sábado, 29 de julho de 2006

Jogos, como patentear?




Salve, amigos com pretensões e curiosidades gamedesignerísticas! Graças às indicações fornecidas pelo Stein, dei uma olhada no site do inpi e garimpei informações específicas que se referem ao caso dos jogos de tabuleiros. Eis aqui então algumas, segundo o que eu entendi:

  • os nossos jogos se classificam na categoria A 63 F. Vejam aqui uma compilação dos itens relevantes desta categoria (cortei todas as indicações para coisas que não são exatamente jogos (acessórios para jogos etc.) e jogos eletrônicos):

A 63 F JOGOS DE CARTAS, MESA OU ROLETA; JOGOS PARA DENTRO DE CASA USANDO PEQUENAS PEÇAS MÓVEIS PARA JOGO; JOGOS DIVERSOS

1/00 Jogos de cartas

1/02 . Cartas de barulho [sic]

1/04 . Jogos de cartas combinados com outros jogos

3/00 Jogos de mesa; Jogos de sorteio (jogos de corrida, jogos de

circulação ou jogos de obstáculos caracterizados pelas figuras

movimentadas pela ação dos jogadores 9/14)

3/02 . Xadrez; jogos similares em tabuleiros

3/04 . Jogos geográficos ou similares

9/00 Jogos diversos

9/04 . Dados (piorras marcadas como dados 5/04); Caixas de

dados; Dispositivos mecânicos para lançamento de dados

9/06 . Paciência; Outros jogos para uma pessoa só (bolas para

serem sacudidas dentro de pequenas caixas 7/04)

9/08 . . Quebra-cabeças providos de elementos móveis, em

relação uns aos outros

9/10 . . Quebra-cabeças bidimensionais

9/12 . . Quebra-cabeças tridimensionais

9/14 . Jogos de corridas, jogos de circulação ou de obstáculos,

caracterizados por figuras movidas pelos jogadores (jogos

com dados 3/00)

9/16 . Jogos de piões

9/18 . Jogos de perguntas e respostas

9/20 . Dominó ou jogos similares; Carrosséis


Por essa tabela, o jogo “Al... Es...” do Dimi (não podendo dizer o nome inteiro aqui por razões de copyright) seria classificado como 1/04, 3/04 ou 9/14? O jogo “C...a” seria classificado como 1/02 (do barulho, essas cartas), e o meu jogo “Mirror, father, mirror” seria classificado como 9/14, me parece. Será que algum dia haverá uma categoria “jogos em estilo alemão”?

Procedimentos e custos

1. Fazer um pedido de patente, por meio de um formulário específico que se deve comprar, preencher e apresentar em três vias. No pedido deve ir junto também um relatório descritivo sobre o produto que se quer patentear (no caso dos jogos de tabuleiro, imagino que isso inclua desenhos das cartas/peças/tabuleiro, o nome do jogo e as regras, né? se bem que nenhuma regra pode ser patenteada isoladamente, então a patente se aplica àquele conjunto de regras, né? As infos do site são bastante genéricas e parecem se aplicar melhor a invenções engenheiras). Esse pedido deve ser enviado ou levado até a sede do inpi, que fica na pça Mauá, nº7 (Rio). No momento do pedido, uma pessoa física paga 55 reais.

2. Esperar que o pedido de patente seja publicado (imagino que no Diário Oficial ou em alguma outra publicação oficial). Isso pode levar até 18 meses.

3. Uma vez publicado o pedido, o requerente deve solicitar um pedido de exame. É hora de um técnico do inpi olhar o seu joguinho e ver se ele pode mesmo ser patenteado e tal. O requerente paga mais 160 quando solicita esse exame.

4. Uns 60 dias depois de feito o pedido, acontece de fato o exame técnico. Se o produto for aprovado no exame, a patente é emitida (oba!) e o requerente paga mais 40 mangos por esta emissão.

5. Pronto, agora você tem uma patente! Não se esqueça, porém, que essa patente deve ser mantida por meio do pagamento de uma taxa a cada quatro anos. Essa taxa cresce com o tempo: começa em 80 reais e termina em 520 (mas só no 16º ano). Você nunca pára de pagar a taxa enquanto quiser manter sua patente. Mas isso significa que, se eu parar de pagar, minha patente simplesmente pluft e outra pessoa pode patentear o meu produto ou copiar na cara dura? Acho que sim.

Realmente não parece ser tão difícil, minhas dúvidas agora são quanto à “eficiência” da patente: até que ponto ela serve mesmo para impedir que lancem um jogo cópia do seu, ou seja, o quanto o fiodaputa vai ter que disfarçar o seu jogo para lançar uma cópia e isso não ser condenável?


