domingo, 22 de outubro de 2006

TOP 5 de 4

1. Hansa

Um dos meus jogos preferidos. Extremamente dinâmico, design limpo e medianamente complicado. É um jogo tático por excelência no qual vc se adapta a situação no exato momento do seu turno. E também é rápido. pouco mais de 1 hora. Ele também funciona de 3 ou 2 pessoas, mas com 4 é a melhor conformação até em termos de desafio. Com menos pessoas fica um pouco mecânico e previsível.

2. Verräter

Duplas uni-vos mas cuidado com o traidor que espreita dentre vós. A tensão sempre presente pela possibilidade do teu parceiro ser um traidor conjugada com a escolha de personagens tornam o jogo apaixonante. Não é a toa que o Faidutti se inspirou neste aqui para fazer o Citadels.

3. Princes of Florence

Para dar graça no leilão é que optei colocá-lo aqui e não na lista de 3. É um autêntico brain burner mas compensa com um design altamente lúdico (o que pode levar a uma quebra na concentração). Uma estimativa conservadora de tempo seria 2h30.

4. Bridges of Shangri-la

Quase nada de regras, visual de quadrinhos, uma enormidade de possibilidades com apenas uma dentre três ações possíveis num turno. O Colovini mandou muito bem aqui. O jogo dura 1h e é rápido. O único momento mais tenso e demorado é durante o set-up, quando os jogadores colocam seus mestres iniciais.

5. Groo

Pelas risadas, pelo caos, por Ruferto...Não preciso dizer mais nada né? Desencane, role os dados e Alea jacta est.

Vou ficar para sempre na dúvida se no lugar dele deveria colocar o San Marco aqui mas tudo bem. Tenho que escolher apenas 5 jogos e esta categoria é a mais angustiante para fazer uma escolha. Outro jogo que gostaria de colocar é Railroad Dice.

6 comentários:

zorg disse...

Himalaya não entra aqui?

Em relação ao Verräter nunca joguei, mas tenho o Meuterer e é muito bom!

soledade disse...

Acho que o Domaine ficava aqui deste lado e acrescentaria o Ys.

Abraço
Paulo

Costa disse...

1. LA STRADA
2. THURN UND TAXIS
3. TIGRIS & EUPHRATES
4. YS
5. POWER GRID

zorg disse...

Aqui as escolhas são muitas: Himalaya, Wallenstein, Lowenherz, Meuterer, Tigris e Eufrates, Thurn und Taxis, Age of Steam, Byzantium, Settlers of Catan, San Juan... todos eles, cada um à sua maneira, são excelentes escolhas para 4 jogadores.

zorg disse...

Ah, faltava o Caylus...

soledade disse...

Eu prefiro o Tigris a 3 jogadores. Não promove tanto o conflito... acho isso uma vantagem.