quarta-feira, 16 de agosto de 2006

Porque adoro o Hansa


Gente, esse é um dos meus jogos preferidos no momento.

Resumão:

Cada jogador escolher uma cor e distribui pelas cidades, no início do jogo, 3 fichas redondas da sua cor, representando mercados.

Após essa distribuição tem início o turno de jogo. Num turno o jogador tem as seguintes opções:

1. Mover o barco
2. Comprar Mercadorias
3. Construir Novos mercados
4. Vender Mercadorias

1. O barco é apenas um único, ou seja, onde eu parar com ele o próximo jogador vai começar. O barco se move ao longo das setas indicadas no mapa, parando nas cidades. Cada seta que ele anda tem que pagar 1 de dinheiro. Vc pode mover o barco enquanto vc tiver dinheiro para tanto.

2. Comprar mercadorias significa parar na cidade e pegar uma ficha com o barril desenhado. Se vc tem maioria de mercados na cidade vc não paga pela mercadoria. Se existe empate vc paga 1 para o banco e se algum adversário tem a maioria vc paga 1 para ele. Vc pode comprar apenas 1 mercadoria, mesmo que a cidade tenha mais.

3. Vc pode construir novos mercados se desfazendo de uma ficha com barris. Vc construirá o número de mercados correspondente ao número de barris da ficha que vc se desfez.

4. Já para vender mercadorias preciso necessariamente realizar a operação numa cidade na qual eu tenha mercados. Para realizar a venda eu preciso ter no mínimo duas fichas de mercadorias de cores de fundo iguais. Efetuada a venda eu retiro um mercado meu da cidade e "protejo" as mercadorias vendidas colocando-as com a face virada para baixo. Todos os outros jogadores que eventualmente possuam fichas da cor vendida tem que se desfazer das mesmas (hehehehehe).
-----------
A pontuação do jogo funciona da seguinte maneira:

Cada ficha de mercadoria conta 1 ponto MAIS os barris que ela contiver caso ela esteja "protegida" (as fichas contem de 1 a 3 barris).

Cada cidade na qual vc tem presença no final do jogo conta 2 pontos e se vc tiver o monopólio de presença vc ganha 4 ptos na respectiva cidade.
-------------
Final do jogo

O jogo termina quando a última pilha de fichas (aquelas viradas para baixo a direita do tabuleiro) for iniciada. As pilhas são abertas toda vez que no seu turno um jogador decidir gastar 1 de dinheiro de forma a repor todos os espaços vazios nas cidades. Essa decisão tem que ser tomada antes das ações.
------------

O jogo é isso aí. É extremamente dinâmico porque cada turno é limitado pelo dinheiro que o jogador possui e a movimentação é ditada pelas setas. Também não é difícil calcular as ações porque vc só pode realizar uma ação por cidade, ou seja, se vendi algo numa, só posso construir um mercado numa outra e assim sucessivamente.

A influência do fator sorte é praticamente nula. A aleatoriedade apenas se manifesta por ocasião da reposição das fichas de mercadorias.

Como as opções de caminho e as próprias ações por cidade são limitadas não é muito negócio vc ser o último. A propósito, o jogo comporta de 2 a 4 pessoas e funciona muito bem em todas as combinações.

Esteticamente é um jogo agradável e os money bag são impressionantes (aquela rodelona é o money bag). Sua função é armazenar o dinheiro do jogador e servir de separação entre o dinheiro que é gasto e o dinheiro que o jogador ainda tem disponível durante o seu turno.
-----------
Por isso cariocas preparem-se: caso façamos alguma jogatina pré-peão de tabuleiro essa certamente será na minha casa e com certeza eu vou instigá-los a jogar este jogo, embora eu admita votos em contrário :-)

abs

Stein

2 comentários:

missbutcher disse...

Pareceu-me uma mistura de Caylus com Himalaya. Adorei! Aimeudeus, vou precisar ficar doente e não voltar tão cedo para o Rio para testar todos os jogos que quero.
Muito café na veia, matte. Até me disponho a tomar coca-cola (remédio!, blerg).

Dimitri BR disse...

vão chiar, vão reclamar, mas insisto:

o Stein e o Chirol podem dar as mãozinhas e sair a passear pelas colinas. aquelas que estão vivas com o som da música.

---

aliás, Chirol, comentei seu review do Himalaya lá no blog de nossos excelentes correspondentes lusitanos.

---

a propósito, não lembro se alguém já o mencionou, mas ambos os blogs têm o mesmo template. curioso, não?

---

o Hasa parece legal e muito bonito, sim. mas o Stein até admite votos em contrário - embora, em defesa do joguinho, alfinete a própria esposa, e sem muita sutileza...

---

sexta à noite estamos aí.

abraços paratodos!