sexta-feira, 7 de julho de 2006

Bel 71

nossa pilha de jogos conjunta em Frankfurt,
ainda longe de estar completa...


Salve tijoleiros!

(que tal esse termo? ele tem clara influência de nosso recém-contato além mar; não fica mesmo bem com sotaque Português ?)

---

pra quem não sabe, Isabel é a próxima da turminha a se aventurar pela Jogolândia, ops, Europa.

como não podia deixar de ser, o planejamento de sua viagem inclui a já indefectível listinha de jogos a comprar.

---

acontece que minha querida Bel parece que foi acometida de Chirol-Steinzonite, e listou inicialmente nada menos que setenta e um (!!) jogos, somadas sua wishlist do bgg e a pesquisa que mandou por email.

pô, Bel, tudo bem que eu tô de férias, e tenho o maior interesse em pesquisar jogos (mais as mecânicas que os jogos em si, mas enfim), só que 71 não vai dar pra comentar um a um não! :P

---

por isso, meu primeiro e mais forte conselho é o seguinte:

1. espere para cogitar baseada no que você de fato encontrar lá.

---

as compras anteriores - falo mais especificamente da galera aqui do Rio - tinham objetivos bem específicos; a verdade é que já temos um grande número de jogos (não me atrevo a dizer "suficientes" :) e já compramos aqueles que estavam no topo de nossas listas de interesse.

a própria indefinição em que você se encontra agora, os 71 jogos listados sem uma preferência clara, são sintoma dessa ausência de um "mais desejado" no momento.

---

assim, e levando em conta que você não vai à Alemanha nem aos EUA, você não deveria esquentar tanto com a pesquisa prévia, mas sim, se programar pra ir às lojas duas vezes: uma pra compilar as opções, e noutro dia, mais rapidinho, só pra ir comprando.

embora na França e Espanha dê pra achar bastante coisa, já sabemos que mesmo na Alemanha o que se encontra mesmo são os jogos mais famosos dentre os mais recentes, salvo raras exceções de hits atemporais - tipo Catan e Carcassone. não adianta muito perder um tempão fechando caso aqui, pra chegar lá e a realidade das opções ser totalmente diferente.

---

jogo exemplo [tirado da sua lista] do n. 1:

A Shadow over Whitechapel

é um jogo de dedução semelhante ao Interpol.
só dá pra duas pessoas.
parece legal
...e só foram feitas 250 cópias!

não adianta nem cogitar. o Faidutti só recomendou pra encher a bola de seu chapa e xará Cathala.

ah, esses franceses! ;]

---

ainda considerando que já temos jogo paca (quem será que tem cara de discordar? Alfredo? Stein? Chirol? :) , chego ao meu segundo palpite, que chegou a ser comentado à mesa ontem:

2. tente trazer jogos com características diferentes dos que já temos.

pra não comparar bananas com laranjas, acho mais útil definir preferências por categorias (mecânica semelhante, mesmo número de jogadores), e levar em consideração os que já temos.

por exemplo: estamos legais de jogos de leilão, a não ser que seja algo muuuito inovador, né? será que precisamos de mais jogos leves e curtos, pra alternar, ou de mais uns dois médios, mas com mecânicas (e temas) bem diferentes dos já disponíveis?

jogos-exemplo do n. 2:

há semelhanças alegadas entre Mykerinos e Louis XIV (os dois usam cartas pra constituir o tabuleiro, e pra determinar a colocação de peças pra tentar controlar áreas; os dois são pra 2-4 pessoas, mas aparecem bem cotados pra 2 jogadores);

já o Age of Steam tem leilão mas trata de construção de linhas de trem, como os Ticket, e diz-se de ambos que têm muito em comum com o Thurn und Taxis e algo até com o Power Grid - o qual, por sinal, está listado como "jogo de leilão", também!...

OBS: o pessoal de São Paulo conhece vários destes jogos, e pode esclarecer mais sobre eles, e inclusive sobre suas semelhanças/diferenças.

