quarta-feira, 27 de setembro de 2006

F.A.Q. para o S.A.C. obatijolo

é uma questão de estatística:

se apenas UM leitor nos escreveu perguntando algo, logo, esse algo foi perguntado por 100% dos leitores que algo perguntaram - cabendo portanto, perfeitamente, a classificação como F.A.Q. (perguntas freqüentes, antes que alguém pergunte!).

faz sentido, não?

---

ocorre que recebi um simpático email do leitor-visitante Fernando, que após jogar sua primeira partida de Catan, chegou à nossa tijolada, e queria saber como conseguir mais do mesmo.

sim: ao que parece, já foi acometido do vício, o pobre. mais um... :P

---

enquanto crescia a loonga resposta que dei ao caro Fernando, aumentava em mim também a convicção de que devia postar a tal resposta aqui. como ele, podem vir outros - e sabe-se lá se eu teria ganas de digitar tudo aquilo de novo!

assim sendo, como os colegas mais atentos já devem ter imaginado, lá vai outro pos recauchutado de um email; parece que estou me especializando...

abraços - e por favor acrescentem mais informações que julguem pertinentes para o intrépido novato!

---

Salve Fernando, tudo bom?

bem, cara, usando um velho lugar-comum, eu tenho boas e más notícias pra você.

antes de mais nada, te aviso que jogos de tabuleiro viciam rrrs.

quero dizer, na verdade eu acho jogar um hábito muito positivo, recomendo mesmo!

só que, pessoalmente , não acho que todo mundo lide com isso numa boa. há quem fique obcecado e trate a coisa de maneira compulsiva - especialmente no que diz respeito a compra e posse de jogos.

eu tento ter sempre em mente que um dos aspectos mais legais de se jogar jogos de tabuleiro é o fato de ser uma atividade coletiva. o próprio obatijolo foi criado com esse espírito, e hoje fico feliz de ver que ele serve pra aproximar não só o grupo de amigos do eixo Rio-SP que o iniciou, mas um monte de gente que freqüenta e já é co-proprietário do espaço.

por isso, acredito também que não é necessário comprar infinitos jogos. nem mesmo é inteligente - porque você não vai conseguir jogar tanto assim!

o ideal é juntar um grupo e, cada um comprando de vez em quando um novo jogo, ir formando uma ludoteca variada e coletiva.

(reitero: essa é a minha opinião! se bem que o Stein postou sobre isso recentemente, e o Zorg logo fez côro.)

---

ok, depois de te impingir essa digressão sócio-psicológica levemente comunista, vou tentar responder às suas perguntas :P

como você supôs, não é muito fácil obter os jogos diretamente aqui no Brasil.

não sei se o Catan que você jogou era em Português; se sim, a origem provável dele é a Devir - loja de RPG e Gibis aí de SP, que está timidamente entrando no mercado com uns poucos jogos. poucos, porém bons, visto que eles só apostaram em títulos consagrados.

os jogos que eles têm são estes: http://www.devir.com.br/estrategia/index.php (se você não conhece, recomendo o carcassone)

e o endereço da loja é este: http://www.devir.com.br/devir_mapa.php .

---

fora isso, o "caminho das pedras" é mais ou menos o seguinte:

1. importar coisas de sites estrangeiros, ou através de amáveis amigos/conhecidos/parentes que possam trazer jogos do exterior (EUA e Alemanha são os países onde há maior oferta, mas em geral dá pra achar em outras capitais européias também).

agora, os jogos são mesmo caros, ou acabam ficando - porque sim, como você também supôs, é preciso pagar o envio e, freqüentemente, uma taxa pesada de importação (depende de dar azar e a carga ficar retida na polícia federal. se tiver alguém pra te enviar jogos do exterior pelo correio, peça para que marquem a encomenda como "gift"; segundo me consta, isso no mínimo aumenta a possibilidade de não-taxação).

