segunda-feira, 12 de junho de 2006

Jogatina de sábado no Rio


Fala pessoal! Ontem (sábado) rolou uma noite muito boa de jogos aqui em casa, com as presenças de Ana Kemper, Tania do Vale, Bel Butcher e Dimitri BR. Começamos cedo (por volta das 19:00, mas com intervalo para jantar) e só terminamos quatro da manhã. Aqui vai a programação da noitada na ordem de jogatina (com breves comentários sobre as sessões e os jogos):
  1. Guillotine: Funcionou muito bem! Como já tinha dito, é um jogo muito caótico, quase anárquico, onde é preciso uma dose de sorte aliada a um certo planejamento. O jogo é bem curto (conseguimos jogar 3 partidas em menos de 1 hora), ideal para o início da noite ou intervalos entre jogos mais pesados. Diversão garantida, não só pela qualidade do jogo, mas como também pela graça dos desenhos e poderes das cartas. Todos jogaram.
  2. Saint Petersburg: Comecei a partida contra o Dimitri enquanto as meninas estavam fazendo o jantar (bem machista isso, não?). Não conseguimos terminar (o jantar chegou antes), mas o jogo me pareceu muito legal, com um sistema de leilão e turnos muito interessante. Estou ansioso para conseguir jogar uma partida inteira.
  3. Himalaya: Foi o auge da noite! O joguinho é muito bom (como bem disse o Dimitri, top 10 ou até top 5!), com a escolha de ações do turno simultaneas e secretas, e sistema de eliminação de jogadores para a escolha do vencedor. E as pecinhas ainda tem umas cores muito legais!!!! Já fiquei viciado no jogo! Jogaram Tania, bel, Dimitri e eu.
  4. C********a: Jogo novo que o Dimitri fez, acabou sendo jogado enquanto eu tentava colocar o meu filho para dormir. Das 3 ou 4 partidas, só joguei a última. Jogo simples e bem legal, e acabou como a estréia das cartas do meu ticket europa. (Dimitri, quando vamos ver os protótipos bonitinhos dos seus jogos? estou muito curioso...). Jogaram Tania, Bel e Dimitri.
  5. Puerto Rico: Foi o último jogo da noite, e devia ter sido jogado mais cedo, pela complexidade de estratégias e regras. Como bem disse o Stein, apanhamos um pouco (confesso que fiquei perdido em alguns momentos do jogo sobre o que fazer, me achando até fora do pareo para depois descobrir que não estava tão mal), mas com certeza ele será muito jogado ainda, pois se esta partida já foi bem legal, imagina quando estivermos sem sono e dominando o jogo! Jogaram Tania, bel, Dimitri e eu.
Bom povo, foi essa a noitada de jogatina de sábado no Rio de Janeiro. Ainda falta estrear o Razzia com 3 ou mais pessoas (joguei só de 2) e Ticket Europa.

beijos e abraços

Chirol

---

[*mal aí pela edição sem consulta, Chireba; é paranóia :P maiores detalhes nos comments. valeu! D.]

7 comentários:

missbutcher disse...

Uma pequena retificação: no Puerto Rico jogaram Tania, Bel, Dimitri e eu
LEIA-SE Tânia, meia-Bel, Dimitri e eu...
Foi muito difícil, muito difícil controlar o sono...
Esse temos que jogar às 18h.
heheeh

Tânia disse...

De retificação em retificação eu também faço a minha: Chirol, eu tenho acento no Tânia e dois Ls no Valle. E "do Valle" fica muito feio (que meu pai não veja este post), usa só o Valle ou o Zaverucha mesmo. Chata eu, não?

Concordo com a Bel que Puerto Rico tem que ser um dos primeiros jogos. Acho que temos que testá-lo novamente muito em breve.

Beijos

Dimitri BR disse...

a noitada foi muito boa mesmo, Chirol trouxe ótimos jogos!

vamos aos meus pitacos, então:

- achei muito estranho mesmo o 'Tânia do Vale'

- adorei o guillotine e até tentei comprar o st. petersburg do Chirol (que o estava menosprezando) ANTES de ele jogar 1/3 de partida - agora é tarde demais rrs...

