domingo, 4 de junho de 2006

O tempo estimado para jogos

Alguém leva a sério a previsão de tempo dos fabricante para a duração dos respectivos jogos?

No último sábado, eu e o Alfredo jogamos uma partida de Luís XIV. O jogo foi muito bom, ele realmente funciona muito bem, durou pouco mais de 1h e já entrou para minha lista de top ten.

Já na continuação da noite, contando com a presença do Gabriel e do Manti, jogamos uma partida de Frederico mas já estávamos preocupados com o tempo. O fabricante dizia cerca de 2 a 3 horas, se não me engano, mas o jogo durou mais ou menos 7 horas (o que me rendeu uma bronca em casa, pq cheguei depois das 8h da manhã).

Enfim, dá para levar a sério as estimativas dos fabricantes?

abs

Stein

3 comentários:

Tânia disse...

Acho que não dá pra levar ao pé da letra, mas a estimativa dá uma idéia do tempo de jogo. Na verdade não temos jogado nada com estimativa maior do que 90 minutos e estes costumam durar talvez não 90 mas uns 120. Até que não é uma má estimativa. Nos jogos mais curtos de 20 ou 30 minutos acho que ela é ainda mais precisa. Vide Korsar.

Beijos

Rafael Mantovani disse...

galera, eu acho que estamos subestimando o quanto tempo gastamos entre explicações e checagens e dúvidas de regra, correções de jogada (oops, não recrutei), bobóis em geral etc. Pra mim o jogo ficou especialmente bom no final, quando eu já estava bêbado de becherovka e cansaço e quando minha nação já estava arruinada e portanto eu podia fazer qualquer loucura. Eu achei muito difícil o começo do jogo porque não fazia idéia de como deveria avançar, tanto que meu avanço foi uma piada e um fracasso.
Mas em geral foi muito divertido, não foi? Em breve fotos deste evento.

bjos
Mantovani

Dimitri BR disse...

...já o Chirol é sempre doidão: o Mantovani não estava falando em geral, moleque, ele se referia a essa partida enorme de Frederico que eles jogaram.

---

eu acho o seguinte: as estimativas não são exatas, até porque a duração do jogo deve variar não só de partida pra partida, mas também devido a diferentes do número de jogadores, que acarreta variações expressivas (vide Ohne Furcht/Citadels, por ex.);

---

mas, mais que isso, ela não são exatas porque são categorias de duração:

assim como temos a definição de faixa etária praticamente restrita a 3 níveis (8+, 10+, 12+ - exceto para jogos declaradamente infantis), as durações tendem a se encaixar numas poucas categorias,

possibilitando que nós jogadores experientes possamos ter uma idéia comparativa da duração de um jogo novo ("45-60, ah, então esse jogo deve demorar tanto quanto o Alhambra").

---

assim, as referências são úteis, e mesmo confiáveis até certo ponto - especialmente se levarmos em consideração que o foco das fábricas em jogos médios e curtos pode levá-las a arredondar sempre pra baixo a estimativa.