segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Búzios Buena Onda!

Uma respeitável comitiva do "Oba, tijolo" passou o último final de semana na cidade de Búzios. A fellowship era composta por mim, Ana, a criançada, Dimitri, Bel, Tania e a ilustre presença paulistana de Dani. Foram 3 dias muito divertidos, onde todas as gerações presentes se divertiram muito, com boa comida, praia, piscina, e como não poderia deixar de ser, jogos de tabuleiro. O Dimitri estava muito animado com os seus joguinhos recém-chegados (Hive e Familienbande) e ainda havia jogos a serem estreados da última turnê europeia da Bel e Tânia. A jogatina rolou solta, mas sempre no clima do balneário, mais "buena onda" impossível. Bom, agora vamos ao que foi jogado:

Hive: quando o Dimitri me falou dos jogos que ele tinha pedido, confesso que estava com um certo preconceito com esse jogo, bem abstrato e de duas pessoas, mas dou meu braço a torcer: o jogo é MUITO BOM!!!!!!!! Foi o vício de Búzios. Quaisquer 2 minutos livres, e já estavamos jogando .(como disse o Dimitri, é o setup mais prático do mundo) Mil formas diferentes de capturar a abelha do inimigo, várias táticas e nunca duas partidas iguais. Houve bastante equilíbrio entre os jogadores, e quanto mais jogavamos, melhor o jogo ficava. O clássico jogo que é bocó de explicar, mas que rende muito. Já botei no meu top 10 do BGG.

Familienbande: esperava o jogo um pouco mais tático, mas funciona bem. Divertido e leve, e a arte é muito engraçada. mas acabou encoberto pelo Hive. (jogamos só uma vez) A Tania ganhou para variar.

El Grande: como esse jogo é bom. Quero jogar muito ainda e estrear as expansões. A Bel, que não conhecia, se apaixonou. Nada melhor do que ganhar maioria em uma província, e nada pior do que ver algum infeliz "limpar" a mesma área logo em seguida dos seus cubinhos. Ganhei o jogo, que ainda contava com a Bel, Dimitri e Tânia.

Hansa: O jogo é muito bom, mecânica interessante, muita interação entre os jogadores, mas pena que eu não consigo jogar direito. Só para se ter uma idéia da manézisse do jogador que vos fala, vejam só o placar final (não lembro se os valoresd foram estes exatos, mas vamos lá): Dimitri: 42 pontos, Tania: 39 pontos, Bel: 32 pontos e eu: 16 pontos. Acho que a Marininha teria jogado melhor, ou talvez os outros jogadores tivessem mais pena dela e dessem uma colher de chá. Mas um dia eu aprendo.

Verrater: esse foi jogado na praia da Ferradura, e eu fiquei só assistindo (quando a criançada deixava) a Bel trucidar a Dani, o Dimitri e a Tania. Foi acachapante. Mas uma coisa me chamou a tenção: já achei este jogo mais legal. Acho que com a variedade que temos agora, ele perdeu (muito) espaço.

Modern Art: não joguei (tive que supervisionar o meu filho na piscina), mas me diverti só ouvindo os outros jogarem. Esse jogo também é muito bom, e acima de tudo divertido. Se alguém fala que os jogos do Knizia são durões e sem muita "alma", não conhece o Modern Art. Dimitri ganhou mole.

Vinci: estava muito curioso para jogar este, até pela polêmica e comentários de alguns dos colaboradores deste blog, e tenho que confessar que adorei o jogo. Faltava um deste tipo na ludoteca coletiva. A mecânica de declínio das civilizações é muito boa, e seus poderes diferentes tornam a coisa bem interessante. O tabuleiro "estreito" faz com que haja muita interação, leia-se, pancadaria. a "bárbara" Dani ganhou com certa tranquilidade, apesar dos esforços dos outros jogadores em minar a sua força.

Bom foi esta a maratona de jogos do final de semana. Abraços para todos

11 comentários:

Tânia disse...

Eu sabia que não conseguiria ser a primeira a postar o fim de semana hehehehe. Chirol, vc esqueceu do lost Cities que vc jogou com a Bel e eu com a Dani e ainda do C...inha, que jogamos eu e Bel e Dimitri e Dani enquanto esperávamos o córum máximo pro Modern Art. Tev ainda duas tentativas de jogar Tichu (Eu, Dimitri, Dani e Bel), sendo que nas duas vc chegou antes de conseguirmos acabar a primeira mão e o jogo babou. E ainda o pobre Bang! que foi aberto, explicado e não estreiado pois a lasanha foi pra mesa e prefirimos os talheres às armas.

