quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

filler

Salve, camaradas jogadores!

não, não vou falar de um novo joguinho rápido e caótico, ideal para entre uma partida e outra de um monster game; o título do post se refere a ele mesmo, que vai ser bem breve...

não tive oportunidade, nos últimos dias, de comentar os posts mais recentes - e teria sim alguma coisinha a acrescentar, especialmente sobre a mui agradável excursão à Búzios, pela qual agradeço à nossa anfitriã Tânia, e aos demais camaradas pela sempre excelente companhia.

---

hoje, todavia, tirei um tempinho para postar aqui mas, ao invés de comentar, realizei algumas atualizações e reformatações aí na área de links.

a saber, separei os blogs (que mereciam há muito lugar de destaque!) dos sites de referência, reordenei alguns links, incluí o bodegueims (olá hmocc!), a SpielBrasil (fala, F. Tola!) e a novata Odysseia - para quem redigi também um email, felicitando-os pela iniciativa, e pondo o Oba à sua disposição para divulgação de eventos relacionados a jogos.

incluí ainda a ambiciosa iniciativa da Ludopédia, banco de dados "wiki" - ou seja, alimentado pelos prórpios usuários - que dá seus primeiros passos, e atualizei o link do Boardgame Designers Forum, que estava quebrado. aliás, também estava quebrado o gamenight, que removi, pois está aparentemente fora do ar.

finalmente, ayayay, com muito receio, acrescentei à seção de jogos online o boardspace - site no qual se pode jogar alguns abstratos, inclusive uma linda versão fotográfica de um certo jogo para duas pessoas que tem a maliciosa característica de não precisar de setup algum... por favor, queridos leitores: apreciem com moderação!

---

ufa! acho que foi só.

peço aos amigos que indiquem no reply deste post outros links que julguem dignos de menção aqui no oba, bem como quaisquer problemas/comentários acerca dos links que já aqui estão.

valeu, abraços paratodos!

30 comentários:

missbutcher disse...

Será, assim, quem sabe, não sei, que poderia ser válido um espaço para lojas onde se pode comprar games?
Just a thought.

Anônimo disse...

Talvez também um link para a BG-BR?

soledade disse...

Já agora, permitam-me sugerir aquele que eu acho o melhor site de Portugal, em português, sobre jogos de tabuleiro e rpg's: http://www.abreojogo.com/

É um site do Ricardo Madeira, muito bem construído, e onde já estão vários utilisadores daqui e daí.

Abraços
Paulo

Azulantas disse...

DimitriBR,

Apenas para agradecer o "link" para o BodeGueims.

Abraços!

soledade disse...

Ah! E antes que esqueça, obrigado também por incuirem o spieportugal. Eu não queria ser mal educado! :)

Abraços
Paulo

Dimitri BR disse...

ih, mas o spielportugal já estava ali há tempos. ;]

vou incluir o abreojogo, obrigado pela sugestão.

Dimitri BR disse...

ah, faltou dizer: quem for se arriscar nas garras do hive virtual, veja se eu estou online, antes de enfrentar o bumbot! :]

Dimitri BR disse...

dumbot :P

Rafael Mantovani disse...

eu enfrentei o dumbot e venci, eu sou foda.

Dimitri BR disse...

eu também venci o dumbot, em nossa única partida-teste!

mas hoje enfrentei o birdaum e perdi de 2x1.

além disso, joguei com o Chirol ontem, ao vivo, e o placar foi: 3 pra ele, 2 empates, 1 pra mim.

tudo bem que a estatística está contra mim; mas é duro aturar o Chirol me chamando de "freguÊs", sendo que ele joga pra empatar, ao menor sinal de perigo!

é um Zagallo mesmo.

Anônimo disse...

Ena, obrigado Dimitri pelo link para o Abreojogo!

