terça-feira, 3 de outubro de 2006

Groo e outras coisas que perguntaram

Caaaaaaaaaarrrga!

Antes de mais nada, antes de responder qualquer pergunta, deixem-me extravazar aqui a alegria de finalmente ter adquirido, de ter manuseado, de ter olhado uma a uma as cartas, do jogo de cartas mais caótico que já joguei: Groo.

Sim, o bárbaro de Sérgio Aragonès tem uma versão card, com ilustrações impagáveis do próprio Aragonès. A versão completa tem 115 cards (60 do básico mais 55 da expansão), além de 7 dados para aumentar ainda mais o caos do jogo. Agora só preciso arrumar parceiros para as jogatinas.

Bom, passando para assuntos de nível mais coletivo, um gajo de lá perguntou sobre o Magna Grécia.

Trata-se de um bom jogo, mas é necessário estar no espírito e não julgá-lo apenas por uma partida. É muito inteligente e com uma sacada muito legal para as ações. Vamos a ele.

Cada jogador inicia com um número de tiles de cidades e estradas e tem uma cidade inicial localizada nos limites do tabuleiro. Ele deve convergir suas estradas para o centro do tabuleiro, de preferência em direção aos oráculos (os quais são espalhados aleatoriamente pelo tabuleiro durante o set-up).

A cada cidade que ele constrói durante essa caminhada ele pode construir um mercado. A pontuação será dada justamente pela quantidade de cidades que se conectam a este mercado. Ele também pode contruir mercados em cidades fundadas por outros jogadores, mas isso custa dinheiro (que no caso do jogo são pontos).

Para determinar quantas cidades ou estradas se constrói, bem como o número de tiles que podem ser comprados no turno basta se consultar a carta de ação vigente no turno. Cada carta de ação tem 3 ações específicas: a) construir estrada; b) construir cidade; c) comprar tiles de estrada ou cidade. Destas 3 o jogador escolhe 2.

Notem que a cada turno esta carta de ação é trocada, variando-se os números de tiles específicos para cada ação. Exemplo: No turno 1 posso ter uma carta permitindo construir 3 estradas, 2 cidades ou comprar 5 tiles. Já no turno 2, a carta pode ser de construir 2 estradas, 3 cidades ou comprar 2 tiles.

O jogo dura 12 turnos.

Há outros detalhes sobre as regras principalmente no que concerne à pontuação, mas é meio complicado explicar aqui sem copiar literalmente todas as regras. Portanto, não é um jogo fácil, mas é muito inteligente e bem tático. Dura cerca de 2 horas e pode ser jogado de 2 a 4 jogadores (o ideal é 4 - já experimentei nas três configurações 2-3-4). Aí vai depender das características do seu grupo Zorg.

Basicamente é isso.

abs

Stein

15 comentários:

Rafael Mantovani disse...

o lendário jogo do Groo! sempre tive curiosidade de jogar esse lance!

abraço
mantovani

Dimitri BR disse...

lendário mesmo! de tanto ouvir Stein e Alfredo falarem do joguinho - e também por ser (como Chirol e Mantovani) grande fã do bárbaro e seus geniais e anárquicos criadores/autores -, compartilhava há anos da curiosidade de jogá-lo.

fiquei genuinamente surpreso e feliz ao saber que o Stein tinha conseguido adquirí-lo.

agora ainda vou ter de esperar ir à SP; espero que o jogo seja bom, e/ou que vocês não se despilhem da brincadeira a ponto de não querer mais jogá-lo até lá :]

Anônimo disse...

E que tal algumas palavrinhas sobre o Groo? :)

zorg disse...

Bom, o Magna Grécia parece bastante interessante. Deve ser a minha auto-prenda de aniversário... ;)

Fabio Tola disse...

Prefiro os quadrinhos ao jogo do Groo.

Quadrinhos que foram emprestados e nunca mais vi de volta :-(

"Oba, uma peleja!"

zorg disse...

Groo é um clássico eterno! Tenho de ver se volto a arranjar alguns...

Anônimo disse...

PELOAMORDEDEUS!!!!! escaneia isso... por favor... eu tb tô doido atrás desse jogo... abraços...

Anônimo disse...

Nunca vi os quadrinhos, então nem sabia quem era "o tal do Groo". Agradeço pela explicação, Stein! =) A dinâmica do jogo parece ser engraçada, com sua cidade em eminente risco de destruição. (Digamos que deva ser especialmente engraçado para os adversários, caso o mal se concretize.)

Hasta!

birdaum.

Anônimo disse...

erm... make that "iminente" ali em cima. ¬¬'
Odeio cometer esse tipo de erro. Preciso aprender a reler as coisas *antes* de apertar "send". :P

Dimitri BR disse...

relaxe birdaum, garanto que o groo erra bem mais ortografia que você.

:P

---

PS: o jogo parece legal mesmo.

aliás, ele parece... citadels!

fi-fau-fum

sinto cheiro de faidutti no ar!

:D

Anônimo disse...

Se ele erra, erra por não saber (já que parece ser um bárbaro típico -- pouca inteligência, coitadinho). O pior é saber o certo e escrever o errado! ;)
Mas... devo admitir: já "açascinei" mais a nossa querida língua em outras oportunidades. ^^ Hoje em dia sempre tenho um dicionário a tiracolo (na verdade, no computador). Em caso de dúvidas, nada como consultar o bom e velho pai dos burros... =)

Falando em consultas, estou encafifado com uma das regras do Carcassonne. Será que vcs podem me dar uma mãozinha? :D

Dimitri BR disse...

ué, qual a regra?

Dimitri BR disse...

veja se isto te ajuda:

http://carcassonnefaq.blogspot.com/

:D

Anônimo disse...

Então, Dimitri, dei uma olhada aí nessa página e no BGG também, mas gostaria de saber como vocês fazem. A dúvida é, claro, pontuação das fazendas.
Gostaria de saber qual é a melhor opção me termos de balanceamento do jogo, mas considerando o jogo sem expansões. ^^ =)
(Ou, é claro, se as três formas de contagem são balanceadas, e só implicam em mudança de estratégia... Por exemplo: usando as regras mais novas, pode ser proveitoso pra você ligar campos do adversário entre si, para que ele só pontue uma vez por cidade)

Anônimo disse...

Como encontrar este jogo para comprar. "GROO"