2. a dica mais importante mesmo é: entre em contato com o pessoal que já joga, e já tem jogos, aí em SP.

o pessoal costuma ser receptivo com gente nova interessada em jogos e, se você não for um mala sem alça (não me pareceu, mas bem, eu tive poucos dados pra avaliar rrrrs), não deve ser difícil descolar companhia pra algumas jogatinas.

no mínimo, você pode se informar sobre os jogos, saber dos tipos que existem, descobrir quais você gosta mais, etc.

isso é indispensável pra tentar assegurar que você invista seu rico dinheiro em jogos que você realmente goste, depois.

3. alás, falando em se informar, se você fala inglês, prepare-se para mais informações sobre jogos do que você vai poder ler em uma vida:

www.boardgamegeek.com

esse é o site sobre jogos de tabuleiro. se inscreva lá e se perca pelos links; em pouco tempo você já vai estar sabendo bastante do assunto... fora que no bgg você pode consultar tudo sobre um jogo - regras, imagens, opiniões diversas - antes de comprá-lo.

---

falando ou não inglês, há dois yahoogroups brasileiros -

http://groups.yahoo.com/group/tabuleiro/ e
http://br.groups.yahoo.com/group/BoardGamers-BR/

aos quais você pode se filiar, pra fazer contato com outros jogadores. te asseguro que lá tem gente que saca muito mais que eu :]

aliás, ainda em Português - e da melhor qualidade :] - há o

http://jogosdetabuleiro.blogspot.com

blog dos nossos camaradas portugueses Zorg e Hugo, no qual esses dois e o Soledade fazem ótimas resenhas e session reports (descrições de partidas, arte na qual Zorg busca atingir a perfeição).

---

finalmente - mas isso requer um pouco mais de empenho - tem o bsw

www.brettspielwelt.de

sensacional site alemão que teve a brilhante idéia de reunir versões on-line de diversos joguinhos. as companhias pagam pros caras, a gente joga online de graça, e depois compra os jogos de verdade das companhias; todo mundo fica feliz!

o único problema é que o bsw é um mundinho meio cruel pro iniciante, requer paciência - e normalmente, não da sua parte rrrrs.

se resolver se arriscar, procure nos arquivos do obatijolo um looongo post que o Mantovani, o outro administrador do oba, fez há tempos, detalhando as manhas do bsw.

---

ah, e mais finalmente ainda, se estiver muito seco pra jogar outra coisa, vá até a loja de brinquedos mais próxima, e adquira um jogo chamado "pague pra ver".

deve estar na prateleira mais infantil, porque tem ilustrações cretinas de animais da fazenda, e os caras da loja não manjam nada de jogos; mas se trata do kuh handel, o mais famoso jogo alemão de leilão, um dos raros jogos modernos a ser publicado aqui - provavelmente porque é só de cartas, então a produção saía barata.

o jogo é muito divertido e ágil, e serve pra 3 a 5 pessoas. comprei o meu por 21 reais.

(ah! cuidado com as regras, elas não estão muito claras; aliás, enganos com as regras fazem parte do cotidiano de quem joga, prepare-se :)

---

bem, cara, acho que é isso.

se quiser saber mais coisas, pode perguntar direto lá nos comments do oba, porque o coletivo sabe mais e é mais ágil do que eu sozinho.

aliás, vou postar este email lá; assim, já fica uma referência se mais alguém vier perguntar essas coisas! ;]

abraço e bons jogos.

D.

PS: dê uma olhada nos links aí ao lado (já estou escrevendo como se estivesse no blog). além de alguns dos que mencionei acima, acho que o principal é a Ludothèque Ideale do Bruno Faidutti (em francês e inglês); ele é o autor de vários jogos famosos, como o Citadels, e escreve textos bem claros e interessantes sobre jogos, mecânicas, etc.

---

PS2 (este não tinha no email): nem mencionei sites de compras, porque qualquer um dos demais membros é mais indicado que eu para fazê-lo (visto que eu nunca encomendei nenhum joguinho por essa via).

