sábado, 15 de julho de 2006

Playtestes em Rio




amigos,

com imensa satisfação anuncio que, depois de um longo e tenebroso pé quebrado, vou ter a alegria de visitar mais uma vez o Rio de Janeiro e aproveitar os ares curativos de corpo e espírito que costumam habitar a vulga CM. Chego na maison Kemper-Chirol em algum horário entre a noite de terça e a tarde de quarta, para ficar até o sábado ou domingo, e portanto nos mesmos dias em que estarão aí também o ilustre casal Stein e (quiçá, vamos botar pilha) o ilustre casal Pacheco-Rabello. Portanto vai ser uma farofa da ponte aérea com direito a tudo, espero.

Estou levando quatro protótipos de jogos que inventei, cada um deles feito com muito carinho e capricho com lápis, papel, cola e paintbrush, e cujas regras têm sido pensadas ao longo dos últimos meses. Por isso, obviamente vou estar muito disposto a fazer playtests mil. Os meus jogos são todos curtos e simples. Considerando que o dimi também tem dois, que também são curtos e simples, acho viável e desejável fazermos um “combo dos playtests”, uma noite inteira oficial com todos os elementos que cabem a um playtest profissa:

- cronometragem de todas as partidas (e anotação de outros detalhes como resultado, número de turnos, sugestões dos playtestantes, e o que mais for necessário de acordo com o jogo);

- uma câmera digital (eu não tenho, alguém daí pode levar?) para registrar os brinquedinhos em ação;

- o mínimo de limitações de horário e outros estresses práticos do mundo real (maldito mundo extra-jogos que insiste em existir). Ou seja: legal seria jogar durante a noite e madrugada, num lugar silencioso e agradável, boa onda etc., ninguém tendo compromissos cedo no dia seguinte, nem pressa, todo mundo na base do amor.

- pessoas que estejam mesmo dispostas a jogar nossos joguinhos com paciência, boa-vontade e espírito construtivo, considerando que somos gamedesigners wannabes e iniciantes e, como tais, temos sentimentos de grande apego ao que inventamos, acompanhados de inseguranças e dúvidas de iniciantes etc., mas acreditamos sinceramente na possibilidade de pelo menos alguns destes jogos terem raízes verdejantes, e faremos por eles o que estiver ao alcance da nossa criatividade.

- os meus protótipos já estão mais ou menos prontos pra jogar, mas se os do dimi precisarem de trabalho de desenho, pintura, cortar, colar, etc. eu estou mais do que disposto, passei os últimos dias fazendo isso e tive agradáveis momentos de pré-escola.


Contando protótipos e jogos “mainstream” (hahaha), imagino que já tenhamos jogos mais que suficientes para muitas noites de alegria, mas estou levando também o Tichu, se alguém daí tiver alguma sugestão ou pedido de jogo específico que eu possua, por favor me avise. (Não vou ficar carregando um monte de caixa na rodoviária porque é muito pouco confortável, se alguém quiser um jogo pequeno eu levo na boa...)

Vou no show do 3a1, oba! O que vamos fazer com os músicos depois do show?

Jogos que eu queria jogar com muitas pessoas: Schrille Stille (o dimi disse que estava fazendo uma versão caseira), 6 nimmt (o da Silvia), Bang!, Põe na roda (dimi, vc ainda tem aquela versão que eu fiz? podemos fazer só mais algumas cartas para substituir aqueles adjetivos que não estavam legais), Jogo do Lobisomem (talvez haja quórum suficiente)... devo estar esquecendo de mais algum, mas por favor não desperdicemos oportunidades de jogar partidas multitudinais e farofais. Também estou muito na pilha de jogar Himalaya, Shadows over Camelot e Caylus!

Então está avisado. Beijo pra todo mundo e até.

7 comentários:

Rafael Mantovani disse...

ok, levo o Kontor também. E Stein, quando for fazer sua pilha de jogos recomendo que vc desencane das caixas e substitua por tupperwares: ocupam menos espaço, protegem melhor os jogos e não têm chance de amassar no bagageiro do ônibus/avião.

até e bjs

missbutcher disse...

Bom, Stein, eu tenho curiosidade para conhecer também o Domaine, Oltremare e o Princes of Florence. Mas fique á vontade para trazer o que achar mais prático e mais adequado ao momento.
Bjs e boa viagem!!!

Tânia disse...

Chirol, vc não pôs a Dança do ovos na sua lista!! Temos que estreiá-lo e acho que a oportunidade será boa. Podemos fazê-lo tarde da noite, depois que o bobol tiver atacado.

Beijos a todos e esperamos vocês no Rio

Rafael Mantovani disse...

bobol, bobol! tomara que o bobol já ataque desde início, oba!

Anônimo disse...

caralho, spam robótico em blog é FODA. Galera que tiver fotos do 1º Rio-SP-Ludo, por favor mande pro meu email! (mantovani.mantovani@terra.com.br)
bjos a tdos e valeu pela diversao

Dimitri BR disse...

também quero as fotos, oba!

adorei a visita coletiva, marquemos mais eventos obatijolo!

beijos paratodos.

Anônimo disse...

I love your website. It has a lot of great pictures and is very informative.
»