quinta-feira, 9 de novembro de 2006

"Top five " piores jogos!

Vamos lá pessoal: já fizemos algumas listas de melhores jogos em diversas categorias, mas agora é a hora do "troféu abacaxi" do jogos de tabuleiro! É sempre divertido falar mal da falta de tema, da mecânica sem-graça ou da má produção de algum jogo.


Espero as listas nos comentários!

abs

21 comentários:

Anônimo disse...

Acho que vou fazer a minha lista deixando de fora os nacionais, pois seria covardia, afinal tem muita coisa ruim no mercado, eles ficam com prêmio de hors-concours...

1 - Elfenland : botinhas andando pelo vale, peloamordedeus...

2 - Tower of Babel : É Knizia, mas num jogo chato de doer...

3 - Santiago : Achei muito mala o jogo e as peças não colaboram em nada...

4 - Tigris & Euphrates : Eu tenho que confessar, já joguei umas 3 partidas dele e continuo sem ter idéia do que estou fazendo, eu até posso acreditar que ele é um puta jogo, mas eu não consigo ver isso...

5 - Intrigue : Ficar correndo atrás de emprego pros seus familiares, ter que arrumar emprego pros outros, ainda ficar esperto pra não ir pra Ilha, não valeu...

zorg disse...

Dos jogos "a sério" (excluindo monopólios e afins) o meu top dos piores é:

1. Power Grid - Acho mal desenhado, cheio de regras coladas, para poder funcionar, chato e... é isso!

2. Carcassonne original - Acho muito aleatório, com os jogadores a terem muito pouca influencia no resultado final.

3. Vinci - Mais árido que o deserto de gobi e pouco entusiasmante.














2.

Costa disse...

Eu também não achei graça nenhuma a VINCI, nem percebo como está tão bem classificado no BGG.
Também não sou fã, nem de RA, nem de CLEOPATRA AND THE SOCIETY OF ARCHITECTS.

http://oblogdocosta.blogspot.com

Azulantas disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Azulantas disse...

Bem, eu vou possivelmente criar alguns anticorpos com esta lista:

1 - Acquire: Jogo sobre negócios que de negócio tem pouco. Apenas seguir a grelha, retirar dividendos matematicamente. Se queisesse fazer exercícios de cálculo acho que preferia voltar à escola secundária, o que seria muito mais divertido

2 - Catan: É pá, um jogo com a craveira que este tem mercia ser melhor. Cada vez que jogo, ganhe ou perca, fico sempre com a mesma sensação de vazio, de tempo perdido.

3 - China: Quando comprei este jogo estava cheio de ilusões acerca da interacção política e da influência dos embaixadores etc. Senti-me totalmente traído nas minhas expectativas. Está à venda.

4 e 5 - Neste momento não tenho mais do que os 3 ódios de estimação mencionados acima. No entato posso dizer que alguns jogos de Reiner Knizia, principalmente naqueles em que o tema é apenas uma mal-concebida máscara para um abstracto exercício matemático, aborrecem-me bastante.

Quanto a alguns jogos mencionados nos comentários acima, apenas não consigo perceber como é que o Magic, o Tigris (um Knizia), e o Intrige podem ser considerados os "Piores" jogos. Eu sei que gostos não se discutem, mas estes jogos são todos excelentes (na minha opinião claro!).

Dimitri BR disse...

1. bruce willis
2. herbert vianna
3. michael stipe

...ah, desculpem; pensei que era a lista de "cantores ou atores que ficaram famosos quando ainda tinham cabelo e hoje em dia são carecas e alguns fãs mais novos acham que é por estilo".

missbutcher disse...

1. Skt. Petersburg
2. Skt. Petersburg
3. Skt. Petersburg
4. Razzia
5. Euphrates & Tigris, versão cards
Por enquanto é isso.

Rafael Mantovani disse...

meu, eu me recuso a participar desse linchamento coletivo de jogos. Os jogos são meus amigos e eu gosto de todos, mesmo meus amigos mais fraquinhos.
bjo

soledade disse...

atrasado mas cá vai...

