domingo, 17 de dezembro de 2006

Booooooohnanza!


salve,

só queria avisar que o divertido Bohnanza é o mais novo jogo que pode ser jogado no Brettspielwelt. Já joguei umas três partidas, o interface é bonito, apesar de não ser muito auto-explicativo (todos que estavam jogando comigo demoraram um tanto pra aprender a usar o interface, principalmente no que diz respeito às ofertas de troca de feijões). Também tem um detalhe muito engraçado, que é uma voz de homem anunciando (em alemão) todas as ofertas que são feitas.

Continuo achando esse jogo muito divertido, recomendo a todos que passem lá pra jogar uma. Só recomendo também que joguem com a) alguém que já sabe usar o interface; ou b) alguém que vc conhece bem, e que não vai se importar com erros/demoras/fumbadas etc., que provavelmente vão acontecer na primeira partida. Isso porque é bem provável que essa primeira partida demore bizarramente, por causa dos problemas de interface na hora do comércio de feijões (a minha primeira demorou 90 minutos). Para ajudar um pouquinho com o interface:

Uma oferta comum de troca se faz assim:
1. ofertar um feijão (ou vários) = clique numa carta (ou em várias cartas) que esteja(m) na sua mão (ou na mesa, se vc é o jogador ativo)
2. pedir um feijão (ou vários) em troca = clique no tipo de feijão que você quer receber, dentre os modelos que estão na coluna à esquerda do tabuleiro
3. depois que vc já definiu sua proposta (quais feijões quer trocar por quais), clique na seta verde para validar a proposta. Ela aparecerá para todos os jogadores.
4. se você quiser desfazer uma proposta ainda não validada, clique no x vermelho. Se quiser apagar uma proposta já validada (que já está aparecendo para os outros), clique na proposta com o botão direito do mouse.

Para aceitar uma proposta de alguém:
1. clique na proposta que vc quer aceitar
2. pague a sua parte da troca, arrastando a(s) carta(s) até a tela de troca (que aparece qdo vc aceita).
3. quando o outro jogador tiver pago a parte dele, a troca acontece automaticamente.

Para rejeitar uma proposta/apagar propostas antigas:
- clique com o botão DIREITO do mouse na proposta que vc quer apagar/rejeitar

Quando você não quiser mais fazer troca nenhuma:
- clique na seta azul (duas pontas) ao lado esquerdo do tabuleiro. O jogador ativo precisa fazer isso para passar para a próxima fase (plantio dos feijões trocados). Os outros jogadores podem fazer isso pra avisar que não estão interessados em trocar mais nada.

Para plantar:
- basta arrastar o feijão a ser plantado para o campo onde vc quer plantar. Para colher, clique em ernten. Para comprar um novo campo, kaufen.

Para saber quanto vale/quantos existem de um dado tipo de feijão:
- basta passar o cursor em uma carta desse tipo, ou nos modelos que ficam sempre à esquerda.

E por último:
- as setinhas pequenas verde/vermelha/x que aparecem do lado esquerdo mais abaixo são usadas pelo jogador ativo para indicar que tipos de feijão ele quer (verde), quais ele não quer (vermelho). O x serve pra cancelar qualquer uma das setas. Este último recurso é pro, não vi ninguém usando até agora, acho que ninguém sabe ainda pra que as setas servem.


Então é isso, espero encontrar vocês lá pra um intercâmbio amistoso de feijões, quero praticar para enfrentar a Bel e a Tânia agora no Rio.

Com feijões,
Manti

5 comentários:

Dimitri BR disse...

hei, véio! tu tá online. tava lendo e seu post surgiu na minha frente. praticamente. ah, passei lá na tua nova foto, recomendei e postei um comment. :]

Dimitri BR disse...

cara! 90 minutos num jogo de feijonanza?

faz isso não! vem logo pra cá que a gente joga ao vivo.

ou bate uma melhor-de-três de hive online comigo. :]

---

muito boa a idéia dos marcadores/tags!

já o widget eu achei meio grande, não? talvez pudéssemos pôr só o link pras coleções de cada um, ou pro perfil.. se forem aparecer 3 imagens de jogo pra cada membro, não vai caber, né?

isso sem contar que eu nem tenho hábito de registrar meus jogos no bgg. fiz isso uma vez, mas depois concluí que eu já tinha hábitos demais! :P

bjos

Anônimo disse...

Oba! Vou estrear hoje mesmo. \o/

Achei o widget interessante também, mas não é chatinho atualizar isso toda hora?

Gabriel

Rafael Mantovani disse...

dimi:

eu sei, também provavelmente vou parar de atualizar o widget, mas por enquanto por favor deixe lá, não está ocupando nenhum espaço útil. E sim, vamos jogar feijões aí TAMBÉM, mas na internet também. :-) só que não hoje :-(

gabi:
te ligo daqui a pouquinho

bjos

birdaum disse...

Mecanismos de troca não muito otimizados? Isso me lembra da minha primeira partida de Catan lá no BSW. :) Fiquei séculos-amém até aprender como pedia/trocava coisas. (E agradeço a paciência dos que estavam jogando comigo!)

Sobre o Bohnanza, vou ver se leio as regras. Se te encontrar online por lá, Mantovani, podemos jogar! :D
(Ou então outra partida de Ra, agora comigo tendo vaga noção dos valores (em pontos) das cartas... :D)