quarta-feira, 8 de novembro de 2006

A estréia brasileira de kabala und hiebe

O jogo é muito, muito bom.

Basicamente cada jogador tem um set de cartas com valores oscilando entre 1 e 20 e todas as cartas tem poderes especiais além do seu valor intrínseco.

A disputa é por cartas de pontuação que são dispostas numa linha horizontal. A partir daí, em sentido horário, cada jogador coloca uma carta. Quando todas as cartas de pontuação tiverem no mínimo o número de cartas equivalente ao seu valor, a rodada termina e se conta os pontos por coluna. Quem tiver a maior soma vence.

O detalhe é que toda vez que alguém coloca uma carta na coluna, coloca fechada. Ao colocar a carta fechada eu revelo a anterior e aí vem o detalhe do jogo: quando uma carta é revelada seu poder especial é ativado e daí vem a variedade de funções nas cartas especiais que podem bagunçar muito a vida de alguém.

O fator sorte é que o set de cartas não começa inteiro na mão do jogador: ele começa com apenas três. Desceu uma carta já compra uma. A mão sempre fica com três. Logo, é um jogo ditado pelas circunstâncias, embora exista uma pitada estratégica.

Muito bom, vale a pena, uma das boas novidades de Essen 2006.

abs

Stein

3 comentários:

zorg disse...

Como o compararias com o citadels?

Dimitri BR disse...

ei, mantovani, era disso que eu estava falando ontem, quando você me contou do fiji;

a comparação tinha sido feita, portanto, pelo Stein - mas pelo jeito, o Alfredo também acha que ele não se parece com este cardgame.

o ponto comum é que todos parecem gostar do fiji; alguém mais jogou?

Dimitri BR disse...

conte comigo, alfredim!

aliás, eu ia mesmo comentar que tinha achado legal você comprar esse jogo, quando você mandou o email com sua lista de aquisições, ainda de lá, mas acabei esquecendo.

a propósito, falei com Manti esses dias e ele elogiou suas escolhas.

soube também que vocês aprovaram o hive; é bom mesmo, né? jogaram de novo? estou ansioso pra jogá-lo.

ah, e a meu ver, as piadas extra-jogo são quase que uma pré-condição da diversão; se o jogo as suscita, ainda por cima, não serei eu a censurá-las...

mas você bem sabe disso :]

beijoss