#1 vinci
chato, chato, chato
#2 caylus
este eu escolhi para ser polémico... é um jogo que até podia ser bom. Mas mesmo bom. Só que deveria ser jogado em, no máximo, uma hora.
#3 bison
jogo area control que não resulta. mal amarrado do início ao fim.
#4 amun re
este também é para ser polémico. não gosto de jogos com 4000 formas de pontuação. irritam-me.
#5 palazzo
jogo chatinho com sorte a mais à mistura.

nota: não sei se é uma coincidência ou não mas o Knizia está muito representado nas minhas escolhas. Ou eu não gosto dele ou ele faz coisas a mais e, portanto, muita merda para vender, por vender.

Abraços
Paulo

Tânia disse...

EStou com o Mantovani. Quero me inscrever na SPJ. Me recuso a pensar numa lista.

Beijos

Azulantas disse...

Soledade,

Estou contigo (aliás já tinhamos debatido este aspecto acerca do China) em relação a jogos abstractos aos quais se cola, com cuspe, um tema. Para mim são desonestos e o Sr Knizia tem culpas no cartório.

Não é à toa que de todos os Knizias que comprei apenas fiquei com 2 (Lost Cities e Fabrik der Traume), tendo mesmo vendido o Tigris (Que considero um bom jogo) porque seria sempre uma das minhas ultimas escolhas para jogar.

No entanto ainda há esperança no caso dos jogos abstractos "honestos": Jogos como o "Clans" de Leo Collovini merecem um valente "Chapeau" por serem excelentes sem terem que recorrer a "máscaras".

Azulantas disse...

Mantovani e Tânia,

Cada um é sabe de si, e dos seus gostos pessoais, mas vocês nunca sentiram que perderam o vosso tempo valioso com um jogo que não prestava?

Se a resposta for não, das duas, uma: Ou vocês são extremamente tolerantes, ou então têm muita sorte com os jogos que jogam.

Eu acho que todos os jogos têm direito à vida, mas nem por isso vou deixar de ser selectivo com eles.

Também concordo que dizer mal só por dizer é um bocado triste, mas não vejo mal quando justificamos as nossas escolhas com argumentos válidos.

missbutcher disse...

Ah, é. Industria.

1. Skt. Petersburg - É o jogo mais burocrático de todos os tempos. Não surpreende, a tática é a mesma e naaada acontece (aiquesono que dá).

2. Industria - O jogo não é dos piores. Não, não é um Skt. Mas é o jogo em que mais fico nervosa e mal-humorada. Todos comprando os itens dos outros e ninguém realmente se preocupando com o próprio. Nem sempre tolero esse tipo de jogo (ou de tática de jogo). Mas depois de um vidro de floral, lexotan, chá de camomila e uma ampola de morfina, dá pra jogar e não querer matar os amiguinhos. Mas esse tem que ser de vez em quando. Não dá para jogar todo o tempo.

3. Skt. Petersburg (de novo!) - tem que comprar as cartinhas verdes, tem que comprar os nobres. Ou então você compra os nobres, mas não pode se esquecer das cartas verdes ou não ganha o jogo! Desculpem, contei o segredo. Sorry.

4.Euphrates & Tigris, versão cards - "nossa, se você colocar essa sua peça aí, vai desencadear uma disputa entre todos os jogadores!"

"Sério? Onde? Cadê? Não estou vendo nada disso, mas gostei e vou colocar a pecinha"

"Tá, mas qual conflito você quer começar?"

"E eu lá sei as conseqüências disso. É imprevisível!"
Sinto-me uma cega numa exposição do Bosh. Coisas incríveis acontecem, mas não vejo nada. Até que a versão cards é mais fácil de visualizar algumas coisas, mas não tenho pensamento espacial-abstrato suficiente.