Mas o que achei muito legal do fim de semana é que conseguimos intercalar bem os jogos com praia, piscina, conversas, violão e ainda degustação da culinária mundial (estava tendo um evento na cidade em que cada restaurante preparava um prato típico de algum país pra vender em banquinhas pela rua. Muito legal. Com a ajuda de alguns tickets (agradecimentos à Fernanda e Carol), acho que provamos pelo menos uns 5 pratos salgados e 3 sobremesas diferentes, todos comidos em esquema e caximbo da paz.

Enfim, precisamos repetir a experiência, mesmo sem o Degusta Búzios que só erá sua próxima edição daqui a um ano. Desde já a paulistada está convidada.
Alfredo, o Diplomacia foi e voltou e as pecinhas continuam lacradas. Precisamos de você.

Hugo Carvalho disse...

Pera aí, pera aí:

El Grande ganhou o Chirol
Hansa ganhou o Dimitri
Varrater ganhou a Bel
Moder Art ganhou o Dimitri
Vinci ganhou a “barbara” Dani

O que é que se anda a passar com a Tânia?

Rafael Mantovani disse...

ai... eu queria ter ido também... adoro intercalar jogos e atividades não-nerds.

E Tânia, que história é essa de pratos "comidos em esquema e caximbo da paz"???!! tô muito curioso, explique direito por favor

E galera do Rio em geral, devo ir praí na quinta que vem, se der tudo certo, vão montando o setup do Hive pra mim.

bjo

Anônimo disse...

Falando em Hive, estou te devendo minhas impressões sobre ele, Dimitri.

Joguei algumas (várias) partidas dele contra a AI do site. Levei umas 5~6 partidas até conseguir ganhar a primeira.
O jogo parece muito legal mesmo. É cheio de possibilidades, ainda tenho que aprender a usar melhor cada inseto (as aranhas especialmente -- movimentação delas desencoraja a usá-las como ataque... elas acabam virando só 'plataforma de lançamento' de outros insetos :P).

As partidas contra o PC sempre foram rápidas (aliás, uma pergunta: quanto tempo dura (em média) uma partida entre humanos?). [Partidas em que, aliás, ficou evidente uma coisa que já sabia sobre mim jogando: às vezes eu fico tão concentrado em tentar prender a rainha adversária que nem olho para as minhas peças e acabo com a rainha presa! :P] De todas as partidas, acho que só houve 2 ou 3 empates.

Fiquei com uma ótima impressão dele. É realmente um jogo em que aprender as regras é muito fácil, mas daí até você melhorar tem chão. ;)
[Falando nisso, alguém daqui sabe jogar Go?]

Ótima descoberta (e obrigado pela recomendação), Dimitri! :)

Tânia disse...

A Tânia foi atacada por uma infecção de herpes zoster que segundo a Bel atingiu o cérebro hehe

Tânia disse...

Cachimbo na paz leia-se: uma garfada por pessoa enquanto o pratinho roda de mão em mão. Achei muito apropriado para uma degustação hehe. Até porque tínhamos comido uma ótima kirche (escreve assim?) e não estávamos com fome.

missbutcher disse...

O evento se chama Megusta Búzios. Ótimo nome!

Rafael Mantovani disse...

Degusta Búzios, pelo esquema de passar o prato de mão em mão.

missbutcher disse...

Birdaum, o problema é que começava a dar analisys paralysis na galera e, o jogo que deveria ser rapidinho, acabou sendo O jogo demorado entre os jogos (teoricamente) mais longos! Eu comecei a brincar, perguntando quem queria jogar Caylus comigo enquanto esperávamos o Hive acabar!
É mole?

Anônimo disse...

Chirol e Bel,

obrigado pelos comentários. Imagino que a curva de 'demora' diminua com mais experiência, não? Mas é melhor esperar vocês jogarem mais partidas, e aí me contam! :) (Comparar com a duração de Caylus foi dose! :P Você podia tb convidar o povo para alguma partida de um daqueles wargames monstruosos de que o povo vive comentando na lista, que têm partidas de 6~8 horas... :))
Aliás, estava pensando com meus botões: pode acontecer de um jogador não ter espaço para colocar uma peça nova E não poder movimentar uma peça já colocada? Neste caso, o que ele faz? Passa? :P
Outra pergunta é: se você não tiver como colocar uma peça nova, mas tiver como movimentar uma peça já colocada, você é obrigado a fazê-lo?

Até mais,

birdaum.

Tânia disse...

EStamos jogando com a regra: se há um movimento possível vc é obrigado a fazê-lo. SE não há vc passa até que o adversário solte alguma peça sua (o que geralmente não acontece.