14 comentários:

Dimitri BR disse...

na verdade, Quico, posso até soar contraditório, mas acho que os jogos têm uma das melhores relações custo-benefício encontradas no mercado.

eu sou normalmente comedido com gastos em geral, mas é bem possível que eu comprasse jogos com mais freqüência, simplesmente se tivesse mais verba...

só quis chamar a atenção do Fernando, de saída, para o aspecto fundamentalmente coletivo da atividade.

não vejo problema nenhum em comprar muitos ou poucos jogos - cada um deve saber dosar sua disponibilidade, de dinheiro como de tempo.

com certeza, os jogos proporcionam bastante prazer e diversão para compensar o preço;

são, em geral, produtos de qualidade e, considerando-se tanto o aspecto coletivo, quanto o fato de que pagamos uma vez para usá-los sempre, os jogos de tabuleiro são uma opção de lazer bem barata, até.

Anônimo disse...

"só quis chamar a atenção do Fernando, de saída, para o aspecto fundamentalmente coletivo da atividade."

A mensagem foi entendida! :)

Agradeço pela resposta e também pelo post do Mantovani que me ajudou a sobreviver na minha primeira incursão no BSW!

Anônimo disse...

Erm... Caso não tenha ficado claro, eu sou o Fernando. ^^'

Hugo Carvalho disse...

Esse blog que você falou aí dos tugas é bom pa cacete mesmo.

Dimitri BR disse...

sem dúvida!

Dimitri BR disse...

em tempo: não é que já esbarrei com nosso ilustre consulente lá no bsw!

e mais: ele ainda ensinou-me um jogo! aprendi o Einfach Genial, no qual nosso amigo Knizia pede que os jogadores pontuem em várias cores - mas apenas a menor pontuação valerá! hehe, qualquer semelhança...

em seguida, ensinei transamerica a ele, e perdemos ambos uma partida para uma simpática gringa w14.

ah! o Fernando - doravante denominado birdaum, por sua preferência, ao que parece - não contou isso aqui, mas ele está numa situação muito vantajosa para quem quer ingressar no mundo dos jogos: está pasando um ano na Alemanha! :]

zorg disse...

Obrigado pela parte em que nos toca. :)

Tenho de ir ao BSW um destes dias também, mas primeiro tenho de colocar o portátil a aceder à net e para isso tenho de ligar o router wireless... trabalho a mais para um homem só! Argh! Detesto trabalho! :P

Rafael Mantovani disse...

fala birdaum! bem-vindo aos jogos, te vejo no BSW! abraço pra todo mundo

Anônimo disse...

Olá, olá!

Agradeço novamente ao Dimitri pela paciência em me explicar as regras do TransAmerica (e agora já conheço mais um jogo!!) e pelo longo e-mail de resposta! :)

Acho que se não fosse aqui [na Alemanha] eu nunca teria entrado em contato com o Siedler, uma pena. :\

Nos vemos sim lá no BSW! Sempre que estou por lá procuro ficar na C27. O nick é birdaum. (Sobre "Fernando" vs. "birdaum", sintam-se à vontade, mas é que sou acostumado a ser chamado por apelido desde os 9 anos de idade...)

Anônimo disse...

birdaum se fala "birdão", como é escrito.
vem do inglês "bird" e é por causa do meu sobrenome, que é parecido com "passarinho".

Anônimo disse...

Obrigado, Stein!

Sobre o 'primeiro contato', o Dimitri foi a escolha óbvia. Explico: o profile dele era o único que continha endereço de e-mail. ;)

Aliás, hoje jogamos novamente. Inclusive jogamos o Einfach Genial no modo de times (nunca tinha jogado em times antes). =)

Se tudo der certo, nesse fds vou jogar Catan "ao vivo" de novo!! \o/

Graziela Grise disse...

A parte que me toca:

Oi, Birdaum

Aonde na Alemanha você está?

Beijos para todos,
Gra.

Anônimo disse...

Graziela,

estou em Darmstadt, do lado de Frankfurt/Main.

Anônimo disse...

e eu estou em Frankfurt...

de repente a gente pode até combinar um jogo juntos : )

eu nunca fui a Darmstadt e gostaria de conhecer. Se quiser, entra em contato

graziela.grise@gmail.com

por quê você está na Alemanha?

um beijo,
Graziela.