5. Razzia - "vamos começar?"
"Ok. Leilão"
"Já?"
"Leilão"
"De novo"
"Sim, claro. Leilão"
"Putz"

Será que justifiquei?

Dimitri BR disse...

aham-ham:

não sou madre teresa - aliás, pelo que me disse um amigo, a boa velhinha se associava com ditaduras sinistras e realizava operações monetárias suspeitas; portanto, nem a própria madre teresa era assim uma madre teresa - não sou tão benevolente ou ingênuo assim, MAS

venho por meio desta anunciar minha inclusão na assim chamada SPJ;

dividirei com prazer as pedradas até agora rebatidas apenas por mantovani e tânia.

e pretendo mesmo, qualquer dia desses, fazer um post em desagravo aos joguinhos esculachados - entre os quais figuram até mesmo alguns dos meus preferidos, como Elfenland e Tigris e Eufrates!

---

PS: Bel, ri muito com seu post. :]

sua argumentação contra o Industria é bem subjetiva e parece a do Gabriel pra não gostar de quase qualquer jogo com cuja cara ele não tenha ido ;]

mas as descrições do Ra/Razzia e Tigris cards, e da 'tática secreta' para vencer o Sankt estão perfeitas!

missbutcher disse...

O Industria não deveria estar nesse post, talvez. Mas é que ele provoca os instintos mais primitivos dentro de mim.
:-)
Mas acho a mecânica interessante e o tema ótimo.
Já o T&E Cards melhora, especialmente com as partidas com quatro jogadores. Mas ainda é esquisitinho, não tem jeito.
Ah, e tem o Vom Kap bis Kairo. Coitado... Mas até que melhorou bastante com quatro jogadores.
Bom, apesar das brincadeiras, também considero os jogos meus amigos. Mas tem amigo que eu gosto mais outros eu gosto menos. Tem amigos que vão e vem... e voltam e vão.... E isso não adianta negar.

soledade disse...

Pois então vamos lá ver...(começando assim dá logo para ver que sou da terrinha né?!)
Há jogos bons e maus, iada iada iada. A questão é que não avaliamos os jogos pelos jogos. Até porque não faria sentido.
O jogo existe porque é jogado, certo?! e é isso que passa a ser criticável.

Por isso é que eu posso não gostar do Caylus e dizer mal dele. Claro que, se eu olhar o jogo pelo jogo, nunca posso dizer mal do Caylus sem antes dizer muito mal do Carcassonne, é mais ou menos óbvio, mas eu tiro muito mais do factor tempo/diversão do carcassonne que do caylus.

É o ambiente que faz o jogo ou o jogo que faz o ambiente? (isto também é bem Caetano) :P

Nota: não sei se fiz sentido
Stein, existe mesmo lasanha má?

Rafael Mantovani disse...

Falou bem, alfredo! Concordo imensamente com seus dois argumentos, meus motivos são os seus. SPJ u-há.

Rafael Mantovani disse...

cara, mas taí o seu engano: você achou que comprando um monte de mage knight ia prolongar a diversão que tinha tido nas engraçadas partidas comigo e com o alfredo! é um engano compreensível, afinal as figuras do mage knight são tão bonitinhas... mas elas não se brincam sozinhas, isso é fato.

Dimitri BR disse...

...exceto, talvez, o Klaus e o Kinsky - os incríveis vampiros gêmeos que vieram no único booster de mk que eu comprei na vida.

sempre suspeitei que eles voavam pela sala quando não tinha ninguém olhando.

Dimitri BR disse...

obrigado, Alfredo!

eu sabia que não tinha conseguido lembrar os nomes direito.

'bela lugosi is dead
bela lugosi is dead
i'm dead, i'm dead i'm deaaad!'

hehehe.

e sim, muito legal aquela partida! um monolito teleportador... que criativos, nós, não? ;]

Rafael Mantovani disse...

e a partida das pedras verdadeiras ou falsas, que tinha que levar até a base pra checar! e a de inscrever caracteres sagrados no monolito!