P.S.Outro Assunto: As inscrições para a Festa do Peão de Tabuleiro (26/08) já estão abertas! A inscrição é de graça, basta preencher um cadastro aqui e depois se inscrever aqui. Várias partes do site estão muito desatualizadas, mas não se acanhem, a próxima festa não será em 2005 e vocês não vão ter que usar a máquina do tempo.

bjos

6 comentários:

Dimitri BR disse...

Manti, áilóviulsoul.

---

e obrigado de novo, Stein, pelo apoio técnico.

para responder seu comentário anterior, eu cheguei a redigir umas duzentas linhas sobre como - apesar de já ter pesquisado antes no site do inpi e em mais um quaquilhão de lugares - , eu AINDA não entedera de fato como proceder, talvez por um bloqueio psicológico em relação à burocracia;

mas estava enorme e inacabado e acabei não postando.

---

agora espero que, com Mantovani também se empenhando, a gente consiga fazer essas patentes, e de preferência ANTES da FTP - da qual eu, feliz e mui infelizmente, tenho ora a triste alegria de lhes anunciar que participarei.

---

estou disposto a tentar superar meus traumas com a legalidade (uau, que marginal!) , mas reitero que toda a ajuda, especialmente a especializada (atenção: falo de Direito, não Psiquiatria) continuará sendo, mais que bem vinda, necessária.

---

vou me esforçar, no entanto, para fazer o grosso do trabalho junto com o Mantovani, e restringir minhas perguntas a aspectos mais específicos do processo.

---

por ora já tenho algumas:

1. Stein, quando você disse que o ato de solicitar o registro já era uma boa garantia, isso significa que há como adiar indefinidamente o resto do processo - i.e., solicitação do exame - até que o jogo seja comercializado, por exemplo?

(pergunto isso porque R$55 x 2 = 110, mas R$55+160+40+80 x 2 = 670!!!)

2. é preciso registrar em separado o NOME do jogo, ou essa patente já vale para o todo e para as partes?

2.1 Vale também para a parte gráfica?

---

agradeço novamente a Stein e quem mais puder colaborar com nosso razoavelmente nobre intuito de produzir bons jogos modernos de autoria brasileira :]

---

agora com licença, que vou ali me cadastrar na FTP. pois é.

...

beijos!

Rafael Mantovani disse...

dimi,

suas dúvidas segundo o que eu entendi do site:
- a grana louca é paga ao longo do tempo, mesmo porque entre a etapa 1 (55 reais) e a etapa 2 (160) tem 18 meses de distância, não é um investimento tão pesado se considerarmos o tempo.
- não acho que o nome precise registrar separado, pois um dos itens da descrição do produto é o TÍTULO. Em todo caso, é bom checar isso pois é muito importante.
- pela mesma lógica, a patente vale para a parte gráfica, pois a descrição inclui os desenhos.

e que legal que vc vem pra ftp! Só que eu não acho muito viável pedir a patente até lá, pelo menos para os meus jogos, pois preciso ainda fazer playtests, escrever a regra final bonitinha, fazer a descrição etc. etc. Mas sugiro que vc já patenteie o "C...a", que está totalmente acabado e apresentável, assim vc pode dizer como foi! De qualquer modo, acho importante nós estabelecermos algum contato e sondarmos a galera do spielbrasil, só não acho que seria tão bom assim levar os protótipos na festa pra mostrar pra todo mundo sendo uma coisa a respeito da quali ainda temos tantas incertezas.

bjos

Dimitri BR disse...

Manti, a princípio eu tinha pensado em levar os protótipos pra lá - bem, pra São Paulo eles vão de qualquer jeito :] - conhecer os caras, saber como é o projeto da editora - linha, cronograma, idéias de contrato, interesse, etc. - e só depois pensar em mostrar algo. mas queria tê-los à mão, caso sentisse um clima favorável.

---

tinha me esquecido tb de que preciso fazer um teste com as pessoas aprendendo pel regra escrita, muito preferivelmente ANTES de registrar; assim, mesmo para o cardgame talvez fique apertado. vamos ver. tentarei redigir as regras esta semana.

---

o tabuleiro do outro jogo já foi modificado a partir das suas considerações naquela nossa sessão!

tive de abrir mão de uma característica que me era cara - a de o tabuleiro ser quadrado -, mas achamos que já está tão bonito quanto antes.

faltam um detalhe de arte-final e alguns novos playtestes com números variados de jogadores - claro que quanto mais, melhor, mas nem precisam ser muitos, visto que as alterações não são suficientes pra invalidar os (já razoavelmente numerosos, felizmente) playtestes anteriores.

