Pedro. Num determinado momento já não jogava mais pela vitória e sim para manter minha dignidade. Deu certo e consegui me divertir, como sempre. Esse jogo é muito bom, mesmo depois das dezenas de partidas no BSW e algumas poucas ao vivo. Parece que ele não sente o peso da idade.

Já no fim da partida, chega o Tiago, trazendo uma das novidades da temporada, o Space Dealer. Já não era um neófito total, por isso atuei melhor nesta partida e não totalmente perdido como na minha primeira vez. Ainda assim é angustiante a sensação do tempo passando e vc não planejando corretamente o uso das ampulhetas e vendo os seus adversários conseguirem pontos de maneira ignorada...É bom, mas acaba sendo uma experiência um pouco tensa demais para o espírito lúdico que deve governar os jogos de tabuleiro.

Após uma experiência de tempo curto decidimos degustar algo mais elaborado, que realmente testasse nosso paladar. A opção foi pelo Antike e mais uma vez uma partida interessantíssima e a sensação de que algo poderia ter sido feito de maneira diferente, restando a vontade de jogar novamente para tentar uma nova estratégia.

Encerramos a sessão multiplayer com um Gheos. Achei o jogo interessante mas preciso de uma nova partida porque ele suscitou em mim a sensação desagradável de ignorância ou déficit intelectual. Trata-se de um carcassone com um quê de Tigris e Eufrates. A cada tile colocado pode-se ampliar ou reduzir uma civilização e o jogador tem a opção de tomar um seguidor de determinada civilização. Tem uma mecânica interessante de pontuação pois a mesma pode se dar de forma aleatória (comprando-se um tile de pontuação) ou por escolha do jogador, que gasta um de seus marcadores de pontuação. É um jogo para se pensar.

No fim, sobramos eu e Pedro para uma partida de Twilight Struggle. Jogo sério, pesado, com forte apelo temático. É uma experiência lúdica na Guerra Fria. Muito bom.

No dia seguinte uma grata surpresa: a chegada, pelo correio de Pizarro e Co. Um jogo com uma mecânica diferente, extremamente enxuto e que estou ansioso para estrear. Acho que sexta-feira que vem poderei comentar sobre a respectiva estréia.

A noite tive o prazer de receber o Alfredo. Além da habitual partida de basquete no Playstation e da partidinha básica de Camelot Legends, também encaramos um Twilight Struggle, aparentemente a coqueluche do mês. Antes de dormir, para desanuviar a cabeça das estratégias certas e erradas tentadas na Guerra Fria, jogamos uma partidinha de Fórmula Dé com as invectivas de apoio que apenas os amigos sabem fazer: hummm, vai na 5a ainda machão?

A conclusão sobre o Fórmula Dé Mini: é um jogo de dados, com algumas decisões básicas, para relaxar e deixar acontecer. Pode agradar tanto gamers quanto jogadores ocasionais, principalmente crianças.

É isso aí. até a próxima.

abs

Stein

9 comentários:

Dimitri BR disse...

..o interessante é que a defasagem entre jogos jogados e jogos comprados é tão grande, que o fórmula dé do início do post quase que não chega à mesa! :]

e o tichu, afinal, não chegou? bem, mas esse eu acho que vocês já jogaram, com outras cópias.

---

numa das duas noites em que jogamos aqui, desde minha volta daí, a dupla Bel + Ana Kemper arrasou de forma inapelável os experientes Tânia + Dimitri - experientes, porém muito chegados à, como diz o Chirol, jogar de modo "artístico".

o Chirol, aliás, como bom filha-da-p. que é, correu a assistir o jogo, fuxicar as cartas de uns e outros, e gargalhar conosco a cada vez que Bel e Ana faziam 200 ou 300 pontos (sim, foram umas 3 mãos desse tipo, num jogo de 700 pontos).

e o pior é que eu e Tânia começamos ganhando. acho que nossa ruína começou na segunda rodada quando, num exemplo do que o Chirol chama "jogo-arte", Dimitri jogou uma bomba de cincos em cima do dragão de sua parceira Tânia - a qual, ainda por cima, havia pedido tichu!

ou então a culpa foi da urucubaca despejada pelo Chirol, pois foi a partir dessa jogada da bomba que ele veio assistir a partida, e também a partir dela que Tânia e eu não demos uma dentro, recebendo cartas ruins e jogando pior ainda.

Chirol, seu agourento, espero que tenhas conseguido o que querias: que a Ana fosse bem contentinha para o leito conjugal! :O

---

...e a musiquinha ficou assim:

"tichu, tichu, tichuu
e quem não bate é chamado de
Dimitri e Tânia"

:P

abraços paratodos.

Chirol disse...

Eta nós! Ao mal nadador, até os pulmões atrapalham!!

:)

missbutcher disse...

Bom, pra início de conversa, o Chirol foi assistir à partida em dois momentos: logo no início e no fim, quando a derrocada já estava para lá de anunciada. Outra: quando Dimitri jogou a tal bomba, que ele insiste em dizer que é arte (isso, na minha terra é sandice), Tânia não conseguiu bater primeiro (nem precisava dizer isso, né?).
E outra coisa: eu e Ana jogamos bem pra caramba, tá?! Vai ficar justificando a derrota por quanto tempo?! O fato é que a gente jogou com classe e técnica apuradíssima e a outra dupla ficou a ver navios, sem entender como tão bons jogadores levaram um pedala incomensurável daqueles!!
huahuahauahauahaua

Mas eu nem precisava dizer essas coisas: o Chirol já disse tudo!
:-)

Dimitri BR disse...

huahauahaua! toma, Dimitri!

okok, Bel, reitero o que disse: vocês nos aplicaram uma derrota inapelável, indiscutível. e sim, totalmente meritória!

por isso, não tentarei justificar nada; acrescento apenas o seguinte:

1. certo, a bomba e jogadas do gênero foram idiotas como tática - mas você há de concordar que sem elas, a gente não teria rido tanto ;]

2. revanche?!! :D

beijos paratodos.

Tânia disse...

Bel, o Chirol assistiu a partida quase toda e ficou rindo às nossas custas.

E sim, queremos revanche!!!!

missbutcher disse...

Alfredo, em algum momento do Oba foi postado os endereços das lojas em Paris. De qualquer forma, reforço mais uma vez! a dica para o Dimitri colocar ao lado os links para as lojas e para os sites que vendem. Acho que poderia ser útil para quem está iniciando no vício...
Pronto, achei aqui o link:
http://obatijolo.blogspot.com/2006_05_01_archive.html

Bjs

Chirol disse...

Recomendo fortemente o Himalaya! E se você estiver com grana, compra logo a expansão também. Os tiles que substituem os dados tornam o jogo também interessante.

abs!

Stein disse...

Kra, comprar jogos repetidos não vai acontecer pq tenho todos catalogados no BGG.

Aliás, um sinal da minha demência é entrar ao menos uma vez por dia no BGG, visualizando minha coleção com o "galery view" ativado murmurando "meus preciosos".

Pô, e só comprei o In Shadow pq é um dos meus jogos preferidos e no total, incluindo frente, ele ficou em torno de $27, foi um achado.

E além disso eu tenho contribuído muito para a diversidade de nossa coleção hehehehehehe more more more

(visualizem o Stein com uma cara compulsiva babando na frente do computador com o cartão de crédito na mão)

É assustador.

Por exemplo, jogos atualmente aguardando chegada (foram minhas compras de janeiro e fevereiro):

1. Perikles
2. Ys
3. Lord of the Rings: The Confrontation Deluxe Edition
4. Blue Moon City
5. Shogun
6. Paris Paris
7. Hey! That's my fish!
8. In Shadow of the Emperor
9. Yspahan
10. The Seafarers of Catan

abs

Tânia disse...

Alfredo, acho que a Bel foi mais rápida ao te responder, né? A lista já tá postada no Oba se não me engano com alguns comentários sobre cada algumas das lojas. Acho que a mais recomendada é a Oya. Os caras têm um cartão de fidelidade: a cada 200 euros comprados vc ganha 20 em jogos hehe. Agora, já vou avisando que os preços em Paris são muito, muito mais altos que na Alemanha.

Beijos