sábado, 30 de dezembro de 2006

Sobre os novos jogos

Das minhas últimas aquisições ainda não joguei efetivamente o Samurai e o San Juan. A rigor deveria também incluir nessa relação o Railroad Dice mas fiz uma partida com + 3 jogadores imaginários que foi muito boa, tanto que até incluí na minha relação de partidas jogadas no mês no BGG. Em tempo: o fantasma à minha direita venceu.

Joguei nos últimos dois dias duas partidas de Camelot Legends com o Alfredo. Ambos gostamos muito do joguinho. Basicamente:

Existem três sítios principais: Camelot, Cornwall e Perilous Forest. Nestes lugares vc pode reunir cavaleiros formando companhias (no máximo 6 personagens). As companhias tem por objetivo cumprir missões eventualmente ali existentes, o que rende pontos. Ao final do jogo quem tiver mais pontos vence.

Assim, um turno típico divide-se em 4 fases:

a) puxar um evento; este evento pode se referir um dos três sítios ou ser algo especial que se define na hora.

b) usar os poderes dos personagens; é opcional e cada personagem tem um poder diferenciado, geralmente, se utilizado, significa que o Personagem será descartado até o final do turno ou imediatamente.

c) verificação dos requisitos para cumprimento das missões em cada um dos sítios.

d) ações táticas; vc tem dois pontos para definir entre as seguintes ações, sendo que cada uma delas custa 1 ponto e pode ser repetida, desde que pagando o ponto equivalente:

- comprar carta de personagem (limite da mão é 5)
- descer carta de personagem em algum sítio
- mover 1 personagem de um sítio para outro qualquer

O jogo acaba quando a missão final for revelada e posteriormente cumprida, independentemente da existência de outras missões porventura não cumpridas (regras avançadas).

Já o Asterix é meio farofinha mas é muito inteligente: são cinco sets de gauleses (Asterix, Obelix, Panoramix, Chatotorix e Abracurcix) com cartas no valor de 1 a 10. Os gauleses disputam para ver quem pega o romano da vez (as cartas de romanos variam de valor entre 1 e 15).

No turno tem um romano, os jogadores escolhem secretamente uma carta e a revelam simultaneamente, quem tiver jogado a mais alta pega o romano mas perde a carta jogada, os outros recolhem a respectiva carta.

No final, quem tiver a maior soma de romanos vence, lembrando que se conseguir fazer algumas combinações de romanos há bônus na pontuação. Cada set de cartas tem um idéiafix, que te dá um poder especial: olhar a carta da próxima rodada. Se ficar com ela perde o idéiafix se a der para outro jogador, mantém o idéiafix.

Muito basicamente é isso.

O Cléopatra é muito divertido mas é assunto para outro post.

abs

Stein

Nenhum comentário: