terça-feira, 25 de julho de 2006

Saldo do encontro!

alguém por favor troque esta foto
por imagens do nosso encontro!!

E aí povo obatijolense, qual foi o saldo do nosso encontro? Além de fazer com os viciados em jogos de SP e RJ se integrassem, o que ficou de legal?
Na minha modesta opinião, acho até que nos reunimos mais tempo do que eu pensava, mas acho que jogamos um pouco menos do que podiamos. E o Stein é muito legal!!
Outra coisa é que precisamos ler melhor as regras! (Houve até uma sugestão radical da Bel de organizarmos seminários com apresentações em powerpoint sobre as regras de jogos recém-adquiridos). Ler regra é chato, normalmente somos muito ansiosos para estrear os jogos, mas o infeliz do Faidutti, do Alan Moon ou Knizia perderam horas para que nos divertíssimos, então nada mais justo do que perder algum tempinho lendo as regras! :) Por vezes erramos as regras, e colocamos a culpa no pobre do autor que o jogo é desbalanceado! Pelo menos vamos malhar os caras com razão!!

bom, no mais espero opiniões de todos

abraços e espero o próximo encontro!

---
[edt. 27-28/07/2006 ilustra img do "protesto em prol da liberação das fotos da 1a tijolada"]

15 comentários:

Anônimo disse...

ô chirol, eu também fiquei meio chateado com aquele dia em que jogamos menos e rolou um climão por causa das regras erradas, mas continuo achando o que eu falei no dia: que jogar com regras erradas e ter paciência de discuti-las faz parte da diversão dos jogos. E eu não lembro de a galera ter malhado nenhum autor de jogo (com ou sem razão). De qualquer modo, o saldo para mim foi que jogamos MUITO, se não quantidade, pela qualidade, variedade e buena onda das partidas (até a sessão de Guerra dos Elementos foi divertida e produtiva). Gostei muito do fato de que nossas sessões não foram maratonas frenéticas nem degustações panorâmicas -- pra falar a verdade eu gostei basante do tanto de jogos que jogamos e da intensidade com a qual jogamos, sendo que houve tempo para socializar de uma maneira não exclusivamente ludo-nérdica, pra brincar com crianças e adultos, comer e conversar etc. Só lamentei que em nenhum momento jogamos Alhambra nem Shadows, dois jogos que eu estava muito a fim. Eu entendo que talvez a realidade do encontro tenha sido bem diferente do que imaginávamos, mas com certeza todos ali jogaram pelo menos uma partida que tenha sido histórica, formadora e/ou inesquecível. O que significa dizer que jogamos muito. Né?

bjo

Dimitri BR disse...

eu adorei.

ah, o encontro também!

;]

Dimitri BR disse...

...e reitero aos paparazzi: queremos as fotos!!!

beijos paratodos.

Hugo Carvalho disse...

Esse comentário sobre as regras é deveras pertinente. Até porque houve aí uma situação caricata num determinado jogo de Caylus...

Dimitri BR disse...

hahahaha

...e o pior é que essa regra a gente [i]sabia[/i]; foi delírio na hora de jogar, mesmo.

---

reitero que achei o saldo mais que positivo.

de minha parte, tive ainda vários prazeres adicionais -

como o teste (e a "aprovação") do meu cardgame,

as noitadas infinitas discutindo design e tudo o mais que existe no mundo com o Mantovani,

e o principal: a reunião de partes fundamentais da minha vida, que raramente se encontram.

---

afinal, além de juntar meus queridos paulistas (naturais e/ou residentes, conhecidos durante minha sempre saudosa temporada morando em SP) e cariocas,

o oba congrega duas de minhas amigas mais antigas (diretamente dos bancos escolares),

meu parceiro (de música e etc.) mais constante há mais de 10 anos, e sua querida esposa (também apresentados por mim, aliás),

e ainda meu novo parceiro (de gamedesign!) Aron,

e mais uma porção de figuras que, com suas participações especialíssimas, aumentaram ainda mais a abrangência do encontro de pessoas com múltiplas inserções na minha vida: Mariana, Rogério, Fernando, Thiago, Marininha & Pequeno...

---

quem foi que disse que os jeuxsoc não contribuem para a socialização? ;]

---

ah, e houve ainda o adicional extra-jogo mencionado pelo Stein: a vinda de boa parte dos "paulistas" a tempo de incluir o show do 3a1 na programação, que me deixou muito feliz e contribuiu, a meu ver, pra que o encontro começasse com o pé direito - afinal, foi lá que alguns dos envolvidos se encontraram pessoalmente pel primeira vez em suas vidas!

---

beijos paratodos.