---

minha última consideração é a mais boba:

3. leve em conta a relação custo-benefício.

ok, não é só o Chirol que gosta de jogos bonitos e cheios de pecinhas. e todos nos divertimos jogando bobagens rapidinhas tipo o razzia.

mas não acho que valha a pena gastar 15-20 euros pra comprar Hey, that's my fish! .

ok, os pingüins são fofinhos e o jogo é legalzinho (tem no bsw com o nome original "Packeis am Pol", já joguei com o Mantovani; mas o preço já é de metade a 2/3 de um jogo grande...

sei não. eu disse que era o conselho mais bobo. talvez esteja ainda incluído no anterior: depende de avaliar se o jogo vai ser bastante jogado, se não é uma parada bonitinha que vai enjoar e ficar encostada.

---

pra terminar, eu ia comentar alguns destaques dentre os tais 71 (a maioria assinalados pel própria Bel), mas agora estou com sono :]

então vou listá-los abaixo, e quem souber coisas a respeito, comente aí, indique preferências, acrescente outras sugestões, etc.

vou repetir os supracitados e numerar todos, pra facilitar a coisa.

beijos para Bel e tijoleiros em geral!

---

  1. Age of Steam
  2. Aquadukt**
  3. Blue Moon City *
  4. Buccaneer (Seeräuber)**
  5. Cartagena Les évadés de Cartagena *
  6. China
  7. Cleopatra and the Society of Architects**
  8. Elasund *
  9. Expedition Altiplano**
  10. HEY!, THAT'S MY FISH! ***
  11. Iliade**
  12. King Me! Viva il Re! Vive le Roi **
  13. Kontor Packhuys **
  14. Lowenherz
  15. Mission : Planète Rouge Mission: Red Planet *
  16. Mykerinos***
  17. Princes of Florence, The Die Fürsten von Florenz Fürsten von Florenz, die **
  18. Red Hot Silly Dragon*
  19. Thurn und Taxis**
  20. Tichu Tai Pan *
  21. Timbuktu**
  22. Um Ru(h)m und Ehre*




2 comentários:

zorg disse...

Salvé tijoleiros :-)

Da lista, eu só tenho o: Age of steam, o Thurn und Taxis, o Lowenherz e o Elasund.
Para além disso já joguei o Princes of Florence e o Hey! That's my fish.

O que eu tenho a dizer da lista é que se nota uma influência clara do Faidutti aqui. :P
Há aqui imensos jogos "levezinhos", como ele tanto gosta, mas que eu pessoalmente não acho tanta piada. Há também outros no outro extremo da escala. Acho que o autor do post tem toda a razão quando diz que, a partir de uma determinada altura, as compras devem ser feitas com mais critério, porque se destinam a cobrir nichos cada vez mais pequenos.

Dito isto, vamos aos jogos em si.

Posso dizer que o Age of Steam é um excelente jogo, mas não é para toda a gente. É complexo, exigente e cheio de conflito. É possível - embora não provável - um jogador falir e ser afastado do jogo, o que afasta muito boa gente. Não é para todos, nem para todas as situações, já que é um verdadeiro peso-pesado. Mas, com o grupo certo, é um grande, grande jogo, talvez o melhor do martin wallace. Não tem nada - sublinho nada - a ver com o Ticket to Ride. Este é um jogo rijo, que transforma o cérebro de quem o joga em água, mas de uma maneira boa. O Ticket to Ride é um jogo levezito, que se joga sem grande compromisso.

O Lowenherz é praticamente igual ao Domaine, que vocês talvez conheçam, embora um pouco mais complicado. Há uma discussão eterna no BGG sobre qual é melhor, mas eu só joguei o Lowenherz. É um excelente jogo, cheio de negociação e interacção e que se joga em menos de 1 hora. Em termos de complexidade, eu diria que é um peso-médio, mas com muito conflito e intereacção.