- Chirol, desculpa a invasão aí, mas editei o nome do novo jogo em fase de teste, por pura paranóia autoral. adianto que gostei muito dos testes e agradeço enormemente a colaboração dos nobre colegas.

quanto aos protótipos, espero tê-los em breve, o do jogo anterior está bem perto de ser fechado; quem sabe se o Mantovani vier logo, como vem ameaçando há tempos, a gente não acelera a produção?

aliás também espero levar os jogos a SP pra testar com nossos queridos bbgeeks lá residentes!

- o Hymalaia parece realmente excelente, vocês têm aí em sampa, já jogaram? achei o sistema muito interessante, com bastante interação entre os jogadores.

o jogo combina vários mecanismos legais, entre eles um semelhante à 'contagem balanceada' do final do Tigris e Euphrates, só que mais complexo - você ganha por um dos quesitos, mas você só pode concorrer se estiver bem num outro (como estar ou não no senado, no quo vadis).

de peso e duração, fica aí por essa área do PR, Amun-Re, Caylus - jogos médios e densos, mas não muito longos, ideais para nossa disponibilidade.

- o Chirol não mencionou dois detalhes, e Freud explica:

1. ele esqueceu de dizer que falta estrear o CAYLUS... só porque não foi ele que escolheu, mas sim, a Bel e a Tânia :]

2. ele omitiu o desfecho das partidas... talvez pelo fato de que eu venci todas, exceto algumas do guillotine e do jogo em teste :P

---

sobre o porto do PR:

há muita discussão no bbg sobre o porto ser poderoso demais ou não. eu ganhei a partida, como disse, e usei o porto!

no entanto, mais alguém tb comprou o porto, sem que isso lhe fosse de grande valia, portanto creio que a peça não chega a ser um furo do design; talvez obrigue apenas uma vigilância extra por parte dos adversários, sobre quem que tentar se valer dele pra ganhar.

agora, imagino que num jogo de 3, sendo dois o Stein e o Alfredo já conhecedores do jogo, e o 3o o Palazzi total newbie, e tendo cada um dos dois primeiros um porto, realmente tenha sido justa a reclamação! :]]]

---

beijos paratodos

Dimitri BR disse...

conta direito: foi Caylus Expansão Peste Negra. com as novas e exclusivas peças do Pedinte, o Miserável, e os Dementados.

não esqueça de dizer que Tânia me venceu também no meu jogo (o primeiro), e que quem venceu o Pobre Caylus foi o Thiagay!

bjos! grandes jogos!

PS: eu tb nem sempre menciono os resultados; apenas chamei a atenção para o fato de quer você o havia feito - coisa que jamais aconteceria - você sabe, olha a autocrítica! - caso você tivesse sido o vencedor da noite...nem adianta disfarçar, que a galera do Oba te conhece rrrss ;]

+ bjoss

missbutcher disse...

Bom, a Tânia certamente vai postar aqui "about last night". Eu não poderia porque "a Bel estava incorporando a personagem 'escrava', de Puerto Rico" (isso mesmo, aquela pecinha marrom), lavrando terras alheias para outros ganharem dinheiro (êita freaks mardito!).
Agora vocês estão com muuuuuuita vantagem no Caylus. Até jogaram o Pobre Claylus (eu diria Caylus Pobre pelo o que Taninha me disse).
Beijos, beijos

Rafael Mantovani disse...

ei, como são essas variantes pro Caylus, quero muito saber!

e dêem uma olhada nesta página:
http://www.boardgamegeek.com/thread/112794


saudade de vocês, apareçam no BSW pra jogar, as partidas de Schrille Stille com todo mundo foram lindas, (menos aquela em que a Tânia avassalou absurdamente, aquela foi frustrante e acho que era uma partida-teste que não conta pro nosso score geral, hehehe)

bjos

ana k. disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.