domingo, 3 de setembro de 2006

Prosseguindo loucamente

Olá! Nada como um carioca em Sao Paulo para injetar ânimo nos paulistas!

Este fds foi totalmente produtivo em termos de jogos, olha só:

5a feira: Domaine - finalmente uma partida jogada praticamente inteira com todas as regras certas bastou para recuperar um pouco do prestígio do jogo. Vencido pelo Alfredo e marcado por uma reação espetacular do Dimitri que ameaçou o primeiro posto do tcheco por opção, o jogo nos divertiu com sua dinamicidade e simplicidade, propiciando jogadas rápidas e inteligentes.

5a feira: Louis XIV - aproveitei a oportunidade para ensinar o Dimitri, que pode comprovar que a eficiência pode ser aliada da beleza, quando mais uma vez voltamos ao debate sobre tema e mecânicas de jogo.

5a feira: Rosenkoenig - precisamos jogar para desfazer uma má impressão do Dimitri de uma partida com o Mantovani. Descobrimos que havia uma regra errada e que o jogo continua muito bom.

6a feira: King Me - numa breve visita ao Alfredo aproveitei para jogar este divertido party game.

Sábado: Levei o Dimitri para uma jogatina na casa da Érica, nossa simpática organizadora da FPT. Com 11 pessoas distribuídas em duas mesas, pudemos conhecer:

- Libertè - bom jogo do Martin Wallace mas completamente prejudicado pela produção. Cores em tom pastel, fronteiras praticamente invisíveis, confusão de peças, enfim, probleminhas menores que estragam um bom jogo, infelizmente.

- Lord of Fries - idéia interessante, aspecto divertido mas uma droga para jogar.

- O Sétimo Selo - jogo de vaza, para apreciadores do gênero imperdível. Para mim, dispensável. O fato de apostar no início sobre sua própria mão me incomoda. Gosto de resolver meus problemas ao longo do jogo :-)

- Turn the tide (Land Uter) - joguinho de blefe fenomenal, divertido e rápido. Muito bem sacado e não reclame da sorte, pois alguém pode provar que vc apenas é um chorão. Sim, num esquema inteligente, todos os jogadores passam suas cartas para o jogador a sua esquerda na rodada seguinte, até que todo mundo tenha jogado com todas as mãos. hehehehehe Adoro esse jogo.

Ainda na pilha de madrugada, enquanto jogava Cartagena eis que surgem Dimitri, Mantovani, Gabriel e Kepler. Qdo me juntei a eles jogamos o Hare und Tortoise, no qual demos boas risadas e ainda encerramos, com quase todos dormindo, a noite com Bang! Cujo resultado desconheço, pois o ajudante do xerife matou este pobre fora da lei. No final creio que a vitória coube ao soturno xerife Pedro Ramirez (Dimitri) e ao desvairado ajudante Kit Carson (Gabriel).

Por fim, uma estréia empolgante para um jogo apoixanante: Battles of the Third Age. Joguei como Dark Servants no cenário de Rohan e vi, mais uma vez, a marcha imponente e triunfal dos Ents além da glória do renascido Théoden. Levas e mais levas dos meus Uruk-hai foram dizimadas pela tenaz cavalaria de Rohan. Mas foi muito divertido, compensou o investimento.

E agora encerro, pq preciso muito trabalhar.

abs

Stein

6 comentários:

missbutcher disse...

Que beleza, hein?! Party every night!

Tânia disse...

Dá pra ver a importância de um carioca hehe. Nós aqui no Rio, mesmo com um Carioca a menos, não perdemos o ritmo. Sexta-feira foi a vez do Chirol tirar a barriga da miséria. Aproveitando que eu não fui trabalhar ele veio aqui em casa e colocamos mãos a obra. Jogamos Puerto Rico, Objective Catane, Lost Cities, Saint Petersburg, Ticket to ride Europe e finalmente estreiamos a expansão do Himalaia, após a chegada da Bel, da Ana e do Tiago. Dia bastante produtivo.

Anônimo disse...

Legal que você gostou Chirol... agora que estamos vendo que tem um grupo grande de jogadores aqui no Rio, poderíamos marcar uns encontros desse grandes pelo menos uma vez por mês... é bom para aplacar a sede de jogos novos (a mesa de opções era enorme e só joguei dois)... =)

Tânia disse...

Cacá, concordo plenamente. Realmente fiquei com vontade de jogar muitos dos jogos que estavam lá. Sem falar que tinham vários jogos lacrados pedindo para serem estreiados.