---

aliás, hoje os autores Dimitri e Aron foram vergonhosamente derrotados, de virada, por Fernando e Mariana, numa partida do cardgame: 16 a 7!

tsc, tsc...

---

continuemos nessa iniciativa. com prazer me disponho a fazer o primeiro registro; contando com a sua fundamental colaboração, espero que breve o processo seja nosso conhecido.

ah! na área de documentos da lista de discussão sobre jogos da qual o Stein faz parte (eu me inscrevi, mas ainda não participei efetivamente) tem o modelo real de uma descrição de jogo pra patente, e tb um documento sobre o encaixe do jogo em tal categoria, e mais umas coisas; se puder, dê uma olhada lá! pode ser-nos esclarecedor.

---

e o problema da grana é simples: não posso lançar em movimento uma bola-de-neve, que implicará forçosamente em pagamentos futuros, caso não tenha perfeito conhecimento de quando vão acontecer.

e infelizmente, a grana pesa, por mais que não seja, felizmente, impeditiva.

(acontece que tudo o que eu faço demanda investimento e tem pouco retorno a curto prazo... pq não fiz logo um consurso público...)

---

beijos.

Tânia disse...

Dimitri, minha irmã e o Gabriel já se prontificaram a ler as regras do Al... Es... e com certeza podem fazer o mesmo com o card game. Acho que não é muito problema combinarmos isso até o dia da FTP, desde que você as escreva, é claro.

Beijos

Dimitri BR disse...

(hahaha Mantovani, pegou a ironia da situação?

não vamos falar nada aqui, porque o blog é público. quem fiocu curioso é só perguntar, que eu explico; não tem problema com nenhum dos membros/freqüentadores declarados do obatijo...)

---

vamos ao que interessa:

merci Tânia e Stein!

Tânia, agradeça desde já sua irmã e o Gabs dela (não confundir com o Gabs dele ;) ;

estou correndo com o Aron pra finalizar o tabuleiro. ele esteve aqui hoje, e foi uma tarde de trabalho fora do computador: só papel, tesoura, cola e cabeça.

depois de mais um playteste e muita análise nossa, estou inclusive inclinado a mudar de novo algumas regras, umas de volta ao que era antes das modificações sugeridas pelo Mantovani, e uma de forma inovadora, buscando simplificar não só a jogabilidade, mas a explicação dos mecanismo - já de olho na compreensão das regras escritas.

Stein, recebi o fwd do fwd do email do seu email para o Tola, e fiquei animado. recebo com menos empolgação essas considerações dele a respeito da patente; e daí que é fácil copiar? isso é mais um motivo pra patentear...

em todo o caso, no mais ele pareceu ser bem aberto a conversar, né?

ademais, ele nem sabe quem somos nós, o que esperar, e tal; só pode fazer alguma idéia pelo que você lhe contou.

---

minha preocupação maior quanto ao sigilo é mesmo o cardgame, como você pode imaginar: sistema à parte, você há de convir que é um tema muito comercializável, e fácil de copiar (como são todas as idéias simples, do tipo "por que não pensei nisso antes").

vou ter de rebolar pelado pra me explicar com os caras sem revelar demais, sem nem citar o assunto...

enfim, é óbvio que tem um momento em que chuta-se o balde e parte-se para a confiança.

como compositor que divulga suas músicas, sei que tem de ser assim...

---

enfim:

tudo isso e muito mais, servirá apenas para enriquecer nossa passagem pela FTP! êêê.

---

beijos.

Dimitri BR disse...

isso cara! eu não tenho advogado; pode responder "como se fosse o meu advogado", pois, que você estará me ajudando muito! :]

concordo com sua recomendação e pretendo entrar com o pedido de patente, sim.

---

de qualquer modo, creio que as possibilidades de comercialização de cada um dos meus jogos são bem diversas; com certeza falarei com o Tola, tendo em vista especialemnte saber se ele teria interesse no boardgame.

---

o card espera atender a um público menos restrito, então pretendo buscar vias fora do mundinho gamer para aproveitá-lo - como aquela que comentei com vocÊs, e para a qual a Érica até sugeriu um contato;

tenho alguns outros de natureza semelhante (isto é, empresas vinculadas ao tema do joguinho), mas estou ainda assuntando e matutando pra formatar as propostas a fazer para essas empresas (basicamente, se eu vou vender-lhes X unidades de um produto, ou se vou buscar um esquema de parceria com a marca).

sobre isso, novamente, aceito sugestões, e espero debater o assunto ao vivo, ao redor da mesa de jogo ou de bar.

---

valeu de novo, abraços e até breve!