O Thurn und Taxis é um jogo muito simples, em termos de regras, mas de média complexidade, em termos de jogo jogado. Tem semelhanças com o Ticket to Ride, embora eu o prefira, pessoalmente. Acho que não vale a pena ter os dois. Ensina-se a jogar em 10 minutos, joga-se em menos de 1 hora, tem pouco ou nenhum conflito... é perfeito para introduzir novas pessoas aos jogos, ou para quando a cabeça está cansada (por exemplo: a seguir a um jogo de age of steam).

O Princes of Florence é outro excelente jogo. É muito estratégico, no sentido em que é extremamente importante planear para o longo prazo, tem um nível de interacção directa limitado (ninguém destrói o que tu constróis) o que, para alguns, também é uma vantagem e é um dos must haves do BGG. Em termos de complexidade, é um peso-pesado, mas é um peso pesado simpático e gentil, por oposição ao Age of Steam, que é mau e vicioso. :)

O Elasund ainda não joguei, mas já li as regras e parece-me que tem bastante potencial. Usa alguns mecanismos do Settlers, mas introduz uma série de ideias novas que parecem bem interessantes.

O Hey!That's my fish, é um jogo muito simples e muito giro. Ensina-se em 2 minutos, mas é interessante de se jogar.

That's it! :-)

Rafael Mantovani disse...

uau, bendito seja o apetite da Bel por jogos. Minhas pequenas e curtas recomendações:

- O Princes of Florence, o Cartagena, o China, o Thurn und Thaxis e o Hey that's my fish (Packeis am Pol) existem no BSW, não custa nada vc jogar umas partidas para ver. Eu gosto de todos esses jogos, mas (a) não acho que o Packeis (my fish) seja o tipo de jogo que vc vá jogar infinitas vezes, então concordo com a observação do dimitri sobre o custo-benefício. (b) o China é realmente um jogo muito foda e gostoso de jogar a qualquer hora, a mecânica é simples, bonita e fácil de aprender, é de pensar mas não fode o cérebro, e o tabuleiro é todo colorido. É o tipo de jogo "para jogar com os netos", portanto justifica tranquilamente a aquisição. Tem no BSW também (chama Kardinal und Koenig), se vc me encontrar lá alguma hora eu te ensino a jogar com muito prazer. (c) Cartagena é um jogo interessante também, mas eu não gosto tanto assim de jogar porque ele é meio "nóia", vc tem que ficar o tempo todo observando e contando figurinhas no tabuleiro, eu fico com os olhos e a cabeça cansados e portanto tenho um pouco de preguiça de jogar esse jogo, vai ver fica melhor com a prática. Esse é um tipo de jogo que fica muito chato se alguém estiver demorando pra jogar (o que é plenamente justificável, pois o jogo envolve esse tipo de raciocínio de 'olhar figurinhas' que eu pelo menos acho de grande esforço), ainda mais porque cada jogador joga três vezes seguidas, e não tem nada pra fazer no turno dos outros. (E tem no BSW também, recomendo fortemente que vc jogue antes de comprar). (d) O Thurn und Taxis já foi muito comparado ao Ticket to Ride (como disse o zorg acima), mas acho ele bem mais parecido com o China, por causa da mecânica de ocupação dos territórios "por partes". De qualquer modo, jogue o Thurn e o China no bsw antes de decidir, eu sugiro enfaticamente que vc compre um desses dois jogos, mas acho que seria meio redundante comprar os dois.

- O que é esse Kontor Packhuys? É a expansão do Kontor? O Kontor de qualquer modo é um jogo muito foda, e eu comprei na alemanha por 5 Euros! E nessa época eu nem sabia que existia BGG nem uma indústria "séria" de jogos, eu comprei por causa do preço e calhou de ser um jogo ótimo. Na mesma ocasião eu também comprei um outro jogo que estava por 5 mangos na mesma loja, o jogo era tão chato que eu nem trouxe para o Brasil por causa do tamanho da caixa, mas por 5 euros valeu correr o risco. De qualquer modo, pense bem nisso que o dimi falou, vc devia restringir a lista às opções reais de compra que vai encontrar lá, senão vc vai ficar angustiada à toa!

bjos