sábado, 9 de setembro de 2006

atendendo a pedidos

é, fui digitando, comentando jogo a jogo os que o Stein mencionou... e o comment ficou gigante.

vou postá-lo aqui então, na base do ctrl+c ctrl+v.

(mas não me refiro ao pedido do Chirol, apenas ;)

lá vai:

---

que bom, boardgamers cariocas se organizam.

breve estou de volta pra me inteirar tb.

---

realmente, apesar de minha temporada paulista contemplar pessoas e eventos vários fora do âmbito dos jogos, tenho jogado muito por aqui.

certamente terei dificuldades se quiser listar todos os novos jogos que conheci na última semana e meia!

---

dos jogos mencionados por meu estimado anfitrião - e fanático boardgamer - comento o seguinte:

o Domaine e o Luix XIV são muito bons e originais, mas não me apaixonei por nenhum dos dois, ao menos à primeira jogada.

o Luis XIV me parece ter algum parentesco com o St. Petersburgo, não na mecânica, mas no aprendizado; ou seja: me parece um jogo no qual Stein e o Chirol podem aprimorar uma tática ao extremo, e ficar jogando quase no automático :]

---

o king me eu gosto muito, é simples e divertido; o único senão é que ele me deixa com vontade de jogar Kremlin (do qul ele é, na minha opinião, um simpático plágio muito simplificado :) .

---

o rosenkoenig eu adorei. é simples estruturalmente, tb, mas como todo jogo abstrato (a despeito do tema, trata-se de um 2-player abstrato do tipo juntar-mais-peças-da-minha-cor, e peças-de-uma-cor-de-cada-lado), tem possibilidades táticas interessantes.

e o tabuleiro e as peças são lindos. recomendo.

---

a visita à casa da Érica foi muito agradável. joguei com outras pessoas legais, além da além da própria: o marido da Érica era muito simpático, o Tola e a Lu estavam lá, e mais jogadores dedicados...

o Liberté é muito bom, mas a produção tem problemas tão sérios, que eu realmente só recomendaria a compra numa nova edição - ou, quem sabe, numa super liquidação.

acontece que já é preciso estimar muitos fatores durante o jogo, pra ainda nos preocuparmos com as cores pastéis e as cartas erradas. pena. o sistema é mesmo bem legal.

---

o lord of fries é bobo, mesmo. tem uma ou duas idéias legais de manejo de cartas (que anotei mentalmente ;) , e um tema engraçadinho, mas é só.

achei engraçado tb pq era um jogo de juntar ingredientes para fazer comidas, e me lembrou outro jogo ;]

---

ao contrário do Stein, acho que o sétimo selo vale a pena. mas não é nada original, mesmo: é um jogo de prever quantas vazas se vai ganhar, como prognóstico, little bridge, e tantos outros que joguei à exaustão com baralhos comuns.

o sistema de previsões e pontuação é interessante, mas não chega a representar uma grande inovação.

---

o turn the tide tb é de cartas e tem parentesco com jogos básicos de vazas, mas seu diferencial é bem mais significativo: a cada rodada são disputadas duas cartas de maré. o vencedor leva a maré mais vantajosa, e o segundo colocado leva a pior, enquanto os demais jogadores não levam nada - o que pode ser bom, muitas vezes.

essa mecânica faz com que os jogadores tenham de decidir se entram com tudo pra ganhar, ou pra perder, pois "ganhar mais ou menos" e "perder mais ou menos" significam pegar a maré ruim.

isso, acrescido do sistema de "vidas" (proporcional à qualidade da sua mão de cartas), e ao detalhe que o stein mecionou (numa partida, todas as mãos sorteadas de incício são jogadas por todos os participantes) torna o jogo bem interessante mesmo. recomendo pra quem qusier um jogo leve e rápido, bom pra várias pessoas tb.

---

o hare und tortoise é mesmo um spiel des jahres velho; bem mais simples e bobo que os atuais, tem ainda um ranço de jogo antigo (talvez pelo fato de ser um jogo de corrida). a idéia do sistema é interessante, mas o final fica arrastado; tendo jogado uma única vez, acho até que a partida deveria ser encerrada quando o 1o colocado atingisse a meta (sem a decisão das demais colocações).

---

o bang eu ganhei sim, em parceria com o Gabriel, mas não tenho opinião a respeito; não é força de expressão o stein dizer que eu estava jogando dormindo.

---

ah! Graziela trouxe uma encomenda minha: o Transeuropa. pra quem não sabe, é idêntico ao transamerica, só que no mapa europeu...

é um jogo ultra simples e rápido, que eu acho divertido e relaxante, e muito bom pra várias pessoas.

recomendo que joguem minha cópia, que cederei com prazer, breve no Rio. :]

---

abraços paratodos.

saudade dos tijoleiros cariocas.

Um comentário:

missbutcher disse...

Muito bem, Dimitri. Mantenha o ritmo. E traga muitas sugestões para confundir a minha cuca.
Beijos, saudades!