E um grande abraço para o Soledade, pela referência e pelo carinho demonstrado... deixou-me comovido. :´-)

Não sei se alguém já acrescentou o Oba à nossa página de links (que em teoria é mantida e editada pelos nossos próprios utilizadores), mas vou tratar disso assim que tiver uns minutos. :)

Rafael Mantovani disse...

na onda de incrementar a barra lateral, coloquei meu GeekWidget do BGG (dêem uma olhada no BGG para entender o que é, mas basicamente é um mini-link pros últimos jogos que o cara jogou, o pra jogos que ele possui, ou que ele gosta etc.) Ia ser bonitinho se cada um colocasse seus widgets lá! Vejam o BGG, é bem fácil de entender o que é e aprender a adicionar o seu na barra lateral.
bjos

Rafael Mantovani disse...

ah, sim, e dêem uma olhada nessa imagem que acaba de ser aceita pelo BGG:
http://www.boardgamegeek.com/image/168727

Anônimo disse...

O webwidget é o máximo. Queria programar algo de semelhante, e enquanto não fica completo, o widget do BGG tem sido fabuloso para acrescentar um bocadinho de cor às páginas de perfil dos nossos utilizadores.

Por exemplo, essas aqui são do Soledade:
Colecção de Jogos
Jogatanas Recentes

Rafael Mantovani disse...

mais uma foto nossa aceita no BGG:
http://www.boardgamegeek.com/image/168836

Dimitri BR disse...

WEBWIDGET

gostei muito do widget das coleções. pode facilitar na hora de pedir para os parceiros trazerem jogos de casa.

---

HIVE

competitivo, esse menino Chirol, não? sei não, acho que essas contas estão dilatadas... acho que vou passar a exigir registro fotográfico de placares, com assinatura de duas testemunhas. :P

de qualquer forma, esteja desde já desafiado para o I campeonato obatijolo rei-da-mesa de hive, a ser realizado tão logo o Mantovani chegue por aqui.

e se não sua abelhinha não gosta de encostar na minha, você que a consiga livrar, ora!

---

ABREOJOGO

agora é a vez do obatijolo ficar ruborizado, comovido pela mui simpática descrição que ganhou, junto com o link, lá no belo sítio do abreojogo:

http://www.abreojogo.com/links

:]

foi você mesmo, Ricardo? bem, obrigado - e continuemos nosso tão agradável intercâmbio lusófono!

birdaum disse...

Campeonato de Hive?
Preciso treinar! :|
Cadê aquelas interpretações dos códigos? ;)
(ok, estou brincando, Dimitri :P)


Pergunta aos que têm o TtR:Europa --
É possível ganhar o jogo fazendo apenas objetivos da lista dos pequenos?

Chirol disse...

Competitivo eu?

E você não, né? :)

abs!

Anônimo disse...

É, fui eu sim, Dimitri. ;)

Também estou tentando acrescentar o vosso feed ao nosso agregador de feeds, mas algo está dando seriamente errado na forma como o agregador processa a vossa feed... nunca tive esse problema antes, é estranho! Os links dos artigos e o link do próprio blog apontam sempre para o vosso artigo "Top 5 de 6":

http://www.abreojogo.com/aggregator/sources/79

Rafael Mantovani disse...

birdaum, é difícil ganhar o TtR Europe sem fazer a rota longa porque ela é obrigatória! ou seja, só é possível ganhar se você, depois de compensar os pontos negativos que vai perder da longa, fizer ainda pontos positivos suficientes para vencer. :-)

Tânia disse...

Manti, a rota grande não é obrigatória. Vc pode simplesmente não pegá-la no início e escolher duas (ou três, não lembro) outras. E Birdaum, dá pra ganhar sem ela sim.

birdaum disse...