Rafael Mantovani disse...

respondendo aos comentários em ordem inversa:

Aron, VALEU por ter lembrado que vc também playtestou o meu joguinho dos ets que, embora tenha dado uns tantos pobremas, foi criado e desenhado com muito amor. O jogo que vc jogou e não lembra o nome é Citadels / Ohne Furcht und Adel. E o climão não foi no dia em que vc estava, foi num outro e nem foi tão climão assim, foi só uma estancada meio chata do nosso impulso para jogar, que aconteceu após termos jogado o TERCEIRO jogo com a regra errada, quando já era avançado na hora e não sabíamos a próxima coisa a fazer, e tipo se não tinha por exemplo um EXU fazendo com que a gente não conseguisse acertar a regra (uma das regras foi até magicamente retirada do livreto por esse exu, que não gosta de jogos que rimem com ele).

Dimitri, é claro que o saldo foi mais que positivo, eu também gosto das nossas empreitadas manhã adentro, e ressalto que a partida de Guerra dos Elementos foi uma das mais legais que já joguei :-)

Hugo, por que começar a jogar logo de cara com as regras certas, se vc pode ter a alegria de, alguns meses depois, descobrir que o jogo que vc já amava tanto é MAIS LEGAL AINDA, porque tem uma regra "nova" que um louco gamedesigner colocou no folheto e você não leu! Assim podemos fruir duplamente (triplamente, no caso do Mall of Horrors do Alfredo), o prazer de estrear um jogo novo.

Chirol, nós sabemos que a sua aparente rabugice é efeito dos seus esforços como pai extremoso (tarefa que nenhum de nós ainda teve os culhões de empreender); assim como também sabemos que ela é só aparente, e não manifesta a verdade do seu coração, que certamente AMOU o encontro, apesar dos percalços e pontos fracos. De qualquer modo, seus esforços como pai parecem estar sendo bem aproveitados, pois o Pequeno e a Marina estão ficando crianças muito legais. Então pode reclamar quanto vc quiser, eu vou continuar achando divertido jogar/confabular/falar mal do Dimi e do Nando/zoar/falar merda com vc!

Stein, gostei do seu SIM maiúsculo na seção "Integramos", devo notar que integramos de maneiras muito diferentes, com mesas grandes e pequenas, misturando paulistas e cariocas, nerds "de peso" e nerds "lights/ocasionais", de maneira que acho que todo mundo jogou com todo mundo afinal.

TODOS: agora que fizemos o suposto "saldo", vamos mudar o tom para "memórias do encontro"? ou "frutos do encontro"? ou "divagações poéticas sobre o encontro"?

bjos e até mais
mantovani

Rafael Mantovani disse...

HAIKU-TICHU

---

oba
meu parceiro tem
o cachorro


---

fênix pode
voar rainha:
já saiu o dragão

---

segurei o três no
coração
para ele bater primeiro

---

o silêncio
corta como
bomba

---

o último que bate
é chamado
de cu
(uncredited)

bjos

missbutcher disse...

Eu também considero vocês pra caramba!

Anônimo disse...

ok, aron, era só manha minha mesmo e eu precisava que vc dissesse isso. Adorei quando você percebeu que as cabeças tinham sido desenhadas com moedas.

Tânia disse...

Só pra me manifestar... Eu também ADOREI o encontro, apesar de estar sofrendo as consequências de ter virado a noite até hoje. Ainda estou morrendo de sono!!! Mas não importa, faria de novo hehe. Mas da outra vez, vocês podem fugir dos dias em que eu tiver casamentos, saídas de campo, etc?

Chirol, nós esquecemos de jogar a Dança dos ovos. Acho que teria sido bastante engraçado com o povo todo, mas fica pra próxima.

Quanto às regras, concordo com o Manti, errar e acertar só nos faz ter mais surpresas boas com os jogos (apesar que aquela partida de Mall of Horror com a regra errada ter fumbado -ou seria fambado - completamente). Por outro lado acho que devemos criar o hábito de reler as regras após termos jogado algumas vezes cada jogo.

Vou baixar as fotos e postar, tá?

Beijos a todos e até a próxima tijolada (na FPT, espero)

Dimitri BR disse...

http://www.jobim.com.br/images/discos/nara/meus_amigos02.jpg

:D

Dimitri BR disse...

cara, me diverti MUiTO com os comentários deste post.

Dimitri BR disse...

jogo do espelho!!

http://www.toymania.com.br/site/prod-detail.cfm?IDprod=110G9135&AffiliateID=5816

missbutcher disse...

Até a Panqueca amou o encontro. Ela está até hoje sentindo falta dos bracinhos paulistas para dar uma mordiscada (de amor, claro).

Anônimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site! Keep up the good work. Thanks.
»