Dimitri BR disse...

que bom, boardgamers cariocas se organizam.

breve estou de volta pra me inteirar tb.

---

realmente, apesar de minha temporada paulista contemplar pessoas e eventos vários fora do âmbito dos jogos, tenho jogado muito por aqui.

certamente terei dificuldades se quiser listar todos os novos jogos que conheci na última semana e meia!

---

dos jogos mencionados por meu estimado anfitrião - e fanático boardgamer - comento o seguinte:

o Domaine e o Luix XIV são muito bons e originais, mas não me apaixonei por nenhum dos dois, ao menos à primeira jogada.

o Luis XIV me parece ter algum parentesco com o St. Petersburgo, não na mecânica, mas no aprendizado; ou seja: me parece um jogo no qual Stein e o Chirol podem aprimorar uma tática ao extremo, e ficar jogando quase no automático :]

---

o king me eu gosto muito, é simples e divertido; o único senão é que ele me deixa com vontade de jogar Kremlin (do qul ele é, na minha opinião, um simpático plágio muito simplificado :) .

---

o rosenkoenig eu adorei. é simples estruturalmente, tb, mas como todo jogo abstrato (a despeito do tema, trata-se de um 2-player abstrato do tipo juntar-mais-peças-da-minha-cor, e peças-de-uma-cor-de-cada-lado), tem possibilidades táticas interessantes.

e o tabuleiro e as peças são lindos. recomendo.

---

a visita à casa da Érica foi muito agradável. joguei com outras pessoas legais, além da além da própria: o marido da Érica era muito simpático, o Tola e a Lu estavam lá, e mais jogadores dedicados...

o Liberté é muito bom, mas a produção tem problemas tão sérios, que eu realmente só recomendaria a compra numa nova edição - ou, quem sabe, numa super liquidação.

acontece que já é preciso estimar muitos fatores durante o jogo, pra ainda nos preocuparmos com as cores pastéis e as cartas erradas. pena. o sistema é mesmo bem legal.

---

o lord of fries é bobo, mesmo. tem uma ou duas idéias legais de manejo de cartas (que anotei mentalmente ;) , e um tema engraçadinho, mas é só.

achei engraçado tb pq era um jogo de juntar ingredientes para fazer comidas, e me lembrou outro jogo ;]

---

ao contrário do Stein, acho que o sétimo selo vale a pena. mas não é nada original, mesmo: é um jogo de prever quantas vazas se vai ganhar, como prognóstico, little bridge, e tantos outros que joguei à exaustão com baralhos comuns.

o sistema de previsões e pontuação é interessante, mas não chega a representar uma grande inovação.

---

o turn the tide tb é de cartas e tem parentesco com jogos básicos de vazas, mas seu diferencial é bem mais significativo: a cada rodada são disputadas duas cartas de maré. o vencedor leva a maré mais vantajosa, e o segundo colocado leva a pior, enquanto os demais jogadores não levam nada - o que pode ser bom, muitas vezes.

essa mecânica faz com que os jogadores tenham de decidir se entram com tudo pra ganhar, ou pra perder, pois "ganhar mais ou menos" e "perder mais ou menos" significam pegar a maré ruim.

isso, acrescido do sistema de "vidas" (proporcional à qualidade da sua mão de cartas), e ao detalhe que o stein mecionou (numa partida, todas as mãos sorteadas de incício são jogadas por todos os participantes) torna o jogo bem interessante mesmo. recomendo pra quem qusier um jogo leve e rápido, bom pra várias pessoas tb.

---

o hare und tortoise é mesmo um spiel des jahres velho; bem mais simples e bobo que os atuais, tem ainda um ranço de jogo antigo (talvez pelo fato de ser um jogo de corrida). a idéia do sistema é interessante, mas o final fica arrastado; tendo jogado uma única vez, acho até que a partida deveria ser encerrada quando o 1o colocado atingisse a meta (sem a decisão das demais colocações).

---

o bang eu ganhei sim, em parceria com o Gabriel, mas não tenho opinião a respeito; não é força de expressão o stein dizer que eu estava jogando dormindo.

---

ah! Graziela trouxe uma encomenda minha: o Transeuropa. pra quem não sabe, é idêntico ao transamerica, só que no mapa europeu...

é um jogo ultra simples e rápido, que eu acho divertido e relaxante, e muito bom pra várias pessoas.

recomendo que joguem minha cópia, que cederei com prazer, breve no Rio. :]

---

abraços paratodos.

saudade dos tijoleiros cariocas.

Dimitri BR disse...

ok, ficou enorme, mesmo. vou postar, então. bjos.