Tânia: eu tentei fazer isso na última partida, mas tive um desempenho bem ruim. Acho que acabei pegando muito poucos objetivos pequenos, mas, mesmo assim, creio que a vantagem de se ter os pontos da rota maior + o objetivo grande (já que é incoerente vc ter a maior rota sem ter feito seu objetivo grande) acaba forçando que todos façam o objetivo grande, não?
(Que, aliás, é quase impossível de não se completar com o uso das estações.)

Rafael Mantovani disse...

ah, eu não sabia que era permitido simplesmente não pegar a grande...

Dimitri BR disse...

ué, eu tinha postado um comment antes; parece que não foi.

bem, era o seguinte:

a gente achava que era obrigatória a rota longa, mas o jogo online (da própria fabricante, a Days of Wonder) permite que esta seja descartado.

talvez seja uma diferença de versões, mas o mais provável é que se trate de mais uma regra errada para nossa já alentada coleção.

ah, e eu acho que as rotas longas do europe apresentam um problema semelhante ao dos objetivos do war/risk:

como há muito poucas, o jogador experiente logo identifica qual rota o adversário está fazendo, e pode portanto bloqueá-lo mais facilmente, obrigando-o a usar estações - o que implica na perda dos pontos da estação ela mesma, bem como, quase sempre, em que o jogador fique fora do páreo da rota mais longa.

Dimitri BR disse...

(eu quis dizer "linha mais longa")

birdaum disse...

Dimitri: de fato. Muito bem apontado; não tinha parado pra pensar muito em 'bloquear' a maior rota. Ainda não joguei muitas partidas, então nem as rotas grandes eu sei de cabeça! ;)
Mas é uma boa idéia, tentar ao mesmo tempo que bloqueio uma rota grande, fazer várias pequenas... Hmm...

Ok. Numa próxima oportunidade vou tentar a estratégia das pequenas junto com um 'destrua a felicidade dos seus adversários'. Agora ficou mais claro o que a Tânia quis dizer! :)

Stein disse...

Como não gosto de deixar o dito pelo não dito, fui verificar a regra do T2R europe e:

1. Durante o set-up o jogador pega uma rota longa e três curtas.

2. Para começar o jogo deve-se escolher 2 dos tickets que foram inicialmente distribuídos.

3. Para não deixar margens às dúvidas o manual expressamente diz que os tickets descartados podem ser "long routes" ou "regular routes".

4. A única ressalva é que os jogadores não podem ver o que é descartado, inclusive os tickets curtos descartados não tem a possibilidade de voltar ao jogo, como ocorria algumas vezes.

Conclusão: jogávamos com DUAS regras erradas.

abs

Stein

Stein disse...

Como não gosto de deixar o dito pelo não dito, fui verificar a regra do T2R europe e:

1. Durante o set-up o jogador pega uma rota longa e três curtas.

2. Para começar o jogo deve-se escolher 2 dos tickets que foram inicialmente distribuídos.

3. Para não deixar margens às dúvidas o manual expressamente diz que os tickets descartados podem ser "long routes" ou "regular routes".

4. A única ressalva é que os jogadores não podem ver o que é descartado, inclusive os tickets curtos descartados não tem a possibilidade de voltar ao jogo, como ocorria algumas vezes.

Conclusão: jogávamos com DUAS regras erradas.

abs

Stein

Stein disse...

Como não gosto de deixar o dito pelo não dito, fui verificar a regra do T2R europe e:

1. Durante o set-up o jogador pega uma rota longa e três curtas.

2. Para começar o jogo deve-se escolher 2 dos tickets que foram inicialmente distribuídos.

3. Para não deixar margens às dúvidas o manual expressamente diz que os tickets descartados podem ser "long routes" ou "regular routes".

4. A única ressalva é que os jogadores não podem ver o que é descartado, inclusive os tickets curtos descartados não tem a possibilidade de voltar ao jogo, como ocorria algumas vezes.

Conclusão: jogávamos com DUAS regras erradas.

abs

Stein

Stein disse...

caramba, não reparei que queria tanto resolver a questão.

abs

Stein