(também foi capa do jornal EXTRA).
"Designer cria tabuleiro de War ambientado no Rio de Janeiro
War in Rio tem até divisão de exércitos em cores próprias - o BOPE, claro, é o preto
Se rir é o melhor remédio, o designer carioca Fabio Lopez achou a solução para a guerra civil não-declarada no Rio de Janeiro: War in Rio.
Com irônico selo "Crew", paródia da Grow, o tabuleiro criado por Lopez realoca o cenário da Guerra Fria do clássico War para as regiões da capital fluminense. Ao invés de tomar países, agora é preciso dominar favelas.
As cores dos exércitos agora têm razão de ser. As vermelhas, claro, são do Comando Vermelho, seguidas de azul (PM), branco (Milícia), verde (Terceiro Comando) e amarelo (Amigos dos Amigos). Todo mundo, porém, vai querer jogar com as pretas: a cor do BOPE.
O que impressiona, já que se trata de uma piada, é o nível de capricho que o designer dedicou ao baralho, ao tabuleiro... Não se espante se essa piada for mais longe e parar numa linha de produção de verdade. "
E o pessoal achava que o Jogo da Fronteira iria desencaminhar jovens... :)
Algumas fotos:
Bem que eu disse no papel de Geek of the Week que o Brasil poderia render bons temas de jogos de tabuleiro, não esperava que fosse dar nisso!
abraços
Chirol
9 comentários:
O mais engraçado é que foi a Ana quem me deu esta notícia! Ela viu na banca na capa do EXTRA.
E eu queria que o belíssimo post da Bel sobre Essen rendesse mais, mas não tive como não postar isso!
Fez bem, Chirol, fez bem. Sabe aquela nota que escrevi sobre o War Império Romano e sobre os meninos que criavam wargames (na Aventuras da História, edição de outubro)? Pois bem, um deles criou um wargame chamado Rio 40º (se não me engano foi esse o nome). Coitado, quando souber que o War Rio foi matéria ele vai ficar frustrado, já que tem esse joguinho há um bom tempo. Vou convidá-lo para ler a notícia em segunda mão aqui.
Agora...
O que diabos estava fazendo a Ana para ler o EXTRA?
:-)
Eis a questão
É impressionante o trabalho dele no blog!
Paulo
o que mais me assustou/impressionou/desgostou nessa notícia foi a frase:
"todo mundo vai querer jogar com as pretas: a cor do bope".
vem cá, alguém deveria, pelos motivos implícitos, QUERER jogar com alguma dessas facções?!
eu, hein.
(não consigo me furtar a uma sugestão: nesse war-mundo cão, se seu dado superasse o do adversário em mais de um ponto, os restantes deveriam ser convertidos em "balas perdidas", e acertar qualquer dos exércitos NÃO ENVOLVIDOS na batalha, em territórios vizinhos...)
Dimitri, escreve pra ele sugerindo hehe. Da pra usar os dadinhos de aviao pras balas perdidas.
O que mais me decapcionou não foi o tema, mas o gamedesigner manter as mesmas regras do War. Desperdício...
Ainda por cima ele parece dar-se ao trabalho de querer fazer uma coisa boa! Não irá fazer, jamais, mas a ironia é de registar. Sobretudo por causa do trabalho que ele teve! Sublinhar uma característica má do Rio só é admissível a um brasileiro daí. A publicar, eu reprovo a ideia!
O problema é que a mídia e os nossos políticos massacraram o Rio. Hoje em dia tem até paulista com medo de ir pra Cidade Maravilhosa!!! Peloamordedeus, né? Convenhamos que o Rio não é melhor nem pior que as outras grandes cidades do país. Ninguém fala da periferia de São Paulo ou da violência da bela Recife. Não sai nos jornais internacionais sobre o coronelismo nordestino, o pega-pra-capar (literalmente) da região norte, onde a vida não vale um centavo e os coronéis mandam matar seus inimigos com serras elétricas! e jogam os corpos dos inimigos na floresta amazônica.
Mas todos têm pavor de ir pro Rio...
Fala sério, né?
Bom, também não quero ficar falando dos absurdos brasileiros. O Brasil merece e deve ser visitado. Ainda mais pelos portugueses!!! :-